Seguidores

terça-feira, 24 de abril de 2018

FLÁVIO MORGENSTERN NO INSTITUTO BORBOREMA - Curso – Infowar: Linguagem e Política




http://institutoborborema.com/produto/curso-infowar-linguagem-e-politica/
O curso pretende introduzir alguns conceitos da lingüística, a ciência da língua, e sua aplicação na linguagem política moderna. O século XX foi o século em que a lingüística determinou todo o discurso político, e pavimentando o rumo para a era das ideologias extremas. Apesar de uma ferramente poderosa, a lingüística, como todo instrumento com tanto poder, tem conseqüências terríveis quando mal utilizada. Como apenas especialistas da área conhecem suas aplicações, o curso visa tanto apresentar temas, conceitos e idéias novas, quanto direcioná-las para um uso mais apropriado, tanto no debate público, quanto para um melhor conhecimento da linguagem, usada como um “véu” diante de nossos olhos. Por fim, o mais urgente na atualidade: como trabalhar tais signos e discursos no mundo da guerra de narrativas e informações em rede da internet? Como enfrentar discursos hegemônicos e massificados?

*
"Feminismo não tem nada a ver com mulheres, direitos humanos não têm nada a ver com humanos, cota não tem nada a ver com negros, politicamente correto não tem nada a ver com ser correto, progressismo não tem nada a ver com progresso. Pronto, pode ir viver a vida." https://www.facebook.com/flaviomorg/posts/1011263812382431

*
NOMINALISMO X REALISMO
"O projeto globalista é, em grande parte, um projeto nominalista. Aqui estou usando esses termos de maneira um pouco diferente da usada na filosofia medieval. Nominalismo no sentido de pegar as palavras e isolá-las da realidade, e transformá-las em instrumento de dominação. No fundo é isso. O que é a tolerância? Tolerância é vc, diante de uma realidade negativa, vc faz uma avaliação de valor e diz eu posso tolerar essa realidade em nome de um bem maior. Isso é que é tolerar. Durante um certo tempo vc convive com uma coisa negativa, porque tem um contexto onde isso é necessário para um resultado positivo. Isso é realismo, é vc ter um diálogo entre a palavra e a realidade. Nominalismo é pegar a palavra tolerância e transformá-la em algo absoluto. Então, vc tem uma realidade de crime, por exemplo, "ah não, vc tem de mostrar tolerância com o criminoso". Ou vc tem uma realidade onde qualquer conflito, se essa ideologia quer defender um dos lados, "não, vc tem de ter tolerância..." Isso para dar um exemplo de palavras que deixam de dialogar com a realidade.
Então, parte do nosso esforço é esse, trazer de volta... O pensamento humano é isso, precisa da linguagem, mas precisa da realidade. Essa coisa do achatamento do ser humano tem a ver com o nominalismo, vc isola as palavras e elas passam a ser coisas que estão no ar e se chocam assim, num éter onde nada faz sentido. É por isso que o conceito de realidade precisa voltar, o conceito de verdade, que verdade também é isso, no fundo é o diálogo interno entre linguagem e não linguagem. Então é essencial ter uma visão realista, nesse sentido de realismo, que não é também o absolutismo da realidade complexa, precisa ter a linguagem, o pensamento humano questionando isso. Hoje vc tem toda uma série de correntes que vivem num mundo puramente de palavras, simplesmente de jogos de palavras. Por isso que eu não gosto de Wittgenstein. Ele vê a realidade como jogo de palavras. Uma das fontes desse nominalismo atual é Wittgenstein."
Ernesto Araújo 
https://conspiratio3.blogspot.com/2019/03/entrevista-min-ernesto-araujo-denuncia.html
https://www.metapoliticabrasil.com/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário