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Teoria da Conspiração x Teoria da Mera Coincidência
Olavo de Carvalho | O PODER SECRETO
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OLAVO DE CARVALHO "INSUSPEITÍSSIMOS"
"Se você se interessa pelos rumos da política mundial, chega um dia em que tem de escolher entre compreender os fatos e continuar tentando parecer um sujeito normal e equilibrado. Normalidade e equilíbrio são coisas altamente desejáveis, mas um esforço exagerado para simular calma e ponderação quando na verdade você está perplexo e desorientado prova apenas que você é um neurótico incapaz de suportar suas próprias emoções. Como o calmante artificial mais popular consiste em negar as realidades perturbadoras, há muito tempo os estrategistas revolucionários e os engenheiros sociais a seu serviço já aprenderam a usá-lo como instrumento de controle da opinião pública. O truque é de um esquematismo espantoso: eles simplesmente adotam o curso de ação mais ousado, estranho, inesperado e inverossímil, e ao mesmo tempo estigmatizam como louco paranóico quem quer que diga que estão fazendo algo de anormal. De cada dez cidadãos, nove caem no engodo. A insegurança mesma da situação faz a maioria apegar-se a falsos símbolos convencionais de normalidade, sufocando os fatos estranhos sob o peso dos lugares-comuns consagrados e assim ajudando a tornar ilusoriamente secreto o que na verdade está à vista de todos.
Os exemplos de aplicação dessa estratégia
desde o início do século XX são tantos, que seu estudo bastaria para
constituir uma disciplina científica independente. Vou aqui citar apenas
um, cuja magnitude contrasta com a escassez de interesse geral em
conhecê-lo." https://olavodecarvalho.org/os-insuspeitissimos/
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O império das puras coincidências
As autoridades e a grande
mídia têm, por definição, o dom daquilo que se chama "fé pública":
expressam o que a sociedade e as pessoas de bem têm a obrigação de
acreditar. Quando, porém, os detentores da fé pública desafiam
reiteradamente o cálculo das probabilidades, quando o simples uso da
lógica se torna uma abominação e quase um crime, é evidente que se
atingiu aquele ponto em que o esquema partidário dominante já desfruta
da "autoridade onipresente e invisível de um mandamento divino, de um
imperativo categórico", que Antonio Gramsci descrevia como a situação
ideal para a mutação revolucionária da sociedade.
http://www.olavodecarvalho.org/semana/121122dc.html
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Por exemplo, usaram esse termo para qualificar as primeiras coisas que escrevi sobre o Foro de Sào Paulo, nas quais não havia teoria nenhuma, apenas uma notícia de extrema importância omitida por toda a mídia nacional, e nas quais aliás não se falava de nenhuma conspiração, que subentende segredo, e sim de reuniões públicas com atas oficias publicadas na internet. Foram os próprios luminares da mídia – aqueles que me acusavam de “teórico da conspiração” – que, escondendo a notícia, transformaram em segredo o que não o era originalmente e deram ares de conspiração a um fenômeno totalmente distinto. Conspiraram para fazer isso ou foi apenas uma conjunção fortuita de inépcias, cagaços e expectativas imaginárias? Não tenho a menor idéia.
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http://wpress.olavodecarvalho.org/teoria-da-pura-coincidencia/
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Num mundo em que as organizações criminosas como a máfia russa expandem por toda parte uma atmosfera de segredo e de conspiração, enquanto por outro lado vai se constituindo algo como um Estado mundial, ou ao menos uma polícia global para enfrentá-las, os fatores de desconfiança não tendem a se tornar incomparavelmente mais fortes que os fatores de confiança? Como você enfoca uma sociedade de confiança em escala mundial?
http://www.olavodecarvalho.org/textos/peyrefitte.htm
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Em defesa das teorias da conspiração (e porque o termo é um equívoco)
TRADUÇÃO GOOGLE do "In defence of conspiracy theories (and why the term is a misnomer)"
(...) É razoável supor que muitos dos pontos de vista que são agora descartados ou ridicularizados como teorias da conspiração serão, um dia, reconhecidas como sendo verdadeiras todo o tempo. De fato, o efeito líquido de termos como “teoria da conspiração” e “conspiracismo” é silenciar pessoas que são vítimas de conspiração, ou que (com ou sem razão) suspeitam que conspirações possam estar ocorrendo. Esses termos servem para reunir opinião respeitável de maneiras que atendam aos interesses dos poderosos.
Desde que o filósofo Sir Karl Popper popularizou a expressão na década de 1950 , as teorias da conspiração tiveram uma má reputação. Caracterizar uma crença como uma teoria da conspiração é implicar que ela é falsa. Mais do que isso, implica que as pessoas que aceitam essa crença, ou que querem investigar se é verdade, são irracionais.
Diante disso, é difícil de entender, afinal, as pessoas conspiram, ou seja, eles se envolvem em comportamentos secretos ou enganosos que são ilegais ou moralmente duvidosos. A conspiração é uma forma comum de comportamento humano em todas as culturas ao longo do tempo registrado, e sempre foi particularmente difundida na política.
Praticamente todos nós conspiramos o tempo todo, e algumas pessoas (como espiões) conspiram virtualmente o tempo todo. Dado que as pessoas conspiram, não pode haver nada de errado em acreditar que elas conspiram. Portanto, não pode haver nada de errado em acreditar em teorias da conspiração ou ser um teórico da conspiração.
Pensar nas teorias da conspiração como paradigmaticamente falsas e irracionais é como pensar a frenologia como um paradigma da teoria científica. Teorias de conspiração, como teorias científicas e virtualmente qualquer outra categoria de teoria, às vezes são verdadeiras, às vezes falsas, algumas vezes mantidas em bases racionais, às vezes não.
Mas buscar uma definição fixa do termo “teoria da conspiração” pode ser uma busca ociosa, uma vez que o problema real com o termo é que, embora não tenha um significado fixo, ele serve a uma função fixa. Uma nova inquisição?
(...)
Sempre que usamos os termos “teoria da conspiração”, “conspiração” ou “ideação conspiracional”, estamos implicando, mesmo que não pretendamos, que há algo errado em acreditar, querer investigar ou dar qualquer crédito a todos. à possibilidade de as pessoas estarem envolvidas em comportamento secreto ou enganoso.
Um efeito ruim desses termos é que eles contribuem para um ambiente político no qual é mais fácil para a conspiração prosperar à custa da abertura. Outro efeito ruim é que seu uso é uma injustiça para as pessoas que se caracterizam como teóricos da conspiração.
Seguindo a filósofa Miranda Fricker, podemos chamar isso de uma forma de “ injustiça testemunhal ”. Quando alguém afirma que uma conspiração ocorreu (especialmente quando é uma conspiração de pessoas ou instituições poderosas), a palavra dessa pessoa recebe automaticamente menos crédito do que deveria devido a um preconceito irracional associado às conotações pejorativas desses termos.
Texto completo:
http://theconversation.com/in-defence-of-conspiracy-theories-and-why-the-term-is-a-misnomer-101678
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O termo usado em 1938:
Graham, The "ConspiracyTheory" of the Fourteenth Amendment, 47 YALE L.J. 371 (1938).
https://digitalcommons.law.yale.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=3976&context=ylj
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Onde que a esquerda existe, conspirações são a regra. Por isso foram ocultadas sob o rótulo difamante de "teoria da conspiração". Como já
sabemos, apelar para a pressão coletivista difamante é uma das técnicas
de militância esquerdista.
Então, o termo "teoria da conspiração" é um rótulo irracional inventado por conspiradores para manter afastados de seus assuntos os abelhudos investigadores. A trama deve ter sido semelhante a que vivemos hoje.
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