Seguidores

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

OLAVO DE CARVALHO comenta invasão do Congresso dos EUA - A China manda em Biden

.

 

*

Ainda não entendo por que a verdade não se impõe. Por que os americanos e o mundo estão engolindo uma fraude óbvia? Estão aparelhados lá como aqui? As pessoas precisam REAGIR à altura! Condescender com o mal, fingir que ele não existe não acaba bem.  

Quem não se importa com a fraude ou concorda com ela está favorecendo psicopatas no poder. E quando eles tiverem todo o poder, a máquina de dominação sem escrúpulos continuará, cada vez mais, esmagando os bons (e até os maus) sem nenhum limite. É isto o que estão elegendo. Será que esse povo não sabe disso?

 *

Como diz ROGER SCRUTON, não é a veracidade do marxismo que explica a disposição dos intelectuais de acreditar nele, mas sim o poder que ele confere aos intelectuais e a suas tentativas de controlar o mundo. Já que é inútil persuadir uma pessoa por meio de argumentos racionais a abandonar uma coisa à qual não foi convencida a aderir racionalmente, podemos concluir que o marxismo deve seu extraordinário poder de sobreviver a toda crítica ao fato de não ser um sistema de pensamento que busca a verdade, mas o poder.  

*

Roger Scruton expõe um aspecto da manipulação intelectual esquerdista para pescar trouxas:

As boas teorias deveriam tomar o lugar das ruins, já que as boas são as que sobrevivem à refutação, e o sentido deveria tomar o lugar da falta de sentido, que não tem nada a nos dizer. Nas humanidades, porém, parece vigorar uma espécie de lei de Gresham: as teorias ruins substituem as boas, a falta de sentido substitui o sentido. Há várias explicações para esse fenômeno, algumas mais plausíveis que outras. O ponto importante é que a sobrevivência de uma teoria não depende de sua capacidade de permanecer irrefutável, mas de sua capacidade de tornar a refutação indesejável, impossível ou ambas as coisas. A refutação é indesejável quando a teoria está tão vinculada a uma posição política que se torna quase indistinguível dela; e é impossível quando a teoria está cercada por uma impenetrável muralha de nonsense.  

O jargão afetado e sem sentido é muito mais eficaz na propagação das opiniões de esquerda e progressistas que os argumentos bem fundamentados, pela simples razão de que as opiniões progressistas, quando afirmadas explicitamente, expõem-se a ser refutadas. O objetivo do jargão não é encontrar razões inovadoras para a oposição cultural, mas torná-la incontestável ao colocá-la além do debate racional.     (Extraído de "ARGUMENTOS PARA O CONSERVADORISMO", Roger Scruton) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário