Seguidores

domingo, 12 de julho de 2020

RICARDO ROVERAN - Leitura da Semana - 12/7

.

*
A LÓGICA LENINISTA DA EXCLUSÃO - "NÓS"X "ELES"

Do livro Vladimir Tismaneanu, O Diabo na História:
"Toda a tragédia do comunismo está dentro desta afirmação alucinante: a visão de uma elite superior cujos fins utópicos santificam os métodos mais bárbaros, a negação do direito à vida àqueles que são definidos como "parasitas e predadores degenerados", a desumanização deliberada das vítimas e o que Alain Besançon identificou corretamente como a perversidade ideológica no coração do pensamento totalitário: a falsificação da idéia do bem (la falsification du bien)."

*
"De acordo com a fórmula de Stalin, a crítica era o mesmo que oposição; a oposição inevitavelmente implicava conspiração; a conspiração significava traição. Algebricamente, portanto, a mais leve oposição ao regime ou a falha em reportar tal oposição era equivalente ao terrorismo". (Vladimir Tismaneanu, "O Diabo na História")

*
"Semelhante ao caso nazista, Castro aproveitou as listas de registrode armas de fogo estabelecidas pelo governo anterior. Uma vez que o ditador Fulgencio Batista foi deposto, os instintos  O governo Castro começou alvejando grupos revolucionários rivais, que lutaram contra o governo Batista, mas não eram afiliados comunistas. 
Então, o governo Castro ampliou a definição de "revolucionários rivais" para desarmar mais a população. Nos meses seguintes, as perseguições e fuzilamentos se multiplicaram. A censura foi instituída. Cuba jamais teria outra eleição livre até os dias de hoje. "
https://www.conteudojuridico.com.br/open-pdf/phpO3fO4j.pdf/consult/phpO3fO4j.pdf


*
"A própria noção de vigilância revolucionária lançou uma linha tênue entre a exclusão e a eliminação física. No ponto de radicalização da utopia revolucionária em ação, a obsessão de Lênin e Stálin (e outros ditadores comunistas) com a limpeza e purificação do "jardim humano", o foco do comunismo na excisão, metamorfoseou-se em extermínio."

*
"O cerne da matéria era que na União Soviética (assim como em outros regimes comunistas) a população estava organizada com base em critérios de exclusão e privações dos direitos civis de acordo com os imperativos ideológicos e tarefas do desenvolvimento estabelecidos pelo partido. (...) O princípio do eleito, que era o cerne do da teoria leninista do sujeito histórico realizando a utopia, refletiu-se nos direitos de cidadania."

*
"E, como mostraram Gerlach e Werth no caso da União Soviética, "quanto mais definida e precisa se tornava a ordem bolchevique sonhada, tanto maior o número dos que eram excluídos dela à força". Da mesma maneira, criaram "um mundo de inimigos", e por fim não havia nenhuma outra solução para a ameaça que esses inimigos imaginados apresentavam do que a aniquilação física total deles"."

*
"Concordo com o cientista político Pierre Hassner que, a despeito das diferenças entre stalinismo e nazismo, afirma que sua característica comum fundamental e definidora foi seu frenesi genocida.(...) Por outro lado, assim o stalinismo como o nazismo procuravam "inimigos objetivos" e operavam com noções de culpa coletiva, ou mesmo genética." (Vladimir Tismaneanu, O Diabo na História)

*
IDEOLOGIA DA EXCLUSÃO - O direito de perseguir e matar decorre do direito de condenar e demonizar adversários (inimigos) e, antes disso, de redefinir o que é bem e mal, certo e errado, verdade e mentira, com o aval da população manipulada e acovardada. O livro "O DESARMAMENTO DE HITLER" também aborda este processo e como as armas foram pretexto para leis draconianas, perda de direitos, perseguição,   e mais poder nas mãos de nazistas. Sem a manipulação e a supressão de informações, isto não seria possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário