Seguidores

sábado, 14 de abril de 2018

NANDO MOURA - TRUMP ataca a SÍRIA!!! E Agora???



FELIPE G MARTINS Situações como estas são sempre delicadas e podem fugir do controle, mas estou razoavelmente seguro de que o ataque dos EUA à Síria será pontual e cirúrgico, destinado apenas a desmantelar as forças aéreas do país e sua habilidade de produzir e utilizar armas químicas.
Não parece haver ânimo nem motivação para algo que possa efetivamente ser chamado de guerra. O que está em curso é apenas a responsabilização de um regime incapaz de conter o uso de armas banidas em seu território; a responsabilização de um Estado que não se quer falido, mas que recorrentemente tem se demonstrado incapaz de controlar o que acontece dentro de suas fronteiras, gerando insegurança e instabilidade no sistema internacional.
Se essa ação pontual for mesmo o curso de ação escolhida, o Trump estará fazendo o que deve fazer e a apreensão de alguns se mostrará exagerada, independentemente de quem esteja por trás do uso das armas químicas -- mas se os ataques forem além disso (algo em que eu realmente não acredito), toda a apreensão será justificada.
https://www.facebook.com/filipe.garcia.5621/posts/1289172481227099

FELIPE G MARTINS Minha análise sobre a resposta do Trump ao uso de armas químicas na Síria foi publicada pela Gazeta do Povo, e uma porção de pessoas correu para me avisar que ela vai na contramão de tudo o que estão lendo por aí. Isso está longe de ser um problema. Eu também estava na contramão quando escrevi análises mostrando que o Trump seria eleito, que o Brexit seria aprovado, que os colombianos não votariam a favor de um acordo com as FARC ou quando disse qual seria o desfecho do plebiscito italiano e de uma porção de outros eventos. O forecasting pode ser contra-intuitivo, mas não deixem de ler, nem que seja para me xingar e atirar coisas em minha direção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário