Alguns traços da mente revolucionária
Escrito por Olavo de Carvalho
23 Março 2013
Excerto dos rascunhos inéditos do livro A Mente Revolucionária.
Stalin-Lenin-Kalinin-1919
A mente revolucionária é um fenômeno histórico perfeitamente identificável e contínuo, cujos desenvolvimentos ao longo de cinco séculos podem ser rastreados numa infinidade de documentos. Não é um fenômeno essencialmente político, mas espiritual e psicológico, se bem que seu campo de expressão mais visível e seu instrumento fundamental seja a ação política.
Para facilitar as coisas, uso as expressões “mente revolucionária” e “mentalidade revolucionária” para distinguir entre o fenômeno histórico concreto, com toda a variedade das suas manifestações, e a característica essencial e permanente que permite apreender a sua unidade ao longo do tempo.
“Mentalidade revolucionária” é o estado de espírito, permanente ou transitório, no qual um indivíduo ou grupo se crê habilitado a remoldar o conjunto da sociedade – senão a natureza humana em geral – por meio da ação política; e acredita que, como agente ou portador de um futuro melhor, está acima de todo julgamento pela humanidade presente ou passada, só tendo satisfações a prestar ao “tribunal da História”. Mas o tribunal da História é, por definição, a própria sociedade futura que esse indivíduo ou grupo diz representar no presente; e, como essa sociedade não pode testemunhar ou julgar senão através desse seu mesmo representante, é claro que este se torna assim não apenas o único juiz soberano de seus próprios atos, mas o juiz de toda a humanidade, passada, presente ou futura. Habilitado a acusar e condenar todas as leis, instituições, crenças, valores, costumes, ações e obras de todas as épocas sem poder ser por sua vez julgado por nenhuma delas, ele está tão acima da humanidade histórica que não é inexato chamá-lo de Super-Homem.
Autoglorificação do Super-Homem, a mentalidade revolucionária é totalitária e genocida em si, independentemente dos conteúdos ideológicos de que se preencha em diferentes circunstâncias e ocasiões.
Recusando-se a prestar satisfações senão a um futuro hipotético de sua própria invenção e firmemente disposto a destruir pela astúcia ou pela força todo obstáculo que se oponha à remoldagem do mundo à sua própria imagem e semelhança, o revolucionário é o inimigo máximo da espécie humana, perto do qual os tiranos e conquistadores da antigüidade impressionam pela modéstia das suas pretensões e por uma notável parcimônia no emprego dos meios.
O advento do revolucionário ao primeiro plano do cenário histórico – fenômeno que começa a perfilar-se por volta do século XV e se manifesta com toda a clareza no fim do século XVIII – inaugura a era do totalitarismo, das guerras mundiais e do genocídio permanente. Ao longo de dois séculos, os movimentos revolucionários, as guerras empreendidas por eles e o morticínio de populações civis necessário à consolidação do seu poder mataram muito mais gente do que a totalidade dos conflitos bélicos, epidemias, terremotos e catástrofes naturais de qualquer espécie desde o início da história do mundo.
O movimento revolucionário é o flagelo maior que já se abateu sobre a espécie humana desde o início dos tempos históricos.
A expansão da violência genocida e a imposição de restrições cada vez mais sufocantes à liberdade humana acompanham pari passu a disseminação da mentalidade revolucionária entre faixas cada vez mais amplas da população, pela qual massas inteiras se imbuem do papel de juízes vingadores nomeados pelo tribunal do futuro e concedem a si próprias o direito à prática de crimes imensuravelmente maiores do que todos aqueles que o ideal revolucionário promete extirpar
.
Mesmo se não levarmos em conta as matanças deliberadas e considerarmos apenas a performance revolucionária desde o ponto de vista econômico, nenhuma outra causa social ou natural criou jamais tanta miséria e provocou tantas mortes por desnutrição quanto os regimes revolucionários da Rússia, da China e de vários países africanos.
Qualquer que venha a ser o futuro da espécie humana e quaisquer que sejam as nossas concepções pessoais a respeito, a mentalidade revolucionária tem de ser extirpada radicalmente do repertório das possibilidades sociais e culturais admissíveis antes que, de tanto forçar o nascimento de um mundo supostamente melhor, ela venha a fazer da História humana inteira um gigantesco aborto.
Embora as distintas ideologias revolucionárias sejam todas, em maior ou menor medida, ameaçadoras e daninhas, o mal delas não reside tanto no seu conteúdo específico ou nas estratégias de que se servem para realizá-lo, quanto no fato mesmo de serem revolucionárias no sentido aqui definido.
O socialismo e o nazismo são revolucionários não porque propõem respectivamente o predomínio de uma classe ou de uma raça, mas porque fazem dessas bandeiras os princípios de uma remodelagem radical não só da ordem política, mas de toda a vida humana. Os malefícios que prenunciam tornam-se universalmente ameaçadores porque não se apresentam como respostas locais a situações momentâneas, mas como mandamentos universais imbuídos da autoridade de refazer o mundo segundo o molde de uma hipotética perfeição futura. A Ku-Klux-Klan é tão racista quanto o nazismo, mas não é revolucionária porque não tem nenhum projeto de alcance mundial. Por essa razão seria ridículo compará-la, em periculosidade, ao movimento nazista.
Por isso mesmo é preciso enfatizar que o sentido aqui atribuído ao termo “revolução” é ao mesmo tempo mais amplo e mais preciso do que a palavra tem em geral na historiografia e nas ciências sociais presentemente existentes. Muitos processos sócio-políticos usualmente denominados “revoluções” não são “revolucionários” de fato, porque não participam da mentalidade revolucionária, não visam à remodelagem integral da sociedade, da cultura e da espécie humana, mas se destinam unicamente à modificação de situações locais e momentâneas, idealmente para melhor. Não é necessariamente revolucionária, por exemplo, a rebelião política destinada apenas a romper os laços entre um país e outro. Nem é revolucionária a simples derrubada de um regime tirânico com o objetivo de nivelar uma nação às liberdades já desfrutadas pelos povos em torno. Mesmo que esses empreendimentos empreguem recursos bélicos de larga escala e provoquem modificações espetaculares, não são revoluções, porque nada ambicionam senão à correção de males imediatos ou mesmo o retorno a uma situação anterior perdida.
O que caracteriza inconfundivelmente o movimento revolucionário é que sobrepõe a autoridade de um futuro hipotético ao julgamento de toda a espécie humana, presente ou passada. A revolução é, por sua própria natureza, totalitária e universalmente expansiva: não há aspecto da vida humana que ela não pretenda submeter ao seu poder, não há região do globo a que ela não pretenda estender os tentáculos da sua influência.
Se, nesse sentido, vários movimentos político-militares de vastas proporções devem ser excluídos do conceito de “revolução”, devem ser incluídos nele, em contrapartida, vários movimentos aparentemente pacíficos e de natureza puramente intelectual e cultural, cuja evolução no tempo os leve a constituir-se em poderes políticos com pretensões de impor universalmente novos padrões de pensamento e conduta por meios burocráticos, judiciais e policiais. A rebelião húngara de 1956 ou a derrubada do presidente brasileiro João Goulart, nesse sentido, não foram revoluções de maneira alguma. Nem o foi a independência americana, um caso especial que terei de explicar em outro lugar. Mas sem dúvida são movimentos revolucionários o darwinismo e o conjunto de fenômenos pseudo-religiosos conhecido como Nova Era. Todas essas distinções terão de ser explicadas depois em separado e estão sendo citadas aqui só a título de amostra.
http://www.midiasemmascara.org/artigos/cultura/13970-alguns-tracos-da-mente-revolucionaria.html
O paradoxo esquerdista
http://www.olavodecarvalho.org/semana/060807dc.html
COMUNISMO É ASSIM
Segundo a publicação, Yong-jin foi executado por ter caído no sono
durante uma reunião presidida por Kim Jong-un. Já Hwang foi culpado
por propor políticas vistas como uma afronta ao ditador. O jornal
afirmou que os relatos foram feitos por uma “fonte secreta” na Coreia do
Norte, com “conhecimento especial” sobre o regime.
http://veja.abril.com.br/mundo/coreia-do-norte-executa-oficiais-por-ameaca-a-kim-jong-un/
COINCIDÊNCIAS - "O crescimento do banditismo veio junto com a ascensão política da esquerda, mas isso é mera coincidência. As gangues do morro foram adestradas em técnicas de guerrilha urbana pelos terroristas presos na Ilha Grande, mas é mera coincidência. Hoje são treinadas pelos guerrilheiros das Farc, mas é também coincidência. As Farc e o PT têm uma estratégia comum traçada nas assembléias do Foro de São Paulo? Coincidência. Toda prisão de narcoguerrilheiros ou seqüestradores estrangeiros vem seguida da imediata formação de um círculo de solidariedade e proteção entre seus correligionários da esquerda local? Coincidência, é claro. Se a epidemia de violência urbana cresceu junto com as ONGs de defesa dos direitos dos delinqüentes, alimentadas por poderosas fundações internacionais, quem verá algo mais que uma estúpida coincidência? Acossada pelos ataques da mídia e temerosa de infringir o decálogo politicamente correto, a polícia recua e entrega as cidades ao império dos bandidos, mas, uma vez mais, é pura coincidência. Todos os teóricos do comunismo ensinam que fomentar um estado de desordem e anomia é a melhor maneira de concentrar o poder nas mãos de um partido revolucionário, mas, se tudo se passa exatamente assim no Brasil, é coincidência, coincidência, coincidência e nada mais. "
http://www.olavodecarvalho.org/semana/060302jb.htm
*
" Voltaire, Diderot,
Jean-Jacques Rousseau, Sade, Karl Marx, Tolstoy, Bertolt Brecht, Lênin,
Stálin, Fidel Castro, Che Guevara, Mao Dzedong, Bertrand Russel,
Jean-Paul Sartre, Max Horkheimer, Theodor Adorno, Georg Lukács, Antonio
Gramsci, Lillian Hellman, Michel Foucault, Louis Althuser, Norman
Mailer, Noam Chomsky e tutti quanti foram indivíduos sádicos,
obsessivamente mentirosos, aproveitadores cínicos, vaidosos até à
demência, desprovidos de qualquer sentimento moral superior e de
qualquer boa intenção por mais mínima que fosse, exceto, talvez, no
sentido de usar as palavras mais nobres para nomear os atos mais torpes.
Muitos cometeram assassinatos pessoalmente, sem jamais demonstrar
remorso. Outros foram estupradores ou exploradores de mulheres,
opressores vis de seus empregados, agressores de suas esposas e filhos.
Outros, orgulhosamente pedófilos. Em suma, o panteão dos ídolos do
esquerdismo universal era uma galeria de deformidades morais de fazer
inveja à lista de vilões da literatura universal." Olavo de Carvalho
*
FALSOS RELATIVISTAS "As ideias dos ativistas quase nunca significam o que dizem. Por baixo do seu conteúdo ostensivo escondem um objetivo estratégico que, no plano histórico, virá a constituir seu único conteúdo efetivo quando o jogo dialético das ideias e das ações tiver atingido seu resultado. Assim, por exemplo, durante anos o relativismo serviu de navio quebra-gelo para demolir resistências a propostas que, por sua vez, nada tinham de relativistas – eram, ao contrário, as mais absolutistas e intransigentes que se pode imaginar." http://www.olavodecarvalho.org/semana/130325dc.html
A mentalidade revolucionária, tal como aparece documentada nos escritos e atos de todos os líderes revolucionários desde o século XV, sem exceção notável, não consiste na adesão a esta ou àquela proposta político-social concreta, mas numa certa estrutura de apreensão da realidade, caracterizada pela inversão da ordem temporal e causal e da relação sujeito-objeto, daí decorrendo uma variedade de inversões secundárias.
http://www.olavodecarvalho.org/semana/080721dc.html
O ESQUERDISMO AFRONTA A NATUREZA HUMANA - A MENTE ESQUERDISTA
http://conspiratio3.blogspot.com.br/2017/03/o-esquerdismo-afronta-natureza-humana.html
PSEUDO-MORALISMO É FERRAMENTA DE DOMINAÇAO PSICOPÁTICA
http://conspiratio3.blogspot.com.br/2016/07/paramoralismo.html
COMUNISMO É PSICOPATIA REVESTIDA DE IDEOLOGIA
http://conspiratio3.blogspot.com.br/2016/08/comunismo-e-psicopatia-revestida-de.html
TEXTO DE ANDREW LOBACZEWSKI SOBRE A DOMINAÇÃO PSICOPÁTICA DA POLÔNIA E DAS ALMAS POLONESAS (TRANSPERSONIFICAÇÃO) PELOS COMUNISTAS:
PEÇO AO LEITOR QUE IMAGINE UM HALL DE ENTRADA bem grande em um predio universitario antigo, no estilo Gotico. Muitos de nos iamos para lá, ainda quando estavamos no inicio dos nossos estudos, a fim de ouvir as aulas de notorios filosofos e cientistas. Nos nos reunimos de volta neste lugar, sob ameaça, no ano anterior a graduaçao, para ouvir as aulas de doutrinaçao que haviam sido introduzidas recentemente. Uma pessoa que nenhum de nos conhecia apareceu por detras do pulpito e nos informou que ele seria agora o professor.
Seu discurso era fluente, mas nao havia nada de cientifico nele: ele nao conseguia distinguir entre conceitos cientificos e senso comum e tratava as ideias na fronteira entre um e outro, como se fossem uma sabedoria da qual nao se poderia duvidar. Durante noventa minutos por semana, ele nos inundou com uma visao ingenua, presunçosamente falaciosa e patologica, da realidade humana. Nos eramos tratados com desprezo e com um odio mal contido. Uma vez que tirar sarro poderia resultar em terriveis consequencias, nos tinhamos que ouvi-lo atentamente e com extrema gravidade. Logo apareceram os boatos sobre a origem desta pessoa. Ele tinha vindo do suburbio de Cracovia e frequentou o colegial, embora ninguem soubesse se ele tinha sido graduado. De qualquer forma, esta foi a primeira vez que ele cruzou as portas da universidade, e o fez como um professor, simples assim. "Voce nao consegue convencer ninguem desta forma!" nos cochichavamos entre nos, "É realmente propaganda dirigida contra eles mesmos." Mesmo depois de tal tortura mental, levou um longo tempo para alguem quebrar o silencio. Nos estudavamos a nos mesmos, ja que sentiamos que algo estranho tinha invadido nossas mentes e algo valioso estava se esvaindo de forma irreparavel. O mundo da realidade psicologica e dos valores morais parecia suspenso em um nevoeiro gelado. Nosso sentimento humano e nossa solidariedade estudantil perderam seus significados, como tambem aconteceu com o patriotismo e nossos velhos criterios estabelecidos. Entao, nos perguntamos uns aos outros, "isso esta acontecendo com voce tambem?" Cada um de nos experimentava, do seu proprio jeito, esta afliçao sobre sua propria personalidade e sobre o seu futuro.
Alguns de nos respondiamos as questoes com o silencio. A profundidade destas experiencias revelou-se diferente para cada pessoa. Nos entao imaginamos como nos protegeriamos dos resultados desta "doutrinaçao".
Teresa D. fez a primeira sugestao: vamos passar um final de semana nas montanhas. Funcionou. Companhias agradaveis, um pouco de brincadeira, entao o cansaço, seguido por um sono profundo em um abrigo e nossas personalidades humanas retornaram, embora ainda com um certo vestigio de antes. O tempo tambem provou ser adequado para criar uma imunidade psicologica, ainda que nao para todos. Analisar as caracteristicas psicopaticas da personalidade do "professor" tambem mostrou ser outro excelente meio para proteger a propria saude psicologica.
Voce pode imaginar nossa preocupaçao, desapontamento e surpresa quando alguns colegas que nos eram proximos, repentinamente, começaram a mudar suas visoes de mundo. O padrao de pensamento deles, alem disso, nos lembrava a conversa do "professor". Seus sentimentos, que bem recentemente tinham sido amigaveis, tornaram-se claramente frios, embora ainda nao fossem hostis. Eles davam a impressao de possuir algum conhecimento secreto; nos eramos somente os seus ex-colegas, que ainda acreditavam no que aqueles "professores antigos" nos tinham ensinado. Nos precisavamos ter cuidado com o que diziamos para esses colegas. Esses nossos ex-colegas logo entraram para o Partido. Quem eram eles? De quais grupos sociais tinham vindo? Que tipo de estudantes e pessoas eram? Como e por que eles mudaram tanto em menos de um ano? Por que nem eu e nem a maioria dos meus amigos estudantes sucumbiram sob este fenomeno e processo?
Muitas destas questoes pipocavam em nossas cabeças. Foi nesta epoca, a partir destas questoes, observaçoes e atitudes que nasceu a ideia de que esse fenomeno deveria ser objetivamente estudado e entendido; uma ideia cujo significado maior cristalizou com o tempo. Muitos de nos, psicologos recem-graduados, participamos nas observaçoes e reflexoes iniciais, mas muitos desistiram por conta de problemas materiais ou academicos. Somente poucos daquele grupo permaneceram; e o autor deste livro talvez seja o ultimo dos moicanos.[ 1 ]
Foi relativamente facil determinar os ambientes e as origens das pessoas que sucumbiram a esse processo, o qual eu entao chamei de "transpersonificaçao". Eles vieram de todos os grupos sociais, inclusive de familias da aristocracia e de familias muito religiosas, e representou uma "baixa" na nossa solidariedade estudantil, de aproximadamente 6%. A grande maioria remanescente sofreu varios graus de desintegraçao da personalidade, o que deu origem a uma busca individual pelos valores necessarios para se encontrarem novamente; os resultados foram variados e, em alguns casos, criativos. Apesar disso, nos nao tinhamos duvidas quanto a natureza patologica desse processo de "transpersonificaçao", que funcionou de forma similar mas nao necessariamente identica, em todos os casos. A duraçao dos resultados desse fenomeno tambem variou. Algumas dessas pessoas, mais tarde, tornaram-se fanaticos. Outros se aproveitaram de varias circunstancias para reestabelecer o contato perdido com a sociedade das pessoas normais. Eles foram substituidos. O unico valor constante do novo sistema social foi o numero magico de 6%.
Nos tentamos avaliar o nivel de talento daqueles colegas que sucumbiram a esse processo de transformaçao de personalidade e chegamos a conclusao que, na media, era ligeiramente mais baixo que a media da populaçao estudantil. Sua resistencia menor residia em outras caracteristicas bio-psicologicas, as quais eram provavelmente qualitativamente heterogeneas. Eu percebi que tinha que estudar assuntos que estavam no limite entre a psicologia e a psicopatologia, a fim de responder a questoes que surgiam das nossas observaçoes; a negligencia cientifica dessas areas mostrou-se como um obstaculo dificil de ser sobreposto. Ao mesmo tempo, parecia que uma pessoa guiada por um conhecimento especial havia esvaziado todas as bibliotecas de qualquer publicaçao que fosse relacionada ao topico; havia livros indexados, mas eles nao estavam fisicamente presentes. Analisando estes eventos agora, em retrospectiva, baseando-nos no conhecimento psicologico especifico, nos podemos dizer que o "professor" era uma isca pendurada sobre nossas cabeças. Ele sabia de antemao que iria pescar individuos submissos e sabia ate mesmo como faze-lo, mas os numeros limitados o desapontaram. O processo de transpersonificaçao geralmente se estabelece somente quando o substrato instintivo do individuo foi marcado pela fraqueza ou por certos deficits.
http://romance-sobrenatural.blogspot.com/2016/12/andrew-lobaczewski-ponerologia.html
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