Seguidores

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

ENTREVISTA COM UM CONSERVADOR - BRASILEIROS QUEREM DAR MAIS PODER AO ESTADO



Vamos viver e deixar viver

REVISTA VEJA
Edição: 1832 - 09/10/2014

(excerto)

O cientista político português João Pereira Coutinho de 38 anos considerado conservador, autor do livro Ideias Conservadoras faz uma análise sobre a política do Brasil em entrevista a revista Veja. Reproduzimos alguns aspectos.

Um político não é alguém com uma sabedoria especial capaz de conduzir toda uma sociedade rumo a um fim que ele considera ideal. Isso é uma crença primitiva. Um conservador autêntico não entende as coisas assim e sempre vai desconfiar daquele que está no governo, porque sabe que esse indivíduo está sujeito aos mesmos erros que qualquer um. O poder deve ser limitado. O Estado deve apenas garantir as condições mínimas para uma sociedade civilizada, e os cidadãos devem buscar seus fins de vida por sua conta e risco, falhando e acertando. Os ingleses têm uma expressão para isso: viver e deixar viver.

Ele explicita que as manifestações ocorridas no Brasil foram importantes só que em vez de os brasileiros protestarem pedindo que o governo os deixe em paz, eles passaram a exigir mais Estado, com mais poder. Por sua parte, as autoridades entenderam que era necessário fazer isso e os políticos voltaram-se para aqueles manifestantes e disseram: “Vamos cuidar de vocês, crianças”. Os brasileiros têm algo de paradoxa. Quando se pergunta a eles a opinião sobre os políticos, as respostas oscilam entre “corruptos” e“totalmente corruptos”. Seriam indivíduos “para lá da salvação”, como dizemos em Portugal. Apesar disso, os brasileiros cultivam a idéia de que é preciso aumentar a presença do Estado na vida das pessoas. Eles não têm dúvida do que os políticos e os partidos são corruptos e, ao mesmo tempo, querem lhes dar mais poder para influenciar a vida de todos os cidadãos.

As pesquisas de opinião mostram que a população brasileira quer que o Estado controle a Justiça (80%), o sistema de previdência (72%), a saúde (71%) e a educação (69%). Mais da metade gostaria que os bancos fossem estatais. A idéia corrente no Brasil parece ser a de que o governo é exercido por entidades celestiais, e não pelos mesmos políticos que os brasileiros consideram corruptos.

“Os brasileiros têm algo de paradoxal. Eles não têm dúvida de que os políticos e os partidos são corruptos e, ao mesmo tempo, querem lhes dar mais poder para influenciar a vida de todos os cidadãos”

Li os estatutos de vários deles. Não vi nenhum que poderia ser considerado de direita, no sentido mais nobre do termo. Nem o PSDB, nem o Democratas (DEM), nem o Partido Progressista (PP) poderiam ser tratados como tal. Todos eles nutrem uma visão patrimonialista da sociedade, que não separa o que é público do que é privado. Acham que o Estado é o agente principal da vida social, o pastor do rebanho, o salvador, o agente da redenção brasileira. Usam termos como “desigualdade” e “redistribuição de renda mais equitativa”, que são geneticamente de esquerda. A obsessão por esses termos é reveladora. Parece que apenas uma linguagem é permitida.

http://www.jornalmensageiro.com/materia.php?id=15847

O QUE É CONSERVADORISMO? ROGER SCRUTON
http://conspiratio3.blogspot.com.br/2017/05/conservadorismo-o-que-e-ser-conservador.html

MENTALIDADE REVOLUCIONÁRIA X CONSERVADORISMO - OLAVO DE CARVALHO
http://conspiratio3.blogspot.com.br/2017/03/mentalidade-revolucionaria-x.html

A DIREITA NASCEU DA SOCIEDADE, A ESQUERDA FOI TRAMADA - RODRIGO JUNGMANN
https://youtu.be/J_0fihiLuWw

*

O que me impressiona mais nos conservadores é um certo respeito pelo conhecimento, que implica num respeito pelo passado, pelas tradições, pela cultura acumulada e até pela sabedoria adquirida com o tempo pelos mais velhos. As outras posições já partem do pressuposto relativista que vc pode partir do zero e chegar, em tempo, a um resultado razoável. No caso dos socialistas, é o futuro e a imaginação o que realmente têm peso, sua metodologia despreza o conhecimento e a responsabilidade que o acompanha. Acho que assim que vc discerne, um mínimo que seja, a diferença essencial entre opinião e conhecimento, vc sai do relativismo e ingressa no caminho chamado conservador. Não é de um dia para o outro que isso se desenvolve, é uma conquista a cada passo em que se esclarece os fundamentos das idéias que orientam sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário