Seguidores

sábado, 2 de novembro de 2019

DEPUTADO CARLOS JORDY FALA SOBRE A CPMI das FAKE NEWS

.



Se depender da CPMI, a poderosa grande mídia pode produzir poderosas fake news à vontade, mas serão as redes sociais que as desmentem que vão ser punidas por produzirem ou repassarem fake news? Isso é ou não é o início da tirania sonhada por Lula?
*
Com fake news e tudo, nunca estivemos tão bem informados quanto agora que temos a Internet.
Fake news são um FALSO problema. Fake news são um problema quando há censura, quando há o controle da informação, que bloqueia sua triagem normal. E é por isso que a corja a deseja. Fake news causam algum problema quando produzidas pela imprensa, por autoridades, vindas de cima para baixo, mas O PROBLEMA REAL É A CENSURA. A censura é a causa da credibilidade das fake news porque impede sua correção.
Mentiras fazem parte da vida e podem ser desmascaradas, exceto se houver censura que só faz parte de ditaduras.


***


Até aqui, os ativistas pró-censura às redes sociais estiveram muito à vontade para empregar termos tais como “miliciano” e “milícia” de maneira vaga e provocadora. Mas agora chegou o momento de parar de brincar.
A partir de agora, os alvos da pecha caluniosa devem exigir uma definição objetiva de “milícia digital”. É uma analogia? Uma piadinha? A “milícia digital” tem algo a ver com a milícia stricto sensu? Ou seja, é uma organização criminosa?
1 de nov
Em caso afirmativo, qual o crime cometido pelos “milicianos digitais”? Quais as relações entre os membros da “quadrilha” (porque alguma deve haver)? De que forma eles recebem as “mensagens ditadas” pelo chefe, mensagens que devem “replicar”? Quais as provas materiais desse fato?
1 de nov
Quem elaborou a lista dos “suspeitos”? Com base em que trabalho “investigativo”? De onde vem a autoridade do autor - ou autores - dessa lista? Qual a relação do alcaguete (ou alcaguetes) com parlamentares da CPI?
1 de nov
Enfim, se a brincadeira for virar coisa séria, avisem. É com a gente mesmo. Ou realmente pensaram que iriam caluniar os outros impunemente, apenas por manter networking com o baixo clero do poder?
*
Flávio, eles não vão avisar. Deixar a coisa indefinida é a estratégia usual para gerar medidas concretas sem os fatos e os argumentos racionais.
*


Nenhum comentário:

Postar um comentário