quarta-feira, 15 de novembro de 2023

OESTE SEM FILTRO - GOVERNO LULA PAGOU PASSAGEM PARA 'DAMA DO TRÁFICO' VIAJAR - 15/11/2023 - AUGUSTO NUNES, ANA HENKEL, SÍLVIO NAVARRO, ADALBERTO PIOTTO,

 

 

*

É claro que os primeiros ressentidos (revolucionários) morrerão, muitos deles vítimas da máquina que construíram para destruir os outros. Talvez algum deles morra de causas naturais, embora uma das lições da história recente seja a descoberta de que são poucos. Por fim, a máquina passará a funcionar em piloto automático, e seu software se solidificará em seu hardware. Este é o estágio final do totalitarismo, um estágio que não foi alcançado pelos jacobinos nem pelos nazistas, mas apenas pelos comunistas. Em tal circunstância, que Václav Havel ousou chamar de "pós-totalitária", a máquina controla a si mesma e é abastecida por sua própria destilação do ressentimento original. As pessoas aprendem a "viver dentro da mentira", como disse Havel, e praticam suas traições cotidianas com uma condescendência rotineira, pagando sua dívida com a máquina e esperando que alguém, em algum lugar, saiba como desligá-la. (Extraído de "ARGUMENTOS PARA O CONSERVADORISMO" de Roger Scruton) 

 

"Um aspecto essencial desta ideologia é a entrega da razão e da consciência a uma autoridade superior. O princípio envolvido aqui é que o centro do poder é idêntico ao centro da verdade.
Excerto do manifesto de Václav Havel "O PODER DOS SEM-PODER" ("The Power of the Powerless" October 1978) que trata do "pós-totalitarismo" 

*

 

 


* * *

 

"Quando se deixa de acreditar em Deus, passa-se a acreditar em qualquer coisa." G. K. Chesterton

RELATIVIZAR A VERDADE, ABSOLUTIZA A OPINIÃO. E aqueles que relativizam a verdade querem sua voz absolutizada.

REZE PELO BRASIL. REZE PELA VERDADE.

Ela está em perigo de extinção permanente, substituída por ideologias e pretextos. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário