Seguidores

domingo, 31 de março de 2013

BATALHA CONTRA A CAMPANHA "CATS TO GO"




Ativista rebate campanha de neozelandês contra gatos


A SPCA (Sociedade para a Prevenção da Crueldade contra Animais) em Auckland, na Nova Zelândia, tem travado uma batalha contra a campanha Cats to Go, que responsabiliza gatos domésticos por reduzir o número de aves nativas no país.





O líder dessa campanha, o empresário neozelandês Gareth Morgan, afirmou, em entrevista à Folha, que os gatos são uma ameaça importante aos pássaros locais porque, enquanto há controle de pestes direcionado a roedores, nada se faz contra os bichanos. Morgan disse ainda que, se um neozelandês tem um gato, que seja o último.

"Como ele se atreve a sugerir isso?", pergunta Bob Kerridge, 75, diretor-executivo da SPCA. Kerridge, que trabalha há mais de 30 anos na proteção de animais, criticou a campanha de Morgan em entrevista por telefone.




Folha - O que o empresário Gareth Morgan tem dito de errado sobre a matança de aves por gatos?
Bob Kerridge - Nossas pesquisas mostram que só 50% dos gatos domésticos caçam e, entre esses, as presas preferidas são roedores; os pássaros nativos são menos de 1% das presas.

Ele também critica as ações da sua organização, dizendo que vocês alimentam colônias de gatos de rua que são uma ameaça à vida selvagem.
Temos três escolhas para lidar com gatos abandonados. Podemos ignorá-los, o que não é condizente com nossa organização; matá-los, o que não faz parte da nossa atuação, ou castrá-los. É isso o que escolhemos fazer. Isso comprovadamente controla o número de gatos. Os voluntários os coletam, trazem para serem castrados e, depois, os retornam para as colônias de origem.




Segundo a campanha Cats to Go, os gatos devem ficar presos em casa o tempo todo para evitar a predação. Você defende essa conduta?
Aqui, é comum que as pessoas tenham "portinhas de gato": eles entram e saem quando querem. Muito da caça acontece à noite, quando os gatos pegam roedores, e não pássaros. Se as pessoas quiserem prender seus gatos e eles estiverem felizes, tudo bem, mas não insistimos. Reconhecemos que os gatos são predadores. Outros animais também, o problema é que as pessoas implicam com os gatos. A sugestão feita por Gareth Morgan de que se você tem um gato ele deve ser o último é uma invasão na vida das pessoas. Como ele se atreve a sugerir isso?

A proporção de donos de gatos no país é grande, não?
Cerca de 48% dos domicílios têm gatos. Para a maioria, os gatos são parte da família. Nossa organização funciona há 130 anos e é mantida por doações. Morgan disse publicamente que as pessoas não deveriam mais doar. Mas, agora, as pessoas estão dando até mais dinheiro!

Vocês têm muitos problemas com abandono de gatos?
Gatos são os animais mais "descartáveis", isto é, é fácil abandoná-los. Alguns os deixam para trás quando se mudam ou os abandonam na estrada. Não é muito frequente aqui, mas acontece.

Sua organização tem algum programa de proteção às aves?
Vamos fazer um estudo estatístico sério sobre o tema. Não vamos nos tornar draconianos e recomendar que os gatos fiquem trancados noite e dia, mas vamos ver o tamanho do problema que eles causam e o que dá para fazer.


Minha opinião:

Não sei o que está por trás disso. Acho meio absurdo dizer que gatos bem alimentados se dêem ao trabalho de caçar tantos pássaros assim. Diferentes de ratos, os pássaros são difíceis de alcançar. Sempre tive muitos gatos em casa, e eles não costumam caçar, apenas tentam pegar os que se aproximam demais, o que é raro.

Agora, o que tem se tornado mais frequente são as visitas de gaviões. Eles estão acabando com os bem-te-vis pois atacam os filhotes nos ninhos. Fotografei duas espécies por aqui, que foram identificada por um ornitólogo.


gavião-de-cauda-curta (Buteo brachyurus)

"Olá Célia, acabei de ver as fotos, a RAPINA 1 (escura) é um gavião-de-cauda-curta (Buteo brachyurus) com plumagem melânica, já a RAPINA 2, é um gaviãozinho (Accipiter striatus). Ambos se alimentam quase exclusivamente de aves, sendo esta a dieta deles "
--
Willian Menq
Biólogo/Ornitólogo,
CRBio 83029/07-D
Mestrando em Zoologia (UEL)
Aves de Rapina BR - Águias, gaviões, falcões e corujas do Brasil

www.avesderapinabrasil.com


gavião-de-cauda-curta (Buteo brachyurus)


gaviãozinho (Accipiter striatus)


gaviãozinho (Accipiter striatus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário