Olavo de Carvalho explica de modo exemplar o campo de atuação da filosofia e como isso gerou uma confusão na Idade Moderna que acarretaria nos questionamentos teológicos de Lutero e na Reforma Protestante
📎 PESSOAS CITADAS:
- Jeremy Bentham
- Charles Peirce
- Santo Tomás de Aquino
- Lutero
- Aristóteles
- Moisés
- João Batista
📎 FRASES MARCANTES:
"A filosofia investiga a verdade tal como é acessível à experiência comum de todos os homens. A ciência é o contrário, ela faz um recorte co-proporcional às possibilidades do seu método e dentro disso investiga o tal fenômeno, tal como ela o recortou"
"Se aquele que criou a matéria não tem a matéria à sua disposição, quem mais vai ter? E se Cristo Jesus não tem o poder total sobre a matéria, Ele não é o Cristo, simplesmente!"
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TRANSCRIÇÃO - "todo mundo sabe que embora eu seja o católico que de vez em quando defenda a igreja quando ela é atacada de maneira mais estúpida ou mais vil, a apologética religiosa não faz parte da minha Filosofia de jeito nenhum. Por que não faz? Por que eu entendo a seguinte coisa: eu entendo que as chamadas Verdades da fé não são partes de uma doutrina, porque elas não apareceram como doutrina. Doutrina é uma coisa que foi pensada por um ser humano e dito ou escrito. Então isso aí pode ser verdadeiro, claro, a doutrina pode ser verdadeira, mas não é como esse tipo de verdade que as verdades da Fé aparecem, elas aparecem em primeiro lugar como fatos e coisas. Deus primeiro fez o mundo, depois seguiram-se as doutrinas que ele ensinou a respeito do mundo e Dele mesmo. Jesus Cristo primeiro foi sacrificado e depois vieram as doutrinas sobre o sacrifício. Portanto isso tudo não apareceu como uma verdade falada nem escrita mas como a verdade de fato, a verdade encarnada, material. Então esta é uma modalidade de verdade. Se eu digo algo a respeito e o que eu digo é verdade, tem uma segunda modalidade de verdade que reflete a primeira, mas não se identifica com ela. Quando eu digo "um elefante tem quatro patas" não sou eu que tô colocando patas no elefante, eu estou repetindo no plano da palavra uma verdade que já está dada no mundo do fato, no mundo material, ou no mundo da carne, ou como quiserem.
Então nós podemos reconhecer 4 níveis de verdade. Existe em primeiro lugar a Verdade Eterna. As Verdades Eternas são os conteúdos da Inteligência de Deus, é o LOGOS DIVINO, é o verbo divino, raciocínio divino, o pensamento divino, tudo que Deus sabe. Disto chega para nós um fragmento, pequenininho.
Em seguida existe a Verdade Universal, a verdade do universo criado, a qual dura enquanto existir o universo criado, a qual está presente em toda parte, mas a existência dela está coextensiva com a existência do universo. Ela não abrange toda a verdade divina, mas uma parte dela. Claro que tudo que Deus criou Ele colocou ali sua inteligência, mas Ele não colocou toda a Sua inteligência de uma vez. Existem coisas que Deus sabe, que não estão no universo, e que desde o universo são absolutamente inacessíveis. Ele diz isto: "Os meus pensamentos não são os vossos pensamentos e as minhas vias não são as vossas vias." Portanto tem algum negócio que Ele sabe e que Ele nunca contou para ninguém, tá certo? e isso é Verdade Eterna diferente da Verdade que está no universo.
Em seguida existe a Verdade da Revelação, a verdade da doutrina Cristã. Esta doutrina também não vem toda de uma vez, ela veio de pouquinho. Um pouquinho está no Antigo Testamento, um pouquinho tá no evangelho e, ao longo do tempo, das discussões entre os teólogos e tal vai se formando um corpo de doutrina.
E finalmente existe a Verdade do Pensamento Humano que é obtida através da especulação, da Razão, da investigação, da discussão, do aprendizado, da cultura, etc etc e que reflete um pouquinho das verdades anteriores. Então são quatro verdades. Ora de que se ocupa a filosofia? Se ocupa da verdade do pensamento. Não se ocupa da verdade da doutrina, não se ocupa da verdade universal, não se ocupa da verdade eterna, só se ocupa da parcela ínfima das três verdades anteriores que pode ser acessível ao pensamento humano, é só isso que nós fazemos. E essa verdade do pensamento existe de duas maneiras que, para usar o termo do termo inventado por Jeremy Bentham, um filósofo fraquinho, posto em circulação pelo próprio Charles Pierce: existe as ciências que são cenoscópicas e as Ciências que são ideoscópicas. Ou seja, a verdade que é investigada na experiência que é comum a todos os seres humanos, e existe a verdade ideoscópica que é a verdade observada num certo recorte ideal feito pela mente. Essa é a diferença entre Filosofia e Ciência. A Filosofia investiga a verdade tal como é acessível à experiência comum de todos os homens, e a Ciência ao contrário, faz um recorte proporcional as possibilidades do seu método e dentro disso investiga o fenômeno tal como ela o recortou. Portanto não investiga a realidade tal como se apresenta aos seres humanos em geral, mas a realidade tal como se recorta dentro das possibilidades de um método determinado que é um método daquela ciência particular."
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Olavo de Carvalho "A objetividade é sempre possível. O que não é possível é garanti-la mediante regrinhas e norminhas padronizadas. A objetividade é, em última análise, humildade perante o real – a humildade da inteligência. É talvez a mais difícil das virtudes. Não é coisa que se conquiste sem uma ascese interior, dificilmente acessível a pessoas que, como os jornalistas, vivem num meio antes propenso à tagarelice do que à reflexão. A probabilidade de que a massa dos jornalistas alcance essas alturas é a mesma de que todos os homens do mundo se tornem virtuosos por força das normas legais. Em geral, o conceito padronizado de objetividade é justamente um refúgio contra a necessidade de um esforço pessoal de descoberta e admissão da verdade." https://olavodecarvalho.org/jornalismo-e-verdade/
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"O medo de enxergar o tamanho do mal já é sinal de submissão ao demônio." Olavo de Carvalho
REZE PELO BRASIL. REZE PELA VERDADE. Ela está em perigo de extinção permanente, substituída por ideologias e pretextos.
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