Seguidores

quinta-feira, 25 de junho de 2015

HÁ 10 ANOS A REVISTA VEJA DESCOBRIU O ESQUEMA DO PETROLÃO, MAS NINGUÉM FEZ NADA...




 
Há dez anos, uma reportagem de VEJA publicada no auge do escândalo já mostrava o que seriam a gênese do mensalão e suas similaridades com o esquema de corrupção na Petrobras 

 
Enquanto o mensalão estava sendo desarticulado, um esquema de corrupção ainda maior era montado com a mesma finalidade — irrigar os bolsos de políticos e os cofres de partidos aliados como forma de manter firme a base de sustentação do governo. O escândalo de corrupção da Petrobras, sabe-se hoje, funcionava desde o início da década passada e desviou mais de 6 bilhões de reais dos cofres da estatal. Esse gigantesco desfalque poderia ter sido evitado? Poderia. Em julho de 2005, uma reportagem de VEJA já fornecia as primeiras pistas daquilo que nos dias atuais é chamado de petrolão. A espinha dorsal do esquema estava descrita no texto. O ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu aparecia como o responsável pela indicação de diretores da Petrobras, entre eles um tal Renato Duque, o exdiretor de serviços da estatal, que está preso e é acusado de desviar 200 milhões de dólares para os cofres do PT. 
 
A reportagem falava de outra figura desconhecida — o empresário Augusto Mendonça, sócio de uma empresa chamada Setal, que enfrentava dificuldades financeiras e precisava de ajuda. Mendonça conseguiu o apoio que queria por meio de um contrato de 600 milhões de reais com a Petrobras. O desfecho da história é conhecido agora. Augusto Mendonça foi preso, fez um acordo de delação premiada com a Justiça e contou o que sabia, aquilo de que já se desconfiava em 2005. A contrapartida para ganhar os contratos era repassar um porcentual dos lucros da empresa ao PT, mais especificamente ao tesoureiro do partido, João Vaccari Neto, que também está preso.

O mensalão e o petrolão faziam parte de uma única estratégia: a de transformar o domínio sobre os grandes orçamentos da máquina federal, com seus contratos polpudos, em um meio de obter dinheiro fácil para o financiamento do projeto de poder do partido e, sempre que possível, também para o enriquecimento pessoal de seus comandantes. No mensalão, o alvo da rapinagem eram os contratos de publicidade de estatais. No petrolão. são os bilhões gastos pela Petrobras em contratos de construção e aluguel de navios e plataformas, obras de refinarias, manutenção de oleodutos e afins. 

No mensalão, José Dirceu foi condenado como o mais proeminente integrante do esquema criminoso. Hoje, cumprindo em casa o restante da pena que lhe foi imposta pelo Supremo Tribunal Federal, ele também é investigado no petrolão. Como "consultor", o ex-ministro recebeu pelo menos 8 milhões de reais das empreiteiras que abasteciam o esquema. A quadrilha foi apanhada de novo. Os chefes continuam ocultos. 

Fonte: Veja
 
 
1. Os segredos do mensalão
http://ghostwriter-2007.blogspot.com.br/2015/05/1-os-segredos-do-mensalao.html
2. O suborno http://ghostwriter-2007.blogspot.com.br/2015/05/as-vesperas-da-conclusao-da-cpi-o.html
3. A ameaça ao chefe
http://ghostwriter-2007.blogspot.com.br/2015/05/3-ameaca-ao-chefe.html
4. Acusação ao capitão
http://ghostwriter-2007.blogspot.com.br/2015/05/4-acusacao-ao-capitao.html
5. Negociação
http://ghostwriter-2007.blogspot.com.br/2015/05/5-negociacao.html
6. Metamorfose de conveniência
http://ghostwriter-2007.blogspot.com.br/2015/05/6-metamorfose-de-conveniencia.html
7. Quadrilhão
http://ghostwriter-2007.blogspot.com.br/2015/05/7-quadrilhao.html
8.Sentenças Histórica
http://ghostwriter-2007.blogspot.com.br/2015/05/8-sentencas-historicas.html
9. O início e o fim
http://ghostwriter-2007.blogspot.com.br/2015/05/9-o-inicio-e-o-fim.html

Jaques Wagner facilitou acesso da GDK ao governo
http://liderancadoptbahia.com.br/novo/noticias.php?id_noticia=916

ARQUIVOS DE VEJA
http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/petroleo/contexto04.html

PARA LULA, JORNALISMO INVESTIGATIVO É IMPRENSA GOLPISTA - RUBENS BUENO, POLÍBIO BRAGA

Nenhum comentário:

Postar um comentário