Seguidores

sexta-feira, 29 de julho de 2022

MÁQUINAS E TÉCNICAS DO BOATO - JOSÉ CARLOS SEPÚLVEDA

.

 "Há uma técnica de fabricar e dar propulsão aos boatos, como para elaborar e por em circulação qualquer fator de publicidade: um slogan, um anúncio, um livro ou um jornal. O boato bem engendrado corresponde à psicologia de certas famílias de almas ou de certos setores da opinião. Ele dá corpo e palavra a prevenções vagas, ressentimentos difusos, ou impressões indefinidas. Uma vez lançado, ele encontra, esparsos aqui ou acolá, elementos dos quais muitos cercados da consideração geral, que por assim dizer o esperavam, e assim avidamente lhe dão crédito. Tais elementos, depois de degustar o boato, o disseminam, mais ou menos como — perdoe-nos o leitor a trivialidade da comparação — quem come cebola e lhe difunde o cheiro ao falar. E assim o forte hálito dos boateiros pode fazer com que, em uma nação inteira, o cheiro encebolado de uma mesma lorota se propague" (Plinio Corrêa de Oliveira, Extremismo de direita, cebolas e sapos alados, FSP, 28.12.1969) 

*

Quinze anos atrás, o desertor da SVR/KGB Sergei Tretyakov disse ao jornalista Pete Earley,
"Quero alertar os americanos. Como povo, você é muito ingênuo em relação à Rússia e suas intenções. Você acredita que porque a União Soviética não existe mais, a Rússia agora é sua amiga. Não é, e posso mostrar como o SVR está tentando destruir os EUA até hoje e ainda mais do que a KGB fez durante a Guerra Fria."
[x]  https://conspiratio3.blogspot.com/2022/07/phvox-promessa-russa-uniao-sovietica.html

*

ROUBAR VERDADES E DOAR MENTIRAS E DESTRUIÇÃO: estas são as atividades dos serviços secretos comunistas, ou seja, coleta de informações e Operações Ativas (OAS):

Os soviéticos conduzem dois tipos básicos de atividade de inteligência. O primeiro, classificado como uma função "passiva" ou de compilação de informações. O segundo tipo abrange operações secretas especiais, chamadas no linguajar comunista OAS. Estas são um elemento vital da política externa soviética.  

"Termos tais como 'guerra psicológica', 'penetração informal', 'ação secreta' ou 'truques sujos' refletem muitas características das OAS soviéticas, mas não todas."

"Como instrumento ofensivo da política externa soviética, as OAS destroem sistematicamente relações entre países, minam a credibilidade dos oponentes e influenciam políticas de governos estrangeiros" Elas incluem um amplo conjunto de operações secretas envolvendo desinformação, black propaganda, farsas, documentos falsificados, organizações de fachada, agentes de influência, chantagem e exploração de elites acadêmicas, científicas e econômicas, transmissões de mídias clandestinas, operações e ardis paramilitares, apoio a grupos de guerrilha, e atividades terroristas, sequestros e assassinatos.

Do livro KGB E A DESINFORMAÇÃO SOVIÉTICA, de Ladislav Bittman 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário