domingo, 23 de junho de 2024

OLAVO DE CARVALHO - 🔴 O DISCURSO INTIMIDANTE

 

Livro comentado: "Face Au Discours Intimidant" Laurent Fidès

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Transcrição do Youtube:  1:10 Há muitos anos eu tenho insistido num num assunto que não me parecia estar merecendo a devida atenção que é o fato de que todos esses slogans, essa nova ideologia globalista que tá sendo imposta em todos os países do ocidente, pelo menos os do oriente eles têm deixado em paz. Ela tem uma característica fundamental de que ela força você a dizer o contrário, ou pelo menos uma coisa diferente daquilo que você está vendo todos os dias. Força você a negar a sua intuição, a sua experiência. Você está vendo as coisas de uma maneira, mas eles te forçam a dizer que é de outra. Hoje mesmo, no rádio, estamos ouvindo um sujeito, um homem sapientíssimo aí, dando uma entrevista na Rádio Pública de Richmond, dizendo que é um acinte denominarmos animais como nossa propriedade. Você ter um gato. Um gato e um cachoro são cidadãos. Você comprar um gato, comprar um cachorro ou receber de presente ou catar na rua e dizer que é seu é mais ou menos como a escravidão. Então isso aí é é tão repetido que as pessoas ficam inibidas de de ir contra porque é aquilo que dizia o Alexis de Tocqueville: Um jornal fala a você em nome de todos os demais leitores. Quer dizer, quando você lê um jornal, você acredita que todos os demais leitores estão acreditando naquilo, portanto você acredita também. Isso é automático, na televisão o efeito é mais rápido ainda. Eu até resumia isso com aquela frase do Groucho Marx: "Afinal você vai acreditar em mim ou nos seus próprios olhos?" Não é isso? E eu esperava que algum dia alguém fizesse um estudo mais aprofundado disso do ponto de vista psicológico e acabo então de tomar conhecimento deste livro: Laurent Fidès "Face ao Discurso Intimidante". Ele analisa então essa ideologia do ponto de vista da Psicologia, usando às vezes instrumentos que nem são tão novos em psicologia. Alguns são, algums são mais recente, como das chamadas células espelho que tem no seu cérebro, que ao você ver uma uma ação, essas células registram essa ação como se você a tivesse praticado. O que basta para explicar um montão de condutas humanas e de reações, às vezes culpas que o sujeito sente por coisa que ele não fez. Tudo isso explica dessa maneira e mostra também como é fácil você impregnar condutas nas pessoas. Ou seja, tudo aquilo que é observado e que é recebido e que não tem uma alternativa, não tem uma outra maneira de ver, se impregnou em você, passa a ser você de qualquer maneira, é uma coisa muito muito fácil isto. Agora, acontece que se você já viu as coisas de uma outra maneira e aquela experiência te faz inverter a sua percepção normal, você já tá com um problema. Você aos poucos vai perdendo a sua própria identidade, pelo menos identidade intelectual você vai perdendo. E é claro que você vai emburrecendo. Então toda esta epidemia, por exemplo, de analfabetismo funcional, entre os estudantes universitários brasileiros se explica mais por isto do que por efeito do que nós poderos chamar de doutrinação ou qualquer outra coisa desse tipo. A palavra doutrinação não se aplica ao caso porque você vê que o conjunto desses slogans e normas que se espalham por aí não formam uma doutrina. Eles não têm conexão uns com os outros. Por exemplo o que que pode ter vamos dizer o feminismo a rage com os direitos dos animais ou com o favorecimento à imigração forçada islâmica Então as coisas não tem nada que ver. Então, quer dizer, pelo seu próprio caráter anárquico essas coisas não admitem ser discutidas como uma doutrina. Elas não admitem ser discutidas de maneira alguma porque conteúdo elas não têm. É como dizia o karl Mannheim, a ideologia é um discurso de justificação que não justifica nada, ele é um discurso pretextual e basta você tentar organizá-lo como uma como uma doutrina, ele já eh cria tantos problemas, tantos problemas que não dá para seguir adiante. Isso não se aplica por exemplo a aquilo que são ideologias verdadeiras como o Marxismo ou fascismo, não. Aí nesse caso você tem doutrinas é só você ler o Karl Marx ou você lê Giovanni Gentile, Tá certo? Drieu la Rochelle, você vê que tanto o marxismo quanto o fascismo são doutrinas organizadas, racionais. Têm sempre um fundo falso, mas você não pode dizer que são conjunto constelações, de imposições irracionais impostas apenas na base da intimidação e sobretudo da ameaça do isolamento, quer dizer você tem medo de ficar sozinho. Você tem medo de ver as coisas de um jeito que ninguém está vendo. Isso pode ser aterrorizante realmente porque coloca em você, se todo mundo diz que tá vendo de certa maneira só você vê diferente, então você que fica em dúvida: será que o louco sou eu? Não nesses termos, se você chegar formular este problema com estas palavras, você já começou a se livrar da coisa porque você já problematizou. Mas em geral esse conflito Não é verbalizado, ele é vivenciado no nível vamos dizer, das imagens ou das células espelho, por assim dizer. As células espelho não é uma descoberta tão tão nova. Existem muitos trabalhos antigos como de Pierre Janet ou Gustavo Lebon ou Gabriel tarde sobre a psicologia da imitação. São obras que às vezes tem até 100 anos, mas que elas por si são suficientes para demonstrar como funcionam essas coisas. E é claro que o modo de neutralizar é muito simples, é só você imediatamente pensar uma alternativa: e se não for assim? E se for daquele outro jeito? Você fez isso, imediatamente a coisa já não tem este efeito profundo. 

Mas o fato é o seguinte: essas coisas todas entraram no Brasil, digamos, a partir da década de 70 80 com uma força avassaladora porque não encontraram, vamos dizer, uma tradição cultural arraigada. O Brasil já é um país onde, por exemplo, se você falar em identidade nacional... Bom, a identidade nacional que eu saiba é a memória dos feitos realizados e falhados em comum. Então, povos por aqui, nos Estados Unidos, o pessoal lembra da guerra civil até hoje, quer dizer, a guerra civil tem uma presença, tem uma atualidade. Você ainda tem hoje conflitos e discussões em torno da guerra civil. Andaram querendo suprimir a bandeira confederada, alguns lugares aceitaram, outros lugares não aceitaram, então é claro que a Confederação hoje não existe mais, muito menos o exército da Confederação, mas a coisa ainda tem uma importância cultural e portanto é um elemento presente. Agora, você imagina brasileiro se estapeando na rua por causa da Independência, um sujeito que acha que deveria ficar ligado a Portugal e outro a favor de Dom Pedro I. Isso é absolutamente impossível, quer dizer, esses elementos da história anterior do Brasil eles não estão presentes na consciência do cidadão. É como se nunca tivesse acontecido, a memória histórica do cidadão brasileiro tem... acho que o acontecimento mais antigo que o pessoal lembra hoje é o impeachment da Dilma ou o petrolão. Para trás disso ninguém lembra de coisa nenhuma e justamente por não lembrar, então os grupos ativistas interessados em forjar um passado tem uma facilidade imensa de impor a sua a sua versão, porque ninguém vai contestar, mesmo aqueles que se dizem conservadores ou liberais. Eu vi a formação do movimento liberal no Brasil desde o início a fundação do Instituto Liberal pelo meu falecido amigo Donald Stewart Jr. A argumentação Liberal era 100% economia, liberdade de mercado, etc. Eles nunca pensaram que seria preciso restaurar um senso histórico brasileiro. Estava totalmente longe da sua preocupação. Quer dizer, como é que você vai impor, vamos dizer, os princípios da economia Liberal num meio cultural que tá completamente intoxicado da ideia oposta e que nem concebe o que seja a liberdade de mercado, por exemplo. O pessoal confunde a liberdade de mercado com o livre comércio que é em escala internacional, quando essas duas  coisas podem ser totalmente opostas. O livre comércio pode permitir que uma mega empresa exterior do estrangeiro entre e monopolize o mercado. Sobre certos aspectos, estrangulando a liberdade de mercado na escala local. Se você fala isso pros liberais quer dizer ... O Liberal defende a liberdade de mercado, defende o livre comércio nos mesmos termos, né, não percebe que tem problema. Do mesmo modo que socialistas, por exemplo, leem no evangelho aquele negócio de que os primeiros cristãos, as primeiras comunidades cristãs não tinham propriedade privada, tudo era em comum, eles dividiam todos os seus bens. Ele disse: o socialismo é isso. Não, o socialismo é o contrário disso, porque se você implantar o socialismo nesse meio, esta comunidade tem a sua propriedade privada que, dentro dela, ela divide. Essas propriedades, que os  cristãos estavam dividindo entre si seriam tomadas pelo Estado para ser divididos com não cristãos e com inimigos dos cristãos. Então é assim, raciocinar por palavras ou por meros conceitos abstratos tal como estão definidos no dicionário você vai chegar em absurdidade mas que não lhe parecerão absurdidade por quê Porque entre uma coisa e outra tem analogia existe não existe analogia entre repartição dos 11:44 bens e socialismo existe existe ou não existe analogia entre liberdade de mercado e livre comércio existe então da 11:51 impressão que é a mesma coisa só que nesse caso essas ideias estão concebidas 11:56 no puro céu da da da das ideias do dos conceitos abstratos não tem nada a ver com o processo Real Tá certo então por 12:05 que que as pessoas aceitam isso bom você pode dizer ah doutrinação propaganda não é só isto se não houvesse este este 12:11 intenso bombardeio vamos dizer de regras normas de comportamento preconceitos etc 12:18 que paralisam a inteligência humana ninguém aceitaria essas coisas qualquer um se lembraria de pensar mas 12:25 então qualquer pessoa entenderia que para preservar a liberdade de mercado às 12:31 vezes é preciso algum protecionismo quando mas ah um protecionismo ao contrário da liberdade de mercado não a 12:37 contrário do livre comércio não custa lembrar que entre os 12:43 adeptos mais entusiastas do livre comércio no século X estava Carl Marx ele sabia que sem o livre comércio entre 12:49 as nações o movimento socialista não poderia circular não vai ter igualmente a circulação das ideias socialistas e 12:56 você não não poderia criar vamos dizer organizações supranacionais Tá certo 13:03 então era absolutamente necessário o livre comércio mesmo porque dizia ele isso era importante para fomentar o 13:11 desenvolvimento das forças produtivas do capitalismo que só se transfigurar socialismo quando chegasse No Limite 13:17 extremo do seu desenvolvimento 13:24 então forçado dizer a dizer as coisas de um jeito 13:29 mas que no instante que ele ouve ele sente as coisas daquele jeito n eh o 13:36 indivíduo acaba sendo incapaz de Comparar as suas ideias com as suas 13:41 experiências ou seja as sua as suas frases a sua linguagem com a sua experiência então a linguagem Deixa de 13:46 ser um instrumento de nomeação da realidade para se tornar apenas um 13:52 instrumento de comunicação Ou seja você sabe se comunicar com as pessoas você diz para 13:57 elas o que você tá sentindo elas conhece etc etc mas você não está expressando o que você realmente viu o que você 14:03 realmente sentiu etc etc para consertar isso é um osso gente quer dizer e muitas 14:10 pessoas eh pessoas inteligentes e capazes foram afetadas por 14:15 isto E é claro que o meu curso por si mesmo se você só assistir essas aulas 14:20 isso não vai neutralizar esse efeito você vai ter que fazer um esforço 14:26 pessoal e por issoo Insisto que esse esforço pessoal deve começar pelo 14:31 aprendizado literário a linguagem literá quer dizer a linguagem 14:37 formal ela é o único instrumento que o ser 14:42 humano tem para ele se apropriar da realidade tá cer de poder se orientar dentro dela nós não 14:48 temos outro instrumento nós temos claro nós temos as matemáticas Mas elas só 14:54 servem para você se orientar em aspectos muito pequenos e muito limitado da da 15:00 realidade cer são aspectos que são abrangidos pelas ciências experimentais dizer dentro de uma 15:08 criteri muito limitada né quer dizer como é que você vai pegar sei lá os 15:13 métodos da da da física de Newton e aplicar a compreensão da sua própria 15:18 vida da sociedade não dá a física moderna quântica também não dá você pode fazer analogias que são sempre muito 15:24 [ __ ] né então isso acontece também o nego leu lá 15:30 uns negócios de física quântica imediatamente ele acredita já ver o mesmo processo na sociedade isto aí vem 15:37 há muito tempo quer dizer no século XIX por exemplo hou um tremendo avanço da 15:42 biologia não é isso até antes Charles Darwin já estava descobrindo muita coisa 15:47 então naturalmente a ideia de enxergar a sociedade como um organismo era quase 15:53 como organismo animal era vamos dizer uma analogia quase imediata mas não não 15:59 funciona obviamente porque analogia é uma síntese de semelhança e diferença Se 16:05 você não souber exatamente Quais são as diferenças a semelhança é totalmente enganosa Tá certo 16:12 então quer dizer que a analogia em vez dela se aceita se Imprima Face você tem 16:18 que decompô-lo no seu significado como todo simbolismo simbolismo significa às vezes 40 50 coisas diferentes das quais 16:25 algumas são reais outras são totalmente imaginárias Tá certo então é o processo da descompactação Tá 16:33 certo que pode ser feito seja por análise lógica 16:38 seja pela por uma versão mais detalhada do simbolismo quer dizer você Eu 16:44 recomendo muito isso as pessoas que por exemplo viam citando Bíblia eu digo tá bom você citou essa frase da Bíblia 16:50 agora você reconta essa história da Bíblia se ela tivesse acontecendo hoje o que que seria acontecendo para você como 16:56 seria então você F que aquilo que Bíblia tem duas linhas requereria 40 páginas né 17:03 você pega ali Sei lá o Episódio de Caim e Abel e muito bem agora cria um Caim Abel agora qual é exatamente a 17:10 correspondência né então você vê que é um trabalho miserável né eu cito como exemplo vamos 17:17 dizer quantas pnas tem a história de José na Bíblia unas quatro cinco né e o 17:24 Thomas Man escreveu quatro volumes de 400 páginas para contar a história e é normal que isto que isto aconteça a 17:31 linguagem bíblica é por sua própria natureza uma linguagem compacta sobretudo do Antigo Testamento você vê 17:37 que no hebraico antigo você não tinha termos abstratos só tinha termos concretos nomes de coisas nomes de 17:42 lugares nomes de animais etc Então tudo era designado desta maneira né você por 17:48 exemplo se você procurar qual é a o conceito possibilidade como se dizia 17:55 possibilidade no hebraico antigo não tem essa palavra né então Tudo é dito por figuras de 18:02 linguagem tá certo e portanto é dito de modo simbólico compactado isso quer dizer que 18:08 na maior parte dos casos você não sabe do que eles estão falando né E nem sempre para você fazer essa 18:16 análise você precisa retornar ao original hebraico grego aramaico Nem sempre é preciso isso eu uso um método 18:23 muito simples eu faço a pura análise lógica independente da linguagem até onde eu posso quando eu não eu vou à 18:29 etimologia e procuro para me certificar do que que o sujeito estava escrevendo mesmo tá certo mas a minha análise 18:36 lógica é baseada no aspecto negativo excluir os sentidos 18:41 impossíveis excluir o absurdo né o método Sherlock holes exclui o impossível do que sobrar alguma coisa 18:48 será verdade n eu usei isso numas discussão que eu tive com os meninos outro dia e eles 18:56 acham que a discussão de catolic Prota an não é tô Apenas tentando aprimorar sua inteligência e se você não entende 19:02 que este é o meu meu intuito então você não tá entendendo nada do que eu tô fazendo né 19:08 Eh onde eu dizia o seguinte que a ideia de que as obras nascem da fé Tá certo 19:16 que a fé vem primeiro e predestinada e as obras vêm depois dig isso absolutamente Impossível por quê Porque 19:22 a Bíblia diz a fé vem pelo ouvir né portanto se o jeit não senta e ouve O 19:28 que é uma ação evidentemente n e não é ouvir assim ah ouvir 2 minutos não tem que ouvir algum tempo não é isso ouvir 19:36 processar tudo isso é ação esta ação esta obra antecede a 19:42 fé inversa e complementarmente se a como diz o apóstolo A fé sem obras é morta e 19:48 se ela nasce antes das obras portanto sem as obras ela nasce morta impossível né portanto não pode ser isso o que 19:55 quiseram dizer é uma alguma outra coisa não sei exatamente o queê mas isto não pode ser né 20:04 então é claro que as pessoas repetem isso porque tem a autoridade da Bíblia 20:09 eu digo mas escuta o que você tá citando não é autoridade da Bíblia é autoridade do seu entendimento da Bíblia né você 20:16 não tá fazendo um esforço para você descompactar a coisa e entendê-la na sua correspondência com a 20:22 realidade Você pode até fazer exegese bíblica você vai lá estuda teologia estuda filologia clássica etc etc e e 20:31 interpreta o texto eu digo mas nenhuma filologia do mundo vai fazer este serviço que é encontrar a 20:38 correspondência atual e efetiva do que a bíblia tá dizendo isso é um trabalho que 20:43 descompactação que é feito ou por análise lógica não tem nada a ver com filologia ou por imaginação literária 20:50 não tem não há outra maneira de 20:57 fazer se fazer parte diretamente das afirmações bíblicas e extrai dali a 21:02 autoridade da premissa que você tá usando Tá certo você Muito 21:08 provavelmente está usando alguma premissa que não está na Bíblia de maneira alguma e que você inventou mas tem que é parecido com aquilo que tá lá 21:15 Tá certo então isso não se refere somente à Bíblia se refere qualquer texto mais antigo toda hora eu vejo 21:23 eh as pessoas citarem 21:31 frases de filósofos da antiguidade as quais superpõe o sentido 21:37 atual sem saber se esse sentido atual se desenvolve logicamente a partir do 21:43 que o filóso quis dizer 21:50 então frase homem todas as coisas no sentido subjetivista cada um tem uma etc 21:59 etc ou seja interpreta isso nos termos da noção atual do cidadão e do indivíduo 22:05 a liberdade de consciência individual ora esta Norma simplesmente não existia 22:11 na antiguidade Então você está atribuindo aquilo um sentido muito posterior que não tem nada a ver se você 22:17 disser o homem a medid de todas as coisas eu tive sorte quando li isso a primeira vez porque eu tinha lido quando 22:24 era moleque tinha aprendido do catecismo da igreja católica e lá dizia assim para para quem Deus fez o mundo para o homem 22:32 eu falei uai e se é isto que o sujeito está querendo dizer se Deus inventou o 22:38 homem n ve o homem foi a última das criaturas que Deus criou lembra o que 22:44 diz Aristóteles a ordem do conhecer é o inverso da Ordem do ser ou seja o 22:49 primeiro que você conhece é o último a aparecer na realidade Tá certo então o homem foi o 22:57 último a aparecer por quê que ele foi o primeiro que Deus pensou ele é o modelo 23:03 do Cosmos né Então aí o famoso adágio né 23:10 Esotérico atribuído a herm egisto miticamente né que assim como é em cima 23:17 é embaixo o grande é igual o pequeno etc etc tudo isso tirado de algum modo 23:22 Analia bíblica evidentemente né Eh 23:28 então o homem a medid de todas as coisas pode ser simplesmente a mesma coisa que 23:34 o catecismo católico tá dizendo o homem é o modelo das coisas então é a medida 23:40 de fato ele é a medida Tá certo quando Deus quis se manifestar no mundo por que que ele não tomou a forma de uma coisa 23:47 de uma montanha ou de um elefante ou de um urso Mas tomou a forma de um homem né 23:53 Por diz o homem foi feito a minha imagem e semelhança 23:59 não é isto então se a imagem semelhan de Deus é claro que este é o modelo primordial porque o modelo primordial é 24:05 a inteligência de Deus é inteligência de Deus É o quê É o Logos é Jesus Cristo então Jesus Cristo 24:12 eh foi gerado de não criado que coisa quer dizer reado quer dizer tem uma relação de paternidade né mas ele é 24:21 concomitante não houve um momento em que ele não existisse ele estava lá desde antes do tempo o que que é Ele é um 24:26 homem então eu vou dizer para vocês estudo filosofia há muitos anos eu nunca vi ninguém fazer 24:32 essa analogia quando ela para mim é analogia mais natural que existe mas 24:38 para chegar a ela você precisa tirar da sua mente a noção corrente vamos dizer 24:43 do indivíduo como cidadão da da liberdade de consciência etc etc que você está superpondo ao 24:50 texto do filósofo antigo e interpretando erroneamente esta veja tdo este mundo do 24:59 dessas normas e regras que pessoal globalista tá impondo no mundo 25:06 inteiro todas elas vêm da inicialmente da ideologia do século XV da Revolução 25:12 Francesa os Direitos do Homem do cidadão etc etc 25:17 eh essas ideias expressam vamos dizer uma concepção abrati do ser humano quer 25:23 dizer todosos cidadãos tê direitos iguais tá certo E isso quer dizer que a 25:29 sua condição quase que natural é de cidadão mais adiante proporam até que não existe 25:36 nenhuma natureza humana que você não nasce como ser humano e que a sociedade ao lhe dar a cidadania que lhe confere a 25:42 condição humana esse o argumento abortista é o argumento abortista é 25:48 baseado nisso não há uma condição humana inerente né ao ser existente existe uma 25:54 condição humana que é conferida pela pela sociedade humana portanto a a 26:00 condição de ser humano corresponde a da Cidadania Hum e o cidadão é uma entidade abstrata 26:07 que só existe perante a lei não é ISO o isso quer dizer que noções por exemplo 26:15 como a formação cultural do sujeito as suas tradições históricas religiosas etc não conta Absolut são todos cidadãos 26:21 iguais né então pouco interessa se a sua origem é protestante católica judaica 26:29 africano japonês não interessa você é um cidadão tá certo e no no estado moderno 26:35 Você tem os mesmos direitos Mas a pergunta é o seguinte esse cidadão existe ou ele é apenas vamos dizer um 26:43 ente de razão criado por juristas hã então bom o sistema das leis é o que que 26:50 é uma regra de jogo essa regra de jogo só pode ser imposta a criaturas existentes portanto elas tinham que 26:56 existir independente sentimento desta regra que é adotada a partir de um certo momento então raciocinando porel outro 27:03 lado seres humanos existem desde o começo dos tempos e a noção da Cidadania e dos direitos humanos só existe a 27:08 partir de uma certa época portanto ela não pode por si redefinir o ser humano anterior e este é todo o conflito que a 27:16 gente observa no mundo hoje o conflito entre globalismo e nacionalismo é Bas 27:21 fundado nisso aqui quer dizer a história anterior a experiência anterior Vale algo por si e 27:28 uma nova ideia não é isso ela não vale mais pelo simples fato de ser nova 27:34 pergun Será que nós temos que beatificar uma ideia só a última quer dizer a mais 27:39 recente Então quando você começa a superpor as ideias mais recent as mais 27:44 antigas você apaga a realidade da experiência anterior e a substitui por 27:50 um modelo inventado agora o efeito social disso é desastroso 27:58 tá certo mas mais desastroso é o efeito que tem na psicologia individual 28:03 Hum porque você vai achar por exemplo que a sua cidadania equivale a certos 28:09 direitos naturais mas se os direitos assegurados na na Constituição 28:15 Brasileira ou americana são naturais então tudo que veio antes 28:20 era antinatural então por exemplo é antinatural você ser um cidadão do 28:26 Império Romano você ser um chinês do século 5 AES Cristo Todos estavam uma condição inumana não é isso e somente 28:35 aquilo que atende aos critérios da Democracia moderna é humano a gente aceita isso tão naturalmente a gente 28:41 fala em Direitos Humanos com tanta facilidade por nos parece é uma coisa boa e é claro que de certo modo são 28:48 certo só que existe o direito humano de você negar a realidade completamente não 28:55 então os direitos humanos têm que estar submetidos vamos dizer ao princípio de 29:01 realidade eles não podem criar um novo princípio de realidade não é isto então 29:07 mais ainda os direitos perguntinha os 29:12 direitos humanos pertencem ao indivíduo a comunidade então presta atenção se se 29:17 trata do um cidadão nascido em Nova orca em São Paulo os direitos pertencem ao indivíduo mas se ele nasceu índio os 29:24 direitos são da comunidade né então por exemplo nós não temos o direito de matar crianças mas o índio tem por quê faz 29:31 parte da cultura dele então significa que há cultura que são privilegiadas culturas que T um direito especial a que 29:38 o seu passado seja respeitado e outras não não é isto 29:45 então e note bem Nós aceitamos isso como se fosse coisa natural por exemplo o ío 29:51 no Brasil é como menor de idade ele pode matar roubar etc ele é inimputável como 29:56 se fosse um um doente mental tá certo mas ao mesmo tempo que ele tem direitos de um doente 30:03 mental Ele é tratado como se a sua cultura tivesse valores superiores e conhecimentos de ordem mágico religiosa 30:09 Que se perderam no nosso mundo de materialismo etc etc você vê ó só só com 30:16 isso aqui você vê a imensa confusão que é a mente do cidadão moderno é claro que uma pessoa educada 30:23 nesta base ela não tem a condição de decidir nada não tem a condição de entender nada do que tá fazendo está 30:29 reduzido a um estado de retardamento mental mesmo não é não é modo de dizer agora você põe esse sujeito na 30:35 universidade e quer que ele aprenda isto e mais aquilo e mais aquilo mais aquilo Claro que ele vai ser analfabeto funcional não tem como escapar disto 30:42 portanto a cura do do analfabetismo funcional tem pouco a ver com técnicas de alfabetização ou com o direito à 30:49 alfabetização Tá certo por qu o já foi Alfabetizado de algum modo para ele ser 30:54 um analfabeto funcionário precisa ter sido Alfabetizado né e o que o tornou analfabeto funcional 31:01 não foi necessariamente a falha analfabetização mas o que ele recebeu 31:06 depois dela O problema não é ele saber ler o problema é o que ele está lendo e o que ele está 31:13 ouvindo algum trabalho para adquirir o domínio da língua domínio elementar da língua Pátria A criança teve tá certo 31:19 mas depois recebe um massacre Tá certo de ideologia estúpida que vai 31:25 necessariamente estupida e torná-la incapaz primeiro de dizer o que ele vê o que ele sente hum ele entra todos entram naquele 31:33 caso da mulher que escreveu pra revista nova dizendo que se queixando que estava com problema de ejaculação precoce Claro 31:40 que ela não tinha esse problema mas ela tinha ouvido falar e isso é o que ela sabia dizer 31:46 né então você diz não o que você está vendo mas o que você sabe dizer a 31:52 respeito e o que você sabe dizer pode ser totalmente desconectado com a realidade da 32:01 então o problema está menos na alfabetização elementar do que na 32:06 aquisição posterior da cultura Então até os defeitos na 32:14 alfabetização podem ser supridos eu digo isso porque eu fui Alfabetizado de uma 32:19 maneira extraordinária eu me alfabetizei a mim mesmo lendo histórias em quadrinho e quando entrei na escola já sabia ler 32:26 do meu jeito a minha técnica de alfabetização era perfeita era supr suum 32:31 era tecnologia de ponta era nada foi um improviso feito por uma criança mas funcionou né só que eu tive a sorte de 32:38 que aquilo que eu li depois não me tornou incapaz de de aprender o sentido 32:45 do que leio e ouço então eu tive a sorte de ter fugido da 32:51 escola com um certo idade e dig bom por eu fugia da escola para aí antes de eu 32:56 escapar completamente da escola eu fugia dela para ir pra biblioteca municipal Hum E é claro que na biblioteca 33:04 municipal aprendia Muito mais coisa do que ir na escola mas os caras que ficaram lá dizeram não eu quero ficar 33:10 aqui adquirir meu diploma etc etc quase todos se tornaram analfabetos funcionais 33:16 né Por quê Porque leram o que o establish manda ler e o establish só manda ler o quê O que que é quem faz a 33:23 mentalidade do establishment Educacional brasileiro o establishment globalista Internacional 33:30 a ONU manda os caras copiam igualzinho e passam para você e você acaba virando 33:36 idiota sem nem saber como certo ainda vai culpar a sua alfabetização Mas então Claro que pode ter havido erro 33:46 alfabetização sobretudo hoje quando a moldagem cerebral das pessoas já começa 33:52 na alfabetização não por meio de doutrinação is é importante mas por de 33:58 impregnação vocabular porque há modos de dizer que são modos de pensar eu me lembro aqui do 34:06 Richard R que dizia nós não podemos todas as questões 34:11 filosóficas são sujeitas a controvérsia eterna nós não podemos provar nada portanto Só nos resta uma alternativa 34:18 induzir Sutilmente as pessoas a imitar o nosso modo de falar isto é a fórmula da propaganda 34:25 globalista e é evidente que o Richard R ele não tem a 34:32 menor ideia da gravidade do que ele acaba de dizer ele está pregando aqui é o engano 34:38 Universal a manipulação Universal e ele cham de filosofia as pessoas aceitam 34:43 então quer dizer Esse cara não é um filósofo de maneira alguma ele é alguma outra coisa pode ser até um gênio mas é um gênio de outra coisa é um gênio da 34:49 propaganda é um gênio da enganação qualquer coisa n como o o cunhado cunhado do 35:01 [Risadas] Dr é um desses né 35:10 E vocês veram que o grande discípulo brasileiro do R é o Dr Paulo guiraldelli 35:16 preciso dizer mais n não preciso lembrar né o grande evento do Nascimento anal do 35:25 Professor Paulo Gu n então o chega veja no dia que eu li aquele do 35:32 Paulo guiral que ele disse que os homens Primeiro praticavam o sexo anal só tardiamente descobriram o sexo vaginal o 35:40 escreveu isso e ele não estava brincando né naquele momento aquilo lhe pareceu verossímil quer dizer o seu sua ânsia de 35:47 defender a prática do sexo anal bom tem muita gente pratica sexoal H décadas 35:53 Nunca precisou criar uma ideologia em cima não é isso mas ele achou que precisava então ele criou essa 35:58 justificativa né histórico antropológica sem notar que ele estava dizendo uma 36:04 impossibilidade pura e simples porque se o sexo anal antecedeu o sexo vaginal as pessoas deveriam foram geradas por via 36:11 anal n e e você lê muito Richard R você termina 36:20 assim eu não tô brincando o ror é estupidamente a obra inteira dele é não 36:27 é um enganação é muito pior do que isso é assim é provoca lesão cerebral eu acho 36:33 que se examinar direitinho ficou lá estudando impregnou tudo aquilo faz um exame no cérebro desse vai ver que 36:38 alguma coisa não tá funcionando bem nós sabemos hoje que certos métodos de alfabetização chamado sócio produz lesão 36:46 cerebral mesmo não é brincadeira mas uma lesão cerebral muito pior é produzida 36:52 por esse tipo de Formação ideológica 36:58 a qual as pessoas dão o nome de doutrinação por quê Porque é normal diz 37:03 que a medida que os fenômenos históricos sociais culturais são descobertos o nome apropriado deles 37:10 leva 30 ou 50 anos para entrar no uso geral Então as pessoas sempre dão aos 37:17 processos nomes de coisas parecidas de uma outra 37:22 época por exemplo dizem que ah na escola as crianças sofrendo lavagem cerebral de 37:29 jeito nenhum um prisioneiro num campo da China ou da Coreia que sofresse lavagem 37:36 cerebral ele sabia que aquilo era lavagem cerebral hum agora o aluno que tá na escola ele 37:42 não sabe que é então já não é lavagem cerebral mas ele soldado era mandado por 37:48 um campo de Reeducação onde tava claro nós vamos refazer toda a sua mentalidade 37:53 aqui goste ou não goste queira ou não queira mas na escola ninguém diz isso PR as crianças então portanto os processos 38:02 usados na escola são completamente diferentes dos usados nos campos chineses por no campo chinês o sujeito 38:07 era amarrado e obrigado a ouvir a mesma frase 10.000 vezes 20.000 vezes alguém 38:14 faz isso na escola não ninguém faz quer dizer o processo de intimidação física é 38:19 importante também na lavarem cerebral então quando cham esse lavarem cerebral é uma coisa tão inapropriada que torna 38:24 você ridículo Eu acho ridículo chamar essas cois de de lavar cerebral ou de 38:32 doutrinação são processos completamente diferentes e se vocêes D um nome antigo você não capta a realidade verdadeira 38:38 deles Hum então tenho insistido muito falo o processo de controle da mente infantil n 38:46 infant juvenil n escolas não é por doutrinação é por impregnação de 38:53 condutas que não passam pelo juízo doutrinal não são sequer convicções 39:00 conscientes são atitudes e hábitos que às vezes o indivíduo não sabe nem nomear 39:07 Hum então é como se jeito que o garoto que 39:14 pegou lá uma revista Playboy tá lendo ele não sabe que isso é pornografia se fala tá lendo pornografia não tô lendo 39:21 Playboy ele não sabe sequer o nome do que ele tá fazendo o nome da sua experiência né 39:29 então por exemplo o fato de que agora você tem que 39:34 e achar normal os garotinhos ficarem se beijando bolinando uns aos outros etc 39:39 etc isso é feito o qu através de uma doutrina alguém explica uma doutrina Claro que não simplesmente bota 39:45 garotinho fazendo isso e Castiga quem achar ruim acabou isso não é doutrinação 39:51 também não é LV cerebral Isto é manipulação de comportamento né e sobretudo é extinção de comport 39:58 esse seria o nome certo segundo lugar a parte ideológica não é transmitida por 40:04 pregação porque não precisa porque o sujeito já tá habituado já tá amoldado a essas 40:11 condutas vamos dizer a versão ideológica a versão disso como convicção ele cria 40:17 depois se for necessário ele vai expressar isso de uma outra maneira vai expressar os seus dizer as suas 40:24 convicções de alguma maneira mais tarde se for preciso se não for não for preciso ele continua agindo do mesmo 40:30 modo sem nem saber o que tá fazendo então agora um dado importante é a 40:36 ocultação de informações antagônicas Isto é Regra geral Hum 40:45 então você vai encontrar professores mais amáveis mais gentis e outros mais 40:50 exigentes mais durões que estão impondo essas condutas de uma maneira mais drástica etc etc mas todos todos todos 40:57 estão suprimindo qualquer leitura qualquer informação que possa dificultar o 41:05 processo então o problema é muito mais esse do que a doutrinação se você chama 41:10 de doutrinação você já tá numa posição fraca hum eles certamente vão rir de você Hum 41:18 porque eles vão dizer não estão fazendo doutrinação 41:26 nenhuma quando você lê no Antonio gram que o processo da revolução cultural e da ocupação do espaço é para levar todas 41:31 as pessoas a se tornarem socialistas sem saber como é que você vai dizer que elas estão sendo doutrinadas você pode ser 41:37 doutrinado sem saber que tá sendo doutrinado não se você vai na igreja Igreja Católica igreja protestante o padre o pastor tá lá falando você sabe 41:43 que ele tá passando uma doutrina ou não sabe nã Mas se a coisa toda é feita através 41:50 de de uma engenharia comportamental você não sabe sequer o nome do processo 41:57 então é um processo muito mais fundo muito mais grave do que qualquer qualquer 42:05 doutrinação Então se fosse a doutrinação você se 42:11 livraria dela muito mais facilmente porque eu quando era jovem eu 42:17 mesmo me doutrem a mim mesmo nos canos do Marxismo leninismo fic o dia inteiro lendo o manual de Marxismo leninismo da 42:23 academia de ciências da União Soviética e Nei tudo aquilo só que foi o seguinte fui eu que fiz e aquilo era realmente 42:31 uma doutrina e a doutrina evidentemente como ela é passada no nível do 42:37 pensamento verbal ela atrai naturalmente um processo 42:42 dialético hum por ela só pode se apresentar mediante a comparação com 42:49 doutrinas antagônicas então o antagonismo já tá dado no início é claro que oito leva a 42:55 sua doutrina a a Vitória final na polêmica mas houve a polêmica por exemplo se você vai ler Carl Marx ele 43:03 discute com Adam Smith com David Ricardo com toda economia clássica por assim 43:09 dizer né então doutrinação é evidentemente 43:17 passar de uma doutrina a doutrina não tem como ser aprendida senão por comparação com outras doutrinas então o 43:23 processo de doutrinação por mais vamos dizer autoritário que ele seja ele não impede ninguém de 43:31 pensar ele pode o processo pode ser muito desonesto quer dizer você pode esconder certos pontos você pode 43:37 falsificar a ideia adversária etc mas alguma dialética tem lá é impossível doutrinação sem dialética não tem 43:44 n o o próprio cristianismo né quando você vê São Paulo Apóstolo 43:50 chegando em romea falando PR os caras que é o Deus desconhecido tá aqui o seu Panteão você tem um uma estátua para 43:57 casa da Deus mas eu vim falar aqui do Deus desconhecido tá dada a dialética já tá dada uma 44:04 comparação n isto então o nome errado induz as ações 44:12 erradas que se o problema é doutrinação então você tem que impedir os caras de doutrinar não ISO e daí você não tem 44:20 como escapar da acusação de que você os está censurando entende Qual é o meu problema 44:26 com escola sem partido sempre foi esse desde o início mas eu não creio ter sido compreendido 44:32 Hum então eu achava que a campanha podia ser muito mais simplificada e ser formulada em termos 44:39 que ninguém poderia objetar 49:02 chegamos a mais um final de uma aula de um vídeo 

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"Transmutado, reorganizado, investido de novas estratégias de uma complexidade e sutileza alucinantes, ele (o comunismo) avança com passo mais seguro que nunca, subjugando nação após nação, consolidando seu domínio nos organismos internacionais, nos órgãos de mídia, nas instituições de alta cultura e no sistema judiciário até mesmo dos países que mais valentemente se opunham ao comunismo uma década e meia atrás. O mais impressionante de tudo foi a rapidez com que cacoetes mentais e critérios automáticos de julgamento criados por ideólogos comunistas para desmantelar a cultura adversária se impregnaram, com força hipnótica, nos círculos de “formadores de opinião” em todo o Ocidente, erigindo uma formidável barreira de preconceitos paralisantes contra qualquer veleidade de anticomunismo. Em menos de quinze anos, cada item do programa comunista, com nome apenas levemente alterado, se impôs ao mundo como um dogma inatacável, sacrossanto, imbuído da autoridade moral de tudo julgar e condenar sem poder jamais ser ele próprio submetido a exame. O simples ato de denunciar a origem comunista desses slogans e chavões é estigmatizado como prova de fanatismo ou paranóia. Mesmo homens que jamais desejariam vê-los postos em prática se esmeram em protegê-los dos ataques da “extrema direita”, termo redefinido para abranger tudo o que esteja à direita do centro – um centro que se move cada vez mais para a esquerda.  

Investida do privilégio do inomeável, a ação comunista torna-se invisível e onipresente ao ponto de poder com a maior facilidade debitar seus próprios crimes na conta do adversário, induzindo-o a lutar contra si mesmo no momento em que ele mais precisaria reunir forças para resistir ao ataque." https://olavodecarvalho.org/sun-tzu-as-avessas/

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Mas houve um terceiro dano, mais sutil e de conseqüências incalculáveis: ele inoculou o abstratismo econômico na mente de seus adversários, levando-os a apoiar entusiasticamente o desatino das privatizações soviéticas e a acreditar, com maior insanidade ainda, que a introdução da economia de mercado na China traria consigo a liberalização do regime político. https://olavodecarvalho.org/copiando-os-russos/

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De Sócrates a Júlio Lemos (A filosofia e seu inverso II) “Platão criou seus pares de conceitos no curso da sua resistência à sociedade corrupta que o rodeava. Da luta concreta contra a corrupção circundante, no entanto, Platão emergiu vencedor com efetividade histórica mundial. Em conseqüência, o lado positivo dos seus pares tornou-se a ‘linguagem filosófica’ da civilização ocidental, enquanto o lado negativo perdeu seu status de vocabulário técnico… A perda da metade negativa destituiu a positiva do seu sabor de resistência e oposição, e deixou-a com uma qualidade de abstratismo que é profundamente alheia à concretude do pensamento platônico…" https://olavodecarvalho.org/de-socrates-a-julio-lemos-a-filosofia-e-seu-inverso-ii/

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Cada filósofo tem de pensar com as cabeças de seus antecessores, para poder compreender o status quaestionis – o estado em que a questão chegou a ele. Fora disso, toda discussão é puro abstratismo bocó, opinionismo gratuito, amadorismo presunçoso. https://olavodecarvalho.org/quem-e-filosofo-e-quem-nao-e/

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"Isso é vício de abstratismo: inferir, de um raciocínio, os fatos, em vez de raciocinar com base nos fatos."  https://olavodecarvalho.org/adeus-mundo-ateu/

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Clique num nome de deputado e mande um e-mail contra os projetos de censura, aborto, impostos, impunidade, desarmamento, eleições, etc. https://placarcongresso.com/pages/ranking.html



Dep Jilmar Tatto
Dep Lídice da Mata
Dep Erika Hilton
Dep Orlando Silva
 
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Neste segmento, Pavinatto diz que o fenômeno da mentira sempre existiu, mas que a internet o intensificou. https://youtu.be/ESn5EYO5jsw?t=460

Sim, este é um dado importante: a Internet acelerou e multiplicou tudo, inclusive a verdade. E é isto o que incomoda os mentirosos/censores, a INTERNET ACELEROU A VERDADE, ou seja a triagem e o desmascaramento da mentira. Esta é a causa REAL da censura. https://youtu.be/ESn5EYO5jsw?t=460

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Allan dos Santos "O movimento revolucionário é velado até que seja irreversível."

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A mentira repetida mil vezes só vira "verdade" sem críticas e sem perguntas. Nenhuma outra opção deve emergir nas mentes. Eles sabem que a democracia se faz pelo debate livre, pela livre concorrência de ideias, pela busca da verdade. É ISTO o que elege os melhores. E este é o problema deles. O comunismo é um sistema sem verdade e sem a liberdade de buscá-la. Onde só existe a voz dos censores.  https://conspiratio3.blogspot.com/p/triagem-filtragem-confronto-de.html

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A CENSURA sai da esfera democrática do debate, regido pela busca da verdade e dos fatos, e entra na esfera da ditadura da palavra sem os fatos, que CRIMINALIZA A BUSCA DA VERDADE.

"Uma das tendências mais perigosas de nossos tempos é tornar a verdade socialmente inaceitável, ou mesmo ilegal, com leis de "discurso de ódio". (Thomas Sowell)

OLAVO DE CARVALHO 🔴 - TEORIA DOS JOGOS DE LINGUAGEM DE WITTGENSTEIN "LEGITIMA" A MENTIRA https://conspiratio3.blogspot.com/2024/05/olavo-de-carvalho-truques-linguisticos.html

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 "Aquele que luta pela verdade tem momentos de vacilação e dúvida, porque avança de descoberta em descoberta e vai esbarrando nas contradições e ambiguidades do real. Mas aquele que aposta na mentira não vacila nem duvida, porque nada busca nem descobre: está fechado para sempre dentro da sua mentira, que é, ao mesmo tempo, sua fortaleza e seu túmulo." Olavo de Carvalho 

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TOTALITARISMO E IDEOLOGIA - VACLAV HAVEL "No sistema "pós-totalitário", portanto, viver dentro da verdade tem mais do que uma mera dimensão existencial (devolvendo a humanidade à sua natureza inerente), ou uma dimensão noética (revelando a realidade como ela é), ou uma dimensão moral (dando um exemplo para outros). Tem também uma dimensão política inequívoca. Se o principal pilar do sistema é viver uma mentira, então não é surpreendente que a ameaça fundamental ao mesmo seja viver a verdade. É por isso que deve ser reprimido mais severamente do que qualquer outra coisa." https://conspiratio3.blogspot.com/2023/11/tudo-e-politica.html

 

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"Salvarei o Brasil se ouvir em todas as casas ao menos uma jaculatória da minha Coroa das Lágrimas"  https://youtu.be/Po12Ny6K2kI?t=26

GRANDES PROMESSAS https://youtu.be/TuAsi3ZTrZI 
 
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"O medo de enxergar o tamanho do mal já é sinal de submissão ao demônio." Olavo de Carvalho

REZE PELO BRASIL. REZE PELA VERDADE. Ela está em perigo de extinção permanente, substituída por ideologias e pretextos. 

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