sábado, 14 de junho de 2025

SÍLVIO NAVARRO - LUCAS RIBEIRO - O Livro Proibido do MEC - A Revolução Cubana e as narrativas ocultas

 

 

*

LIVRO - Eugene Zamiátin Nós – Prefácio George Orwell https://livrariadosilvionavarro.com.br/nos-prefacio-george-orwell Em uma sociedade cercada por muros altos e prédios de vidro, a população é rigidamente controlada pelo Benfeitor, que impõe uma única maneira de pensar. Os habitantes tornaram-se meras peças em um jogo, no qual qualquer um que tentar escapar das regras pode sofrer consequências letais. Com a natureza escondida atrás da imponente Muralha Verde, as pessoas vivem sem a possibilidade de desfrutar de privacidade, alegria, paixão e inovação. A história é narrada através das anotações de D-503, um engenheiro fervorosamente dedicado ao Estado Único e ao Benfeitor, encarregado de construir uma nave espacial para disseminar a doutrina do governo em outros planetas. Esta doutrina prega que a felicidade é garantida pela submissão total ao governo e pela crença absoluta na racionalidade. Mas o destino tem outros planos para ele. D-503 passa a viver um conflito pessoal e começa a enfrentar um dilema entre seus sentimentos emergentes e as normas de uma sociedade claustrofóbica. Ele se arrisca ao se apaixonar por I-330, uma mulher corajosa e rebelde, integrante de um movimento de resistência clandestino que o leva além dos limites do Estado Único. À medida que uma rebelião se inicia, o Benfeitor descobre que os inimigos são numerosos e não planejam apenas derrubar o Estado, mas mudar o curso da sociedade dali em diante. Pioneira sátira futurista distópica, este romance é inspirado nas experiências de Zamiátin durante as Revoluções Russas de 1905 e 1917. Embora tenha sido escrito no início da década de 1920, Nós foi publicado pela primeira vez em inglês, em 1924, em Nova York, pois estava banido na União Soviética devido à censura vigente. Muitas vezes, suas edições, inclusive no Brasil, deixaram de ressaltar o contexto histórico em que foi criado, tratando-o como uma alegoria da humanidade. É impossível não estabelecer paralelos com 1984 de George Orwell, escrito posteriormente e profundamente influenciado por Nós. A obra permanece como uma poderosa lembrança da liberdade individual. Além de ser uma ficção científica fascinante que ultrapassa as barreiras do tempo, oferece-nos uma mensagem de incrível força filosófica e política.

*

G. Orwell - "Por outro lado, suas ações não são reguladas pela lei, nem por nenhum código de conduta claramente formulado. Na Oceania, não há leis. Pensamentos e ações que, se detectados, significam a morte certa não são formalmente proibidos, e os expurgos, as torturas, as prisões, e as vaporizações sem fim não são infligidas como punições por crimes que foram efetivamente cometidos, mas são o apagamento de pessoas que talvez possam cometer algum crime em algum momento do futuro. Espera-se que um membro do Partido tenha, não apenas as opiniões corretas, mas os instintos corretos. Muitas das crenças e atitudes exigidas dele nunca são formulas claramente, e não poderiam ser formuladas sem desnudar as contradições intrínsecas do Socing." ("1984", G. Orwell, citado no livro "Mentira É Verdade, Guerra É Paz")

 

*  *  *  *  *  *  *  *   

TOTALITARISMO E IDEOLOGIA - VACLAV HAVEL "No sistema "pós-totalitário", portanto, viver dentro da verdade tem mais do que uma mera dimensão existencial (devolvendo a humanidade à sua natureza inerente), ou uma dimensão noética (revelando a realidade como ela é), ou uma dimensão moral (dando um exemplo para outros). Tem também uma dimensão política inequívoca. Se o principal pilar do sistema é viver uma mentira, então não é surpreendente que a ameaça fundamental ao mesmo seja viver a verdade. É por isso que deve ser reprimido mais severamente do que qualquer outra coisa." https://conspiratio3.blogspot.com/2023/11/tudo-e-politica.html

* * * * * * * * * *

"Salvarei o Brasil se ouvir em todas as casas ao menos uma jaculatória da minha Coroa das Lágrimas"  "Por vossa mansidão divina, ó Jesus manietado, salvai o mundo do erro que o ameaça."

GRANDES PROMESSAS https://youtu.be/TuAsi3ZTrZI 

*          

"O medo de enxergar o tamanho do mal já é sinal de submissão ao demônio." Olavo de Carvalho

REZE PELO BRASIL. REZE PELA VERDADE. Ela está em perigo de extinção, substituída por ideologias e pretextos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário