Seguidores

domingo, 28 de junho de 2020

OLAVO DE CARVALHO - Aula 524 27 06 2020 - ALTA CULTURA, DEUS, CRISTIANISMO, ISLAMIZAÇÃO DO OCIDENTE, REALIDADE, IDEOLOGIA, FILOSOFIA, TODO X PARTES, CONHECIMENTO, GUENON, EVOLA, SCHUON, GURDJIEFF,

.


O Cristianismo não é uma doutrina. A palavra de Deus não é algo que alguém pensou, ela é a realidade em si mesma. Os dez mandamentos não são uma série de deveres, mas de realidades. Quando Deus diz "Amar a Deus sobre todas as coisas", Ele não está dizendo que você deve amar a Deus sobre todas as coisas, Ele está falando que você AMA DEUS SOBRE TODAS AS COISAS, porque se você não ama Deus, você não ama mais nada.O amor a Deus determina todos os outros amores que você tem e é ele que infunde realidade ao seu amor. É difícil entender isto? Portanto isto não é propriamente um mandamento, Ele quer dizer como as coisas são, não como elas devem fazer.
https://youtu.be/S7U9-78a6sw?t=785

EXPERIÊNCIA DO REAL X OBJETOS ABSTRATIVOS
https://youtu.be/S7U9-78a6sw?t=1820

O QUE É IDEOLOGIA
É um conjunto de razões em favor de uma determinada política.  
https://youtu.be/S7U9-78a6sw?t=2390

MARXISMO ESTÁ ACIMA DA REALIDADE
https://youtu.be/S7U9-78a6sw?t=3405

SENSO CRÍTICO
https://youtu.be/S7U9-78a6sw?t=4014 

*
OLAVO DE CARVALHOA teoria de qualquer coisa é uma descrição do que essa coisa é, da sua natureza, modo de ser, estrutura, funcionamento, propriedades e lugar no conjunto da realidade acessível. Uma ideologia é a exposição sistemática dos argumentos em favor de determinada linha de ação política.
Eu tenho uma teoria política, o prof. Duguin tem uma ideologia.
Olavo de Carvalho O isentismo positivista com que o movimento de 1964 se suicidou e levou a esquerda ao poder por três décadas e meia vai repetir a cagada? O ódio tecnocrático ao confronto ideológico pode parecer bonitinho, mas SEMPRE ACABA FAVORECENDO SÓ À ESQUERDA.
A doutrina marxista vulgar segundo a qual todo pensamento é ideológico e a cultura é só ideologia, não é aceitável exceto como fingimento histérico que faz adeptos por meio da paralisia intelectual proveniente da exposição súbita a uma brutal contradição. O que caracteriza o pensamento ideológico é justamente submeter às exigências da ação política aquilo que em si mesmo é superior a toda política. Se não existissem princípios morais ou verdades científicas independentes da política, não seria possível deformá-los para que servissem à política, o que é precisamente a tarefa essencial do discurso ideológico.
Se tudo fosse ideológico, nenhum discurso ideológico teria a menor força persuasiva.
O problema com o discurso ideológico é que, em princípio, nenhuma política concreta pode encarnar satisfatoriamente uma doutrina moral, e por outro lado nenhuma política tem poder persuasivo se não inventa um jeito de ignorar essa dificuldade insanável.

OLAVO X DUGIN - Platão e Aristóteles e a Realidade objetiva https://youtu.be/ZpjwJ_jRpMo?t=5077
 
*
Gabriel Schaf - Olavo, quando você fala em ideologia, você está usando o termo no mesmo sentido atribuído pelo Voegelin: distorção da realidade através de símbolos que expressam uma alienação desta, resultando na criação de uma segunda realidade?
Olavo de Carvalho - Expliquei isso longamente no curso de Filosofia Política que dei na PUC do Paraná, e não me vejo capaz de resumir a coisa aqui. A palavra tem várias camadas de significado que entram em ação em diferentes contextos. 
https://medium.com/olavo-de-carvalho/o-essencial-e-quebrar-o-esquema-de-poder-98763fd0a63a

*

► Sobre o mundo dos princípios.
https://youtu.be/7xFFczZKszQ
 
Olavo de Carvalho Seminário de Filosofia Aula 3 1999
https://youtu.be/PavRgNwC_kg

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário