sexta-feira, 6 de março de 2020

1º Encontro Regional do DPL (Docentes Pela Liberdade) Paraná

Professores se unem em defesa da liberdade
Paulo Briguet
4 de março de 2020

Pela primeira vez, movimento Docentes Pela Liberdade realiza encontro regional em Londrina, no Paraná

O 1º Encontro Regional do DPL (Docentes Pela Liberdade) Paraná será realizado no próximo sábado (7), no Hotel Crillon, em Londrina. O evento reunirá professores conservadores de vários campi paranaenses e colocará em discussão os temas da liberdade de expressão e da segurança jurídica nas universidades. O DPL é um movimento criado no final de 2018 que tem por objetivo garantir a liberdade dos professores e denunciar os cada vez mais frequentes casos de perseguição ideológica nas universidades brasileiras, em sua grande maioria dominadas pela militância de esquerda.

Fundado pelo professor e cientista Marcelo Hermes-Lima, da UnB, o DPL cresceu ao longo do ano passado e hoje tem vários núcleos regionais e temáticos espalhados por todo o Brasil. É a primeira vez na história em que docentes de linha conservadora e liberal se unem para responder aos ataques esquerdistas. Em 2019, Marcelo Hermes visitou Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto e mostrou ao presidente as linhas de ação do DPL.
O coordenador do DPL Regional Paraná, Fabrizio Prado, professor do Departamento de Clínica Médica da UEL (Universidade Estadual de Londrina), afirma que o principal objetivo do encontro é estabelecer algumas metas “claras, alcançáveis e mensuráveis” para os docentes de orientação conservadora no Paraná. “Uma das possibilidades é criar um núcleo de apoio jurídico e consultoria para docentes que enfrentam problemas de natureza ideológica em seu trabalho”. Outra ideia é fazer a documentação dos casos de perseguição ideológica nas faculdades e universidades.

O descaso com o patrimônio das universidades — constantes alvos de pichações, depredações e vandalismos de toda espécie — também está na mira do DPL. “Não podemos aceitar passivamente a destruição do patrimônio público nos campi e a omissão dos reitores diante desse quadro desolador”, diz Fabrizio.

Por fim, o movimento dos professores conservadores pretende incentivar a formação de líderes que concorram às eleições para reitor nas universidades públicas. “Temos em vista que o DPL não existe apenas para garantir a liberdade de ensino, que é fundamental, mas também promover a educação de qualidade e a renovação nos quadros diretivos das universidades. Nosso movimento quer semear a esperança no coração dos professores e reunir as boas almas interessadas no bem comum.”

Os interessados em participar do 1º Encontro do DPL Paraná podem entrar em contato pelo fone (43) 99982-9169. O evento será realizado no Hotel Crillon (Av. São Paulo, 658, Centro, Londrina-PR), das 14 às 18 horas.

https://brasilsemmedo.com/professores-se-reunem-em-defesa-da-liberdade/

* 
Marcelo Hermes Lima  2 de março Seja um Docente pela Liberdade!! Chega de totalitarismo de esquerda nas universidades. Chega de doutorado-Mobral. Vamos seguir os melhores exemplos do mundo, como Hungria ou Estônia, onde há elevada eficiência acadêmica com baixo custo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário