sábado, 27 de abril de 2024

ALEXANDRE GARCIA - QUEREM USURPAR NOSSO DIREITO DE DISTINGUIR VERDADE E MENTIRA

 

 

SE O P0VO ESTIVESSE ENGANADO, ELE PODERIA SER ESCLARECIDO E SILENCIADO POR ARGUMENTOS. A presença da verdade, não a censura, diminui a de mentiras. Mas não é este o caso. Não se trata do problema das fake news, discurso de ódio ou qualquer outro bom pretexto. Trata-se de extinguir o critério de verdade, de substituir verdade por poder. 

"No lugar da objetividade, temos apenas "inter-subjetividade "- em outras palavras, consenso. Verdades, significados, fatos e valores são agora considerados negociáveis. O curioso, entretanto, é que este subjetivismo de mente louca anda de mãos dadas com uma vigorosa censura. Aqueles que colocam o consenso no lugar da verdade encontram-se distinguindo o verdadeiro do falso consenso. Assim, o consenso que Rorty assume exclui rigorosamente todos os conservadores, tradicionalistas e reacionários ". ROGER SCRUTON https://conspiratio3.blogspot.com/2022/09/folha-de-sp-x-jovem-pan-irrelevancia-e.html 

"O mínimo que pode ser dito é que não estamos negociando com um sistema de crenças sustentadas racionalmente. Como tento mostrar, as proposições importantes do pensamento de esquerda são precisamente aquelas que NÃO PODEM SER QUESTIONADAS. O marxismo-leninismo, por exemplo, reivindica que suas crenças fundamentais têm o estatuto de ciência, ainda que seja claro para qualquer observador neutro que essas crenças foram colocadas ALÉM da ciências, num reino de absoluta autoridade, que jamais poderá ser acessado pelos não iniciados." Roger Scruton

ROGER SCRUTON - MANIPULAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: As boas teorias deveriam tomar o lugar das ruins, já que as boas são as que sobrevivem à refutação, e o sentido deveria tomar o lugar da falta de sentido, que não tem nada a nos dizer. Nas humanidades, porém, parece vigorar uma espécie de lei de Gresham: as teorias ruins substituem as boas, a falta de sentido substitui o sentido. Há várias explicações para esse fenômeno, algumas mais plausíveis que outras. O ponto importante é que a sobrevivência de uma teoria não depende de sua capacidade de permanecer irrefutável, mas de sua capacidade de tornar a refutação indesejável, impossível ou ambas as coisas. A refutação é indesejável quando a teoria está tão vinculada a uma posição política que se torna quase indistinguível dela; e é impossível quando a teoria está cercada por uma impenetrável muralha de nonsense.  

O jargão afetado e sem sentido é muito mais eficaz na propagação das opiniões de esquerda e progressistas que os argumentos bem fundamentados, pela simples razão de que as opiniões progressistas, quando afirmadas explicitamente, expõem-se a ser refutadas. O objetivo do jargão não é encontrar razões inovadoras para a oposição cultural, mas torná-la incontestável ao colocá-la além do debate racional.     (Resumido de "ARGUMENTOS PARA O CONSERVADORISMO", Roger Scruton)

*

CENSURAR é sair da esfera democrática do debate, que é regido pela busca da verdade e dos fatos, e entrar na ditadura da palavra sem os fatos, regida pelo Poder, um poder que CRIMINALIZA a busca da verdade. 

É proibido duvidar da palavra infalível dos "iluminados". E ponto.

*

OESTE - Twitter Files: jornalista americano revela ataques de Moraes e do TSE à liberdade de expressão https://youtu.be/zOzJr0WKCnA

Shellenberger afirma que a censura teria sido motivada pelo aparecimento de vários líderes e governos populistas (enganadores). Mas, na verdade, o motivo foi o aparecimento da Internet que possibilitou a comunicação, o compartilhamento e a confrontação das informações cujo resultado, até agora, é o mais próximo da verdade que já tivemos. Se estamos aptos a eleger presidentes, também estamos aptos para eleger idéias. O problema tem sido, não o excesso ou as falsas informações, mas a interferência espúria dos poderes que atrapalham deliberadamente nosso trabalho de apuração, de triagem. Noto que desde que a censura começou, e só vem crescendo, as pessoas estão mais desinformadas. Então, o motivo para a censura é mais velho que "andar pra frente": a verdade ameaça os mentirosos que tem o poder de censurar.  

*

Aqueles que estão honestamente preocupados com verdade, justiça e o bem comum não perdem a noção do todo, não perdem o senso de proporções para distinguir os males menores dos maiores. E a censura se enquadra nesta categoria. Ela é o manto da ocultação que encobre todos os crimes, e todos os gritos de socorro. Se a sociedade é proibida de expressar seus medos, comunicar suas suspeitas, criticar e opinar com total liberdade, então estará em GRANDE PERIGO.

O povo é o alarme, ele sabe, ele sabe buscar a verdade e escolher o melhor, se for deixado livre e em paz para isso. Diferente dos poderosos, o povo não tem o rabo preso e DESEJA A VERDADE. E foi isso o que assustou os donos do poder diante da comunicação acelerada na Internet.

O socialismo, tão ansiado por eles, substitui a verdade por ideologia e poder, e assim se põe diametralmente contra a realidade, a natureza humana e seu aparato mental e social estruturado para a verdade (percepção dos fatos, senso de proporções, causa e efeito, lógica, pensamento independente, livre iniciativa, busca pelo verdadeiro, democracia etc.). É como diz Olavo de Carvalho: a fidelidade e a interproteção mafiosa prevalecem sobre a verdade, esse é o princípio orientador do socialismo. 

https://conspiratio3.blogspot.com/2023/12/gustavo-gayer-urgente-nos-minutos.html

*

Todo o problema deles começou com a liberdade da internet. A ampla possibilidade de comunicação entre as pessoas, a confrontação e a triagem da informação, em tempo real, começou aos poucos a fazer emergir a verdade. Um quadro geral se esboçou no fundo da peneira e mostrou um retrato desfavorável dos que, hoje, querem se blindar com censura. Ficou claro, então, que o povo busca a verdade, mas é impedido pelos rabos-presos com o poder. Os mentirosos são os censores.

CRISTIAN DEROSA no livro Fake Check - A máfia por trás da censura: "Mas esse permanente esforço de homogeneização das opiniões e manutenção da idéia de uma Opinião Pública encontrou um poderoso obstáculo com a chegada da internet, mais especificamente das redes sociais. As redes sociais tornaram realidade a promessa original da democracia: a participação popular. O problema é que nem a elite proprietária dos grandes veículos nem os donos do dinheiro estavam preparados para isso. Na verdade, ele jamais pensaram que isso seria possível. Para eles, a missão delineada por intelectuais, como H. G. Wells, Walter Lippmann, de que o conteúdo dos jornais deve ser determinado por instâncias superiores, era algo inquestionável e não poderia mudar."
"A integração e assimilação do jornalismo pelas agendas globais representadas pelas ONGs deu aos grandes veículos o status de cinco sentidos da elite política de todos os países. Governantes, parlamentares, juízes de supremas cortes têm nos jornais o seu oráculo sobre a realidade. Isso é o que proporcionou o grande levante das elites contra o povo, seja na criação do fact-checking e de seus frutos políticos e jurídicos."
"Em agosto de 2021, o STF do Brasil criou o Programa de Combate à Desinformação (PCD), que elevava a instituição da checagem à categoria de tribunal de exceção, um instrumento de perseguição política e de opinião como nunca se imaginou que seria possível. Assinado pelo ministro Luiz Fux, a resolução de criação do PDC:  "Art. 1º Fica instituído o Programa de Combate à Desinformação (PCD) no Supremo Tribunal Federal (STF), com a finalidade de enfrentar os
efeitos negativos provocados pela desinformação e pelas narrativas odiosas à imagem e à credibilidade da Instituição, de seus membros e do Poder Judiciário, a partir de estratégias proporcionais e democráticas, a fim de manter a proteção da Corte acerca das liberdades de comunicação."
 


 

* * * * * * * 

TOTALITARISMO E IDEOLOGIA - VACLAV HAVEL "No sistema "pós-totalitário", portanto, viver dentro da verdade tem mais do que uma mera dimensão existencial (devolvendo a humanidade à sua natureza inerente), ou uma dimensão noética (revelando a realidade como ela é), ou uma dimensão moral (dando um exemplo para outros). Tem também uma dimensão política inequívoca. Se o principal pilar do sistema é viver uma mentira, então não é surpreendente que a ameaça fundamental ao mesmo seja viver a verdade. É por isso que deve ser reprimido mais severamente do que qualquer outra coisa." https://conspiratio3.blogspot.com/2023/11/tudo-e-politica.html

 

 

* * * * * 

"Salvarei o Brasil se ouvir em todas as casas ao menos uma jaculatória da minha Coroa das Lágrimas"  https://youtu.be/Po12Ny6K2kI?t=26

GRANDES PROMESSAS https://youtu.be/TuAsi3ZTrZI*          

"O medo de enxergar o tamanho do mal já é sinal de submissão ao demônio." Olavo de Carvalho

REZE PELO BRASIL. REZE PELA VERDADE. Ela está em perigo de extinção permanente, substituída por ideologias e pretextos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário