Seguidores

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

ARQUIVOS SOVIÉTICOS - UMA HISTÓRIA OCULTA DO MAL


Uma História oculta do Mal 

Uma História oculta do Mal

POR QUE NINGUÉM SE INTERESSA PELOS ARQUIVOS SOVIÉTICOS AINDA NÃO LIDOS?

Claire Berlinski

Embora Mikhail Gorbatchev seja idolatrado no Ocidente, os arquivos ainda não traduzidos sugerem uma figura muito mais sombria

Na consciência coletiva do mundo, a palavra "nazista" é um sinônimo do mal. É amplamente reconhecido que a ideologia dos nazistas - nacionalismo, anti-semitismo, o estado autárquico, o conceito do Führer - levou diretamente aos fornos de Auschwitz. Não se reconheceu tão bem, nem de longe, que o comunismo levou, de forma igualmente inexorável, em todas as partes do globo onde foi aplicado, a fome, tortura e campos de trabalho escravo. E nem é amplamente reconhecido que o comunismo foi responsável pela morte de uns 150 milhões de seres humanos durante o século 20. O mundo permanece inexplicavelmente indiferente e desinteressado a respeito da mais mortífera ideologia na história da humanidade.

Como prova desta indiferença, considere os arquivos soviéticos, que ninguém leu. Pavel Stroilov, um russo exilado em Londres, tem em seu computador 50 000 documentos super-secretos do Kremlin, ainda não traduzidos nem publicados, a maioria datando do final da Guerra Fria. Ele os roubou em 2003 e fugiu da Rússia. Muitos ainda se lembram de um tempo em que eles teriam valido milhões para a CIA eles certamente contam uma história do comunismo e seu colapso que o mundo precisa conhecer. E no entanto, ele não consegue encontrar ninguém que os recolha a uma biblioteca de reputação, publique-os ou financie sua tradução. Na verdade, ele não consegue encontrar ninguém que se tenha lá muito interesse neles.

E há o dissidente soviético Vladimir Bukovsky, que já passou 12 anos nas prisões, campos de trabalho e psikhushkas - hospitais psiquiátricos políticos - da URSS, após ser condenado por reproduzir literatura anti-soviética. Também ele posui uma enorme coleção de documentos roubados e contrabandeados dos arquivos do Comitê Central do Partido Comunista, os quais, como diz ele, "contêm as origens e os fins de todas as tragédias de nosso século sangrento." Estes documentos estão disponíveis online em bukovsky-archives.net*, mas a maioria não está traduzida. Eles estão desorganizados não há sumários não há um mecanismo de busca ou um índice. "Eu os ofereço de graça para os mais influentes jornais e periódicos do mundo, mas ninguém quer publicá-los," diz Bukovsky. "Os editores dão de ombros com indiferença: E daí? Quem liga para isso?”

Os originais da maioria dos documentos de Stroilov continuam nos arquivos do Kremlin, onde, como a maior parte dos documentos super-secretos do período pós-Stálin da União Soviética, eles continuam vetados ao público. Eles incluem, diz Stroilov, transcrições de quase todas as conversas entre Gorbachev e seus homólogos estrangeiros - centenas deles: um registro diplomático quase completo de uma era e que não está disponível em nenhum outro lugar. Há observações do Politburo anotadas por Georgy Shakhazarov, um assessor de Gorbachev, e pelo membro do Politburo Vadim Medvedev. Há o diário de Anatoly Chernyaev — o principal assessor de Gorbachev e vice-líder do órgão conhecido antigamente como o Comitern — o qual vai de 1972 até a queda do regime. Há relatórios dos anos 60 da autoria de Vadim Zagladin, vice-líder do Departamento Internacional do Comitê Central até 1987 e consultor de Gorbachev até 1991. Zagladin era tanto diplomata quanto espião, encarregado de coletar informações secretas, espalhar desinformação e promover a influência soviética.

Quando Gorbachev e seus assessores foram removidos do Kremlin, eles levaram consigo cópias não-autorizadas destes documentos. Os documentos foram escaneados e arquivados nos arquivos da Fundação Gorbachev, um dos primeiros think tanks da Rússia moderna, onde um punhado de pesquisadores simpáticos e selecionados tiveram acesso limitado a eles. Então, em 1999, a fundação abriu uma pequena parte do arquivo a pesquisadores independentes, incluindo Stroilov. As partes centrais da coleção permaneceram restritas os documentos só podiam ser copiados com a autorização por escrito do autor e Gorbachev recusava-se a autorizar quaisquer cópias que fossem. Mas havia uma falha na segurança da fundação, como Stroilov explicou para mim. Quando havia algo de errado com os computadores, como frequentemente ocorria, ele conseguia ver o responsável pela área de informática digitar a senha que dava acesso à rede da fundação. Lentamente e em segredo, Stroilov copiou o arquivo e o enviou para locais seguros em várias partes do mundo..

Na primeira vez em que ouvi falar dos documentos de Stroilov, perguntei-me se não seriam falsificações. Mas em 2006, tendo avaliado os documentos com a cooperação de proeminentes dissidentes soviéticos e espiões da época da Guerra Fria, alguns juízes britânicos concluíram que podia-se acreditar em Stroilov e deram aval a seu pedido de asilo político. Desde então a própria Fundação Gorbatchev reconhece a autenticidade dos documentos.

A história de Bukovsky é semelhante. Em 1992, o governo do presidente Boris Yeltsin o convidou para testemunhar na Corte Constitucional da Rússia, em um caso envolvendo a a constitucionalidade do Partido Comunista. O Arquivo do Estado Russo concedeu a Bukovsky acesso a seus documentos, para ele preparar seu testemunho. Usando um scanner manual, ele copiou milhares de documentos e os contrabandeou para o Ocidente.

O Estado Russo não pode processar Stroilov nem Bukovsky por quebra de direitos autorais, já que o material foi produzido pelo Partido Comunista e pela União Soviética, nenhum dos quais existe mais. Entretanto, se tivesse permanecido na Rússia, Stroilov acredita que poderia ter sido assediado judicialmente por revelar segredos de estado ou por traição. O historiador militar Igor Sutyagin está agora cumprindo 15 anos de prisão em um campo de trabalhos forçados pelo crime de coletar recortes de jornal e outros materiais de fontes abertas e mandá-los para uma empresa de consultoria britânica. O perigo que Stroilov e Bukovsky enfrentaram foi real e sério eles supuseram - ao menos é o que se imagina - que o mundo daria atenção àquilo pelo qual eles tinham arriscado tanto para conseguir.

Stroilov afirma que seus documentos "contam uma história completamente diferente sobre o fim da Guerra Fria. A visão 'geralmente aceita' da história daquele período consiste quase que inteiramente em mitos. Estes documentos são capazes de destruir cada um destes mitos." Será? Eu não saberia dizer. Eu não leio russo. Dos documentos de Stroilov, eu só vi os poucos que foram traduzidos para o inglês. Certamente, eles não devem ser tomados por seu valor de face eles foram, afinal de contas, escitos por comunistas. Mas a possibilidade de que Stroilov esteja correto certamente deveria causar grande curiosidade.

Os documentos, por exemplo, apresentam uma imagem muito mais sombria de Gorbachev do que a que se criou dele. Em um documento, ele ri com o Politburo da derrubada do vôo 007 da Korean Airlines pela URSS, em 1983 - um crime não só monstruoso, mas que pôs o mundo muito perto de um Armagedon nuclear. Estes minutos de uma entrevista com no Politburo, em 4 de outubro de 1989, são igualmente perturbadores:

Lukyanov informa que o número verdadeiro de vítimas na Praça da Paz Celestial foi de 3 000 pessoas.

Gorbachev: Temos que ser realistas. Eles, com nós, precisam se defender. Três mil... E daí?

E uma transcrição de uma conversa de Gorbachev com Hans-Jochen, líder do Partido Social-Democrata da Alemanha Ocidental, mostra Gorbachev defendendo as tropas russas no massacre de manifestantes pacíficos em Tiblisi, em 9 de abril de 1989.

Os documentos de Stroilov também contêm transcrições das discussões de Gorbachev com muitos líderes do Oriente Médio. Elas sugerem interessantes ligações entre a política soviética e tendências atuais da política externa russa. Eis aqui um trecho de uma conversa que está registrada como tendo ocorrido com o presidente sírio Hafez al-Assad, em 28 de abril de 1990:

H. ASSAD. Para pôr pressão sobre Israel, Bagdá teria que se aproximar de Damasco, porque o Iraque não tem fronteiras comuns com Israel...

M. S. GORBACHEV. Eu também acho...

H. ASSAD. A postura de Israel é diferente, porque a própria religião judaica afirma: a terra de Israel se expande do Nilo ao Eufrates e o seu retorno é uma predestinação divina.

M. S. GORBACHEV. Mas isto é racismo, cobinado com Messianismo!

H. ASSAD. Este é o tipo mais perigoso de racismo.

Não é preciso ser um sonhador para se perguntar se estas discussões podem ser relevantes para nossa compreensão da atual política Russa para uma região de permanente importância estratégica.

Há outros aspectos sob os quais a história que os documentos de Stroilov e Bukovsky contam não acabou. Eles sugerem, por exemplo, que os arquitetos do projeto da integração européia, bem como muitos dos líderes de alto escalão da União Européia, estavam inquietantemente próximos da URSS. Isto levanta questões importantes sobre a natureza da Europa atual - questões que podem ser colocadas, quando os americanos consideram a Europa como um modelo de política social ou quando eles buscam a cooperação diplomática européia em assuntos centrais de segurança nacional.

De acordo com os relatos de Zagladin, por exemplo, Kenneth Coates, que de 1989 a 1998 foi um representante britânico no Parlamento Europeu, procurou Zagladin em 9 de janeiro de 1990 para discutir que constituia uma verdadeira fusão gradual do Parlamento Europeu com o Soviet Supremo. Coates, diz Zagladin, explicou que "a criação de uma infraestrutura de cooperação entre os dois parlamento(s) ajudaria a isolar os direitistas no Parlamento Europeu (e na Europa), aqueles que estão interessados na queda da URSS." Coates trabalhou como presidente do Subcomitê de Direitos Humanos do Parlamento Eropeu, de 1992 a 1994. Como é que a Europa pode ter recebido conselhos de um homem que aparentemente desejava "isolar" os interessados na queda da URSS e procurou extender a influência soviética sobre a Europa?

Ou considere um relato sobre Francisco Fernández Ordóñez, que liderou a integração da Espanha à Comunidade Européia, enquanto era ministro do exterior. Em março de 1989, de acordo com estes documentos, ele explicou a Gorbachev que "o sucesso da perestroika significa só uma coisa — o sucesso da revolução socialista em condições atuais." Dezoito meses depois, Ordóñez disse a Gorbachev: "Eu sinto um nojo intelectual quando eu tenho que ler, por exemplo, trechos de documentos do ‘G7’ em que os problemas da democracia, da liberdade da personalidade humana e a ideologia da economia de mercado são colocados no mesmo nível. Como socialista, eu não posso aceitar umaa tal equação." O mais chocante talvez seja que a imprensa da Europa Oriental relatou que os documentos de Stroilov sugerem que [o presisente socialista francês] François Mitterran fez manobras juntamente com Gorbachev para assegurar que a Alemanha se unificaria como uma entidade socialista e neutra, sob um condomínio Franco-Soviético.

Os registros de Zagladin também observam que o ex-líder do Partido Trabalhista Britânico, Neil Kinnock, contatou Gorbachev - sem autorização, enquanto era líder da oposição - através de um emissário secreto, para discutir a possibilidade de freiar o programa Trident de mísseis nucleares do Reino Unido. O registro do encontro de alguns minutos entre Gorbachev e o emissário, o deputado Stuart Holland, é o seguinte:

Na opinião [de Holland], a União Soviética deveria estar muito interessada na liquidação dos 'Tridents', porque, além de outras coisas, o Ocidente - quer dizer, os Estados Unidos, a Grã-Bretanha e a França - teriam uma séria vantagemsobre a União Soviética, depois que o tratado START estivesse completo. Será preciso eliminar esta vantagem... Ao mesmo tempo, Holland observou que, é claro, nós pedemos pensar seriamente sobre a realização desta idéia se o Partido Trabalhista chegar ao poder. Ele disse que Thatcher... nunca concordaria com nenhuma redução do armamento nuclear.

Kinnock foi vice-presidente da Comissão Européia de 1999 a 2004 e sua esposa, Glenys, agora é a ministra da Grã-Bretanha para a Europa. Gerald Batten, membro do Partido da Independência do Reino Unido, comentou sobre a relevância do episódio: “Se o relato passado ao Sr.. Gorbachev for verdadeiro, isto significa que Lord Kinnock procurou um dos inimigos da Grã-Bretanha a fim de buscar aprovação em relação à política de defesa de seu pertido e, se ele tivesse sido eleito, da política de defesa da Grã-Bretanha," disse Batten ao Parlamento Europeu, em 1999. "Se este relato for verdadeiro, então Lord Kinnock seria culpado de traição."

Um caso semelhante é o da Baronesa Catherine Ashton, que agora é ministra do exterior da União Européia e foi tesoureira da Campanha da Grã-Bretanha pelo Desarmamento Nuclear entre 1980 e 1982. Os documentos oferecem provas de que esta organização recebeu "fundos não-identificados" da União Soviética durante os anos 80. Os documentos de Stroilov também sugerem que o governo do atual comissário espanhol da União Eruopéia para assuntos monetários, Joaquín Almunia, apoiou entusiasticamente o projeto soviético de unificar a Europa e a Alemanha em um "lar comum europeu" socialista e se opôs fortemente à independência dos estados bálticos e da Ucrânia.

Talvez você não se surpreenda ao ler que proeminentes políticos europeus tinham estas opiniões. Mas por que isto? É impossível imaginar que figuras que tivessem tido ligações tão estreitas com o Partido Nazista - ou que seja com a Ku Klux Klan ou com o regime do apartheid Sul-Afrinca — estariam nas posições mais elevadas na Europa de hoje. As regras são diferentes, aparentemente, para os companheiros de viagem comuninstas. "Nós temos hoje um partido socialista não-eleito administrando a Europa", Stroilov me disse. "Aposto que nem a KGB consegue acreditar."

E o que dizer da descrição de Zagladin de suas transações com nosso próprio vice-presidente atual em 1979?

De forma não-oficial, (o senador Joseph) Biden e o (senador Richard) Lugar diseram que, no final das contas, eles não estavam muito preocupados em resolver os problemas deste ou daquele cidadão tanto quanto estavam em mostrar ao público americano que eles de fato se importam com os "direitos humanos."... Em outras palavras, os interlocutores admitiram diretamente que o que está acontecendo é uma espécie de espetáculo, que eles não se importam em absoluto com o destino da maioria dos assim chamados dissidentes.

Espantosamente, o mundo mostrou muito pouco interesse pelos arquivos soviéticos, que ninguém leu. Este parágrafo sobre Biden é um bom exemplo. Stroilov e Bukovsky foram co-autores de um artigo sobre ele na revista online FrontPage de 10 de outubro de 2008 passou despercebido. Os americanos consideraram o episódio tão desinteressante nem os oponentes políticos de Biden tenteram transformá-lo em capital político. Imagine, se puder, o que deve ser ter passado os melhores anos de sua vida em um hospital psiquiátrico soviético só para depois saber que Joe Biden agora é vice-presidente dos Estados Unidos e que todo mundo está se lixando.

O livro de Bukovsky sobre a história que estes documentos contam, Jugement à Moscou, foi publicado em francês, russo e umas poucas outras línguas eslavas, mas não em inglês. A Random House comprou o manuscrito e nas palavras de Bukovsky, tentou "me obrigar a reescrever o livro inteiro a partir da perspectiva política esquerdista liberal." Bukovsky respondeu que "devido a certas peculiaridades de minha biografia, eu sou alérgico à censura política." O contrato foi cancelado, o livro nunca foi publicado em inglês e nenhum outro editor mostrou interesse nele. Ninguém tampouco quis publicar UERSS, um panfleto de Stroilov e Bukovsky sobre as raízes soviéticas da integração européia. Em 2004, um minúsculo editor britânico publicou uma versão abreviada do panfleto e ele, também, passou despercebido.

Stroilov tem uma longa lista de queixas sobre jornalistas que inicialmente mostraram interesse nos documentos, apenas para dizer a ele depois que os editores tinham declarado que a história era insignificante. Às vésperas da visita de Gorbachev à Alemanha para a celebração dos 20 anos da queda do Muro de Berlim, diz Stroilov, ele ofereceu à imprensa alemã os documentos que mostravam Gorbachev de pouco lisonjeira. Ninguém quis. Na França, notícias sobre os documentos mostrando Miterrand e Gorbachev para transformar a Alemanha em um estado cliente socialista motivaram alguns rumores de curiosidade e nada mais. A vasta coleção de Bukovsky sobre o patrocínio soviético do terrorismo, palestino ou não, em sua ampla maioria ainda não foi publicado. Stroilov diz que ele e Bukovsky procuraram Jonathan Brent, da Yale University Press, que possui um importante projeto ediorial sobre a história da Guerra Fria. Ele afirma que a princípio Brent ficou entusiasmado e pediu a ele que escrevesse um livro, baseado nos documentos, sobre a primeira Guerra do Golfo. Stroilov diz que escreveu os seis primeiros capítulos, despachou eles e nunca mais teve notícias de Brent, a pesar de lhe mandar e-mail em cima de e-mail. "Eu só posso especular a respeito do que tanto o apavorou naquele livro," Stroilov me diz.

Eu também perguntei a Brent e não recebi resposta. Isto não quer dizer nada as pessoas são ocupadas. Eu estou menos inclinado a acreditar em tentativas complexas de suprimir a verdade do que a crer em indiferença e em preocupações com outras coisas. Stroilov vê nestes eventos "um tipo de tabu, o vago princípio de que no sistema é melhor deixar deitados os cachorros adormecidos, não jogar pedras em um telhado de vidro e não falar de corda em casa de enforcado." Eu suspeito que seja algo ainda mais perturbador: ninguém liga mesmo.

“Eu sei que vai chegar o momento," diz Stroilov, "em que o mundo vai ter que olhar estes documentos com muito cuidado. Simplesmente não podemos escapar disto. Não podemos seguir adiante enquanto não encararmos o que aconteceu no século 20. Mesmo agora, não importa o quanto tentemos ignorar a história, todas estas questões volta e meia retornam.."

As questões volta e meia retornam, é verdade, mas poucos se lembram que eles já foram questionados e poucos se lembram como era a resposta. Ninguém fala muito sobre as vítimas do comunismo. Ninguém constrói memoriais às multidões assassinadas pelo Estado Soviético. (Em seu livro amplamente ignorado, A Century of Violence in Soviet Russia [Um século de violência na Rússia soviética], Alexander Yakovlev, o arquiteto da perestroika sob Gorbachev, coloca o número entre 30 e 35 milhões.)

De fato, muitos subscrevem os princípios essenciais da ideologia comunista. Políticos, acadêmicos, estudantes, até o taxista ocasional que é auto-didata ainda se opõe à propriedade privada. Muitos continuam encantados com as idéias de planejamento econômico central. Stálin, de acordo com as pesquisas de opinião, é uma das figuras históricas mais populares na Rússia. Um número nada desprezível de jovens em Istambul, onde eu vivo, se descreve orgulhosamente como comunista eu conheci pessoas assim no mundo inteiro, de Seattle a Calcutá.

Nós insistimos acertadamente na total desnazificação nós denunciamos violentamente os que agora tentam reviver a ideologia dos nazistas. Mas o mundo demonstra um perigoso fracasso em reconhecer a história monstruosa do comunismo. Estes documentos deveriam ser traduzidos. Eles deveriam ser recolhidos a uma biblioteca e cuidadosamente avaliados por estudiosos. Sobretudo, eles deveriam ser bem conhecidos por um público que parece ter se esquecido do que foi a União Soviética. Se eles contêm o que Stroilov e Bukovsky dizem - e todas as evidências sugerem que sim -, esta é a obrigação de qualquer um que se importe um mínimo com a hisória, a política externa e os muitos e muitos milhões de mortos.

Claire Berlinski, uma das editoras do City Journal, é uma jornalista americana que vive em Istambul. Ela é autora de : There Is No Alternative: Why Margaret Thatcher Matters [Não há escolha: porque Margareth Thatcher é importante]. Artigo Publicado no City Journal, Original: A Hidden History of Evil - Why doesn’t anyone care about the unread Soviet archives?. Tradução e links*: Dextra

http://www.heitordepaola.com/imprimir_materia.asp?id_materia=2313

****

O desertor da SVR/KGB Sergei Tretyakov disse ao jornalista Pete Earley,
"Quero alertar os americanos. Como povo, você é muito ingênuo em relação à Rússia e suas intenções. Você acredita que porque a União Soviética não existe mais, a Rússia agora é sua amiga. Não é, e posso mostrar como o SVR está tentando destruir os EUA até hoje e ainda mais do que a KGB fez durante a Guerra Fria."
[x]  https://jrnyquist.blog/2022/07/19/the-inversion-of-jordon-peterson/


CANAL HISTÓRIA HERÓICA - ARQUIVOS DA KGB
https://www.youtube.com/channel/UCiZoxp05rBA9wdBT2Gelzkg

Da Rússia, com terror - Jamie Glazov
http://www.midiasemmascara.org/artigos/movimento-revolucionario/14427-da-russia-com-terror.html

A ILUSÃO SUSTENTA O COMUNISMO
http://conspiratio3.blogspot.com.br/2016/01/a-ilusao-sustenta-o-comunismo.html



 

Um comentário:

  1. some muscle swallowed by some considerations that you give for that is like to have the stereotype Maxgain Advanced Formula that I was only for sure eyes nose can get big but I sing Somer'sguys in bar stars 1 I'm a pretty jacked you know yeah and their chilling this Mike pretty crazy Cossacks moments well the first things is what you.

    http://www.supracleanse350facts.org/maxgain-advanced-formula/

    ResponderExcluir