Seguidores

Mostrando postagens com marcador OBJETIVIDADE. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador OBJETIVIDADE. Mostrar todas as postagens

sábado, 27 de janeiro de 2024

OLAVO DE CARVALHO - O Cenário Depois de Louis Lavelle - MUNDO OBJETIVO, O EU, PERCEPÇÃO, REALIDADE, SUBJETIVIDADE

 

 

*

Suprimida a Lei Natural, o comunismo desencadeia o mal sem limites:

Encíclica Divinis Redemptoris
Horrores do Comunismo na Espanha

"Não é esta ou aquela igreja destruída, este ou aquele convento arruinado; mas, onde quer que lhes foi possível, todos os templos, todos os claustros religiosos, e ainda quaisquer vestígios da religião cristã, posto que fossem monumentos insignes de arte e de ciência, tudo foi destruído até os fundamentos! E não se limitou o furor comunista a trucidar bispos e muitos milhares de sacerdotes, religiosos e religiosas, alvejando dum modo particular aqueles e aquelas que se ocupavam dos operários e dos pobres; mas fez um número muito maior de vítimas em leigos de todas as classes, que ainda agora vão sendo imolados em carnificinas coletivas, unicamente por professarem a fé cristã, ou ao menos por serem contrários ao ateísmo comunista. E esta horripilante mortandade é perpetrada com tal ódio e tais requintes de crueldade e selvajeria, que não se julgariam possíveis em nosso século.
Ninguém de são critério, quer seja simples particular, quer homem de Estado, cônscio da sua responsabilidade, ninguém absolutamente, repetimos, pode deixar de estremecer de sumo horror, se refletir que tudo quanto hoje está sucedendo na Espanha, pode amanhã repetir-se também em outras nações civilizadas.
Nem se pode asseverar que semelhantes atrocidades são conseqüências fatais de todas as grandes revoluções, como excessos esporádicos de exasperação, comuns a qualquer guerra: não, são frutos naturais do sistema, cuja estrutura não obedece a freio algum interno. Um freio é necessário ao homem, tanto individualmente como socialmente considerado; e é por isso que até os povos bárbaros reconheceram o vínculo da lei natural, esculpida por Deus na alma de cada homem. E, quando a observância dessa lei foi tida por todos como um dever sagrado, viram-se nações antigas atingir um tal esplendor de grandeza, que espanta, ainda mais até do que é razão, aqueles que só superficialmente compunham os documentos da história humana. Mas quando se arranca das mentes dos cidadãos a própria idéia de Deus, necessariamente os veremos precipitar-se na crueldade mais selvagem, e na ferocidade dos costumes."

 

 Wilfred Bion e o instinto da verdade  https://youtu.be/7YlHMihyoCE?list=UULF4exbIh1nMjnA1VgajEDIRA&t=959

*

A "PULSÃO INSTINTUAL DA VERDADE" - Por trás dessas suposições, está a crença de Bion (1965) de que a psique requer a verdade, da mesma forma que o soma requer alimento. Isto e sua concepção de "O" (que ele associa com a Verdade Absoluta sobre a Realidade Última da Circunstância bruta), e que ele também associa com elementos mentais não processados, transcendem o conceito de Freud da hegemonia do princípio da libido e o conceito de Klein da primazia do instinto de morte (1933) na vida mental inconsciente, postulando a atividade de um "instinto da verdade" (Bion, 1992 )  James S. Grotstein

“O ser humano, em outras palavras, é, na verdade, um indivíduo buscador da verdade e/ou evitador da verdade, e a psicopatologia (sintomas) reflete uma predisposição ao último, enquanto o estado saudável reflete o primeiro” (Grotstein)

"The human being, in other words, is really a truth-seeking and/or truth-avoiding individual, and psychopathology (symptoms) reflect a predisposition to the latter, while a healthy state reflects the former." James S. Grotstein

“Para Bion o inconsciente constituía um caldeirão fervente porque era a sede essencial da incerteza infinita, inefável que ele designava como O, seu sinal arbitrário, não saturado para a verdade Absoluta sobre a Realidade Última”
(Grotstein, 2010, p.143)  

*

"PERCEPÇÃO PASSIVA é tudo" https://youtu.be/NsSE0rnMpTQ?t=1530

Aluno - "Às vezes me acontece, ao ler alguma coisa, ao ouvir o senhor, compreender algo que eu já havia percebido de maneira difusa, imprecisa"
Olavo - Mas é precisamente disso que eu estou falando. Se você percebeu de maneira difusa e imprecisa não é porque é de maneira difusa e imprecisa, é porque você não prestou atenção suficiente naquilo que você mesmo estava percebendo. Então, vamos dizer, a única diferença que tem entre o aluno que tá começando agora e eu comecei antes é isso: eu estou observando essas coisas em mim mesmo há mais de 40 anos. Então, eu quando percebo alguma coisa de maneira vaga e difusa, eu não saio dali. Eu volto e volto e volto e volto e volto até saber exatamente o que foi que eu percebi. Tá entendendo? E deixo para exercer a análise crítica muito tempo depois. É isso que eu explico no texto da contemplação amorosa e em outros textos do mesmo teor, onde eu to dizendo que a percepção passiva é tudo. Ela é tudo, o resto é ... vamos dizer, fora disto só existe o que se chama atividade mental, a criação mental do ser humano. Mas se a nossa atividade de estudo é voltada, não para ideias ou palavras, mas para realidade da vida mesmo, então é claro que nós vamos ter que voltar a essas percepções até que elas nos digam, até que a linguagem adequada para falar delas apareça delas mesmas e você, evidentemente conforme o talento pessoal de cada um, isso pode tomar a forma digamos de uma expressão literária. Então, você vai ter uma espécie de matéria prima, uma expressão imediata da experiência. E pode ter, vamos dizer, uma exposição de segundo grau, que não está interessada tanto em expor a experiência como tal, mas em tirar conclusões sobre elas que ser possam ser úteis, que é exatamente o que eu tô fazendo. Então note bem, não diga que você tinha percebido de maneira difusa, diga o seguinte: eu não me lembro direito, eu percebi isso, mas eu não lembro direito. Parece difusa agora, mas se você voltar lá, você vai ver que aquilo era muito claro. Apenas você tem dois níveis de atenção, você tem esse nível contínuo, que é aquele onde funciona a percepção e imaginação, e tem o descontínuo que é o da atenção reflexiva, que reflete critica etc. Esta é descontínua, o primeiro é muito mais eficiente muito mais exato e muito mais
claro do que o segundo. nós achamos que o segundo é mais claro por quê? Porque nós temos o domínio mental dele, nós dominamos ali, embora seja descontínuo fomos nós mesmos que inventamos aqueles pensamentos. No primeiro no caso, você não tem domínio por quê? Porque você está percebendo a própria realidade e não foi você que inventou a realidade. Então a gente confunde esta sensação de poder e domínio com a clareza e nitidez. E não é. Estão entendendo? Isso aqui é básico, básico. As coisas mais importantes da vida você já percebeu em algum momento, você já sabe só que você sabe naquele nível contínuo que a sua atenção reflexiva, por ser descontínua, não consegue captar.  Então o que que tem que fazer? Tem que domar essa atenção reflexiva para que ela aprenda a, humildemente, a aceitar os dados daquilo que já foi percebido. 

*  *

O PERIGO REAL DA CENSURA 

A verdade desaparece sem a liberdade de buscá-la. O conhecimento deixa de existir sem a possibilidade de testá-lo ou debatê-lo plenamente. Todas as liberdades e direitos dependem da liberdade de expressão, são defendidos por ela e sem ela estão ameaçados. A censura danifica imensamente mais do que mentiras e os males que ela alega evitar. A censura é o que dá CREDIBILIDADE e longa vida à mentira porque impede o fact checking popular. O que se pode esperar dessa censura se os poderes que nos calam pela força não podem nos calar por argumentos? Se os mentirosos são os censores? O que eles já disseram sobre o risco abissal da censura? Da CONCENTRAÇÃO DE PODER nas mãos de quem controla a informação? Este, sim, é o maior perigo que a História já documentou. 

https://conspiratio3.blogspot.com/p/triagem-filtragem-confronto-de.html

*

 

TOTALITARISMO E IDEOLOGIA - VACLAV HAVEL "No sistema "pós-totalitário", portanto, viver dentro da verdade tem mais do que uma mera dimensão existencial (devolvendo a humanidade à sua natureza inerente), ou uma dimensão noética (revelando a realidade como ela é), ou uma dimensão moral (dando um exemplo para outros). Tem também uma dimensão política inequívoca. Se o principal pilar do sistema é viver uma mentira, então não é surpreendente que a ameaça fundamental ao mesmo seja viver a verdade. É por isso que deve ser reprimido mais severamente do que qualquer outra coisa." https://conspiratio3.blogspot.com/2023/11/tudo-e-politica.html

*

A mentira repetida mil vezes só vira "verdade" sem críticas e sem perguntas. Nenhuma outra opção deve emergir nas mentes. Eles sabem que a democracia se faz pelo debate livre, pela livre concorrência de ideias, pela busca da verdade. É ISTO o que elege os melhores. E este é o problema deles. O comunismo é um sistema psicopáticosem verdade e sem a liberdade de buscá-la. Onde só existe a voz dos censores. Vão ter de inventar uma democracia como aquela da Coréia do Norte.  https://conspiratio3.blogspot.com/p/triagem-filtragem-confronto-de.html

*

"O medo de enxergar o tamanho do mal já é sinal de submissão ao demônio." Olavo de Carvalho

"Quando se deixa de acreditar em Deus, passa-se a acreditar em qualquer coisa." G. K. Chesterton

RELATIVIZAR A VERDADE, ABSOLUTIZA A OPINIÃO. E aqueles que relativizam a verdade querem sua voz absolutizada.

REZE PELO BRASIL. REZE PELA VERDADE.

Ela está em perigo de extinção permanente, substituída por ideologias e pretextos. 

domingo, 29 de março de 2020

CONEXÃO CRÍTICA NACIONAL | 29 MAR 2020 - PAULO ENEAS TRAZENDO OBJETIVIDADE AO PROBLEMA CORONAVÍRUS - ATITUDES INSANAS DE MÍDIA, GOVERNADORES E PREFEITOS SE APOIAM EM CERTEZAS QUE NÃO EXISTEM

.


*
DISCURSO HIPNÓTICO DA MÍDIA E DECISÕES INSANAS DE GOVERNADORES SE APOIAM EM CERTEZAS QUE NÃO EXISTEM - Ao contrário de Paulo Eneas, acho que isso é praticado com plena consciência e de má fé.

VÍRUS CHINÊS: PERGUNTAS FUNDAMENTAIS QUE PRECISAM SER FEITAS E RESPONDIDAS
https://criticanacional.com.br/2020/03/29/virus-chines-perguntas-fundamentais-que-precisam-ser-feitas-e-respondidas/
por paulo eneas
A histeria e pânico criados em torno do vírus chinês serviram para ensejar o ambiente propício para o ataque que globalistas e comunistas estão promovendo contra as economias e contra as liberdades individuais no mundo ocidental. No Brasil, esse ataque veio complementado com a visível ruptura institucional que vem sendo provocada por governadores proto-ditadores a serviço do Partido Comunista Chinês.

Estes governadores, liderados pelo tucano João Doria, estão promovendo a destruição da economia de seus estados por meio da imposição ilegal de quarentenas horizontais e por meio da adoção de medidas igualmente inconstitucionais de cerceamento das liberdades individuais. Estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Pará e Goias estão hoje, objetivamente, à margem da Constituição Federal do Brasil.

Além disso, estes mesmos governadores deixam claro que não reconhecem a autoridade legitimamente constituída do Presidente da República, ao mesmo tempo em que afirmam submeterem-se à autoridade da OMS comandada por um marxista etíope que não é médico e que escondeu dados do início da pandemia na China por conta de suas excelentes relações com a ditadura comunista chinesa.

Perguntas que não foram feitas na hora certa O Brasil chegou rapidamente a um estado de anomia institucional, econômica e social por conta de uma histeria que conseguiu impor-se a partir de certas suposições que foram tomadas como líquidas e certas e inquestionáveis. Em nenhum momento jornalistas ou formadores de opinião e mesmo as lideranças políticas do campo da direita se dispuseram a questionar essas suposições.

Existem, portanto, várias perguntas que não foram feitas nem respondidas na hora certa e que, na ausência delas, contribuíram para criar um ambiente apocalíptico que serviu de esteio para a ação certeira dos globalistas e comunistas, visando literalmente destruir a economia nacional e dizimar parte do povo brasileiro. Algumas dessas perguntas listamos abaixo.

1) Qual tem sido a real pressão esperada sobre o sistema de saúde público e privado por conta do vírus chinês? Até a última quarta-feira (26/03) a informação oficial era de que havia 399 (trezentos e noventa e nove) pessoas internadas pelo vírus no País inteiro, metade em UTI e metade em enfermaria.

2) Esse número de internações exatamente um mês após o início do surto viral representa uma pressão real sobre o sistema de saúde? Ele corresponde ao padrão de internações de outros surtos virais? É possível com base nesse número de internações estimar qual será o máximo de internações esperadas para quando atingir-se o pico da contaminação?

3) Qual o significado efetivo do dado sobre pessoas contaminadas? Sabendo-se que maioria da população vai contaminar-se e autoimunizar-se sem ficar sintomática, o que o registro de “casos confirmados” está medindo de fato? Não faria mais sentido dizer que o sistema de saúde testou um número x pessoas, e que desse total um número y deu resultado negativo, e um número z deu positivo?

4) Suposição: Uma vez que não será possível fazer o teste em toda a população brasileira, esse número de casos confirmados indica na verdade, parcialmente, a capacidade do sistema de saúde em testar uma parcela da população, e não pode ser entendido como uma métrica para avaliar a propagação do vírus. Além disso, segundo o que afirmam os epidemiologistas, é mais realista assumir-se que possivelmente existem milhões de infectados no Brasil que não estão sintomáticos e nem ficarão.

5) A maioria da população brasileira está confinada em suas casas, entre elas estão pessoas saudáveis que supostamente não irão contaminar-se e consequentemente não irão desenvolver imunidade. Após o fim do confinamento, a não ser que se admita a hipótese irrealista de não haver mais ninguém infectado no País, estas pessoas saudáveis estarão vulneráveis e poderão contrair o vírus e espalhá-lo, dando início assim a um novo surto. Portanto, qual o sentido do ponto de vista profilático de fazer o confinamento?

6) O Brasil tinha até às 16h40min deste domingo (29/03) um total de 4.256 casos confirmados, segundo o Ministério da Saúde. Quanto desse total precisou de internação? Qual tem sido a taxa de internação em relação ao total de contaminados testados? Essa taxa é constante, cresce linearmente ou exponencialmente? Qual a projeção de internados ate o final da epidemia?

7) Suposição: admitindo-se o risco de uma pressão enorme no sistema de saúde, faria muito mais sentido manter a atividade econômica normal das pessoas saudáveis por meio do isolamento vertical, e o Governo promover um esforço de guerra para ampliação emergencial da capacidade do sistema de saúde para receber pessoas que precisem de tratamento. Os bilhões de reais que o governo vai gastar com renúncias fiscais e linhas de crédito para empresas além da ajuda direta aos necessitados, poderiam ser canalizados para a ampliação da capacidade do sistema de saúde.

As questões colocadas acima visam trazer alguma racionalidade ao ambiente nacional contaminado pelo vírus da histeria. São questões de natureza metodológica e de estratégia para o combate à epidemia. Entendemos que elas precisam ser avaliadas, ao mesmo tempo em que as recomendações do Ministério da Saúde devem continuar sendo seguidas.