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NÃO É FUNÇÃO DA MÍDIA FABRICAR A REALIDADE, mas tentar refletir a realidade, informar, e, fazendo isso, contribuir com mais elementos para que o consumidor componha seu mapa da realidade. Mas a mídia atual resolveu trair sua missão e manipular a mente de seus espectadores e leitores usando sua fé pública, a credibilidade que conquistaram. Eles controem a realidade fingindo que a noticiam.
Cristian Derosa explica:
Como a mídia de massa se tornou uma máquina de propaganda
"Em
primeiro lugar, nós confiamos neles porque sabemos que a verdade não é
um produto da invenção humana e, sendo assim, há a possibilidade do
homem acessar uma parte da realidade e relatá-la a outros homens que não
têm o mesmo acesso àquela porção do real. Dessa confiança depende nossa
orientação no mundo. No entanto, se soubéssemos o que se tem ensinado
nas faculdades de jornalismo a respeito da melhor prática jornalística
ou do valor da verdade na profissão, colocaríamos muitas sapas nesta
confiança e é possível que déssemos um uso bem menos digno ao papel dos
jornais. "
"O
motivo é que, ao longo das últimas décadas, a função informativa dos
jornais foi progressivamente substituída pela função TRANSFORMADORA de
sociedade. A comunicação tem por definição uma FUNÇÃO informativa e um
EFEITO transformador. Afinal, a difusão de fatos gera novos fatos. Mas
agora o efeito assume gradativamente o status de função essencial da
comunicação."
"A
transformação pode ser encarada como uma disciplina obrigatória a todos
os cursos, que se traveste muitas vezes de belas e humanitárias
intenções." "Grupos inspirados no antigo Clube de Roma, como Bilderberg,
Sociedade Fabiana, Fundações Ford, McArthur, Open Society, entre tantas
outras, encontraram um meio de financiar e orientar os estudos
científicos de relevância internacional durante o último século. Quase
tudo o que é dito e repetido nos meios de comunicação veio da mente de
meia dúzia de metacapitalistas seduzidos pela utopia da sociedade
socialista global, a chamada nova ordem mundial, que será erguida a
partir de uma sociedade fundada em assembleias onde serão promulgados
consensos que sirvam a interesses e conveniências, terminando por
sepultar a possibilidade de julgamentos fora do que é acordado pela
elite de governantes globais."
"A
mudança de função é tão profunda quanto imperceptível, já que, disposta
hegemonicamente tanto em teses acadêmicas como em notícias e opiniões,
vai tolhendo o consumidor em sua cognição até fazê-lo incapaz de
diferenciar a informação da pura manipulação."
”Já
desde o início do século XX, manuais e guias de transformação social são
distribuídos por empresas, fundações, ONGs e movimentos com o fim de
adestrar ativistas para a ação massiva de mudança gradativa dos valores
da sociedade mediante o debate, a guerra cultural, estratégias
semânticas ou técnicas psicológicas, como veremos neste livro. (...)
Diferenciar a mentira da verdade, embora seja uma das mais antigas
tarefas humanas - para não dizer essencialmente humana - implica hoje no
nível de nossa liberdade diante do mundo. A presente pesquisa é uma
tímida tentativa de colocar na mesa algumas iniciativas intelectuais e
políticas que tiveram a ambição ou o potencial de serem usadas para
domesticar a opinião pública. O principal acontecimento em redor do qual
gira este trabalho é o da mudança funcional do jornalismo e da mídia em
geral. O resultado cultural e histórico dessa mudança foi a
transferência dos critérios culturais para o campo da mídia, que passou a
determinar as prioridades práticas do público, incluindo a do meio
científico e acadêmico."
(Cristian Derosa, A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL - Como a mídia de massa se tornou uma máquina de propaganda)
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