.
*
O império das puras coincidências
As autoridades e a grande mídia têm, por definição, o dom daquilo que se chama "fé pública": expressam o que a sociedade e as pessoas de bem têm a obrigação de acreditar. Quando, porém, os detentores da fé pública desafiam reiteradamente o cálculo das probabilidades, quando o simples uso da lógica se torna uma abominação e quase um crime, é evidente que se atingiu aquele ponto em que o esquema partidário dominante já desfruta da "autoridade onipresente e invisível de um mandamento divino, de um imperativo categórico", que Antonio Gramsci descrevia como a situação ideal para a mutação revolucionária da sociedade.
http://www.olavodecarvalho.org/semana/121122dc.html
In defence of conspiracy theories (and why the term is a misnomer)
http://theconversation.com/in-defence-of-conspiracy-theories-and-why-the-term-is-a-misnomer-101678
*
OLAVO DE CARVALHO "INSUSPEITÍSSIMOS"
"Se você se interessa pelos rumos da política mundial, chega um dia em que tem de escolher entre compreender os fatos e continuar tentando parecer um sujeito normal e equilibrado. Normalidade e equilíbrio são coisas altamente desejáveis, mas um esforço exagerado para simular calma e ponderação quando na verdade você está perplexo e desorientado prova apenas que você é um neurótico incapaz de suportar suas próprias emoções. Como o calmante artificial mais popular consiste em negar as realidades perturbadoras, há muito tempo os estrategistas revolucionários e os engenheiros sociais a seu serviço já aprenderam a usá-lo como instrumento de controle da opinião pública. O truque é de um esquematismo espantoso: eles simplesmente adotam o curso de ação mais ousado, estranho, inesperado e inverossímil, e ao mesmo tempo estigmatizam como louco paranóico quem quer que diga que estão fazendo algo de anormal. De cada dez cidadãos, nove caem no engodo. A insegurança mesma da situação faz a maioria apegar-se a falsos símbolos convencionais de normalidade, sufocando os fatos estranhos sob o peso dos lugares-comuns consagrados e assim ajudando a tornar ilusoriamente secreto o que na verdade está à vista de todos.
Os exemplos de aplicação dessa estratégia
desde o início do século XX são tantos, que seu estudo bastaria para
constituir uma disciplina científica independente. Vou aqui citar apenas
um, cuja magnitude contrasta com a escassez de interesse geral em
conhecê-lo." https://olavodecarvalho.org/os-insuspeitissimos/
*
Mais em O QUE É TEORIA DA CONSPIRAÇÃO - TEORIA DA MERA COINCIDÊNCIA X TEORIA DA CONSPIRAÇÃO - OLAVO DE CARVALHO https://conspiratio3.blogspot.com/2019/05/teoria-da-conspiracao-x-teoria-da-mera.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário