Como funciona o golpe da falsa polícia federal?
Nesse tipo de golpe, pessoas com más intenções entram em contato com as vítimas por telefone, aplicativos de mensagens ou e-mail, alegando que elas estão sendo investigadas por crimes como lavagem de dinheiro, tráfico de drogas ou outros delitos.
Para dar credibilidade à farsa, os criminosos utilizam informações pessoais das vítimas, como nome completo, CPF, endereço e até mesmo dados bancários, que são obtidos ilegalmente.
A abordagem inicial geralmente é feita de forma intimidadora, com os criminosos se apresentando como policiais federais e informando que a vítima precisa colaborar com a investigação. Eles podem enviar documentos falsos com o brasão da República e outros elementos que simulam a autenticidade de um mandado judicial ou intimação.
Nesse sentido, os golpistas exigem que a vítima mantenha sigilo sobre a suposta investigação, indicando que não comentem o caso com familiares, amigos ou qualquer outra pessoa.
Sob pressão psicológica, a vítima é induzida a fazer transferências bancárias para contas sinalizadas pelos criminosos, sob o pretexto de que o dinheiro será usado para o processo judicial ou, ainda, para garantir a inocência.
Em alguns casos, os golpistas chegam a devolver pequenas quantias de dinheiro para a vítima, a fim de ganhar sua confiança e convencê-la a realizar transferências maiores. Após obterem o valor desejado, eles desaparecem.
Como se proteger do golpe da falsa polícia federal?
A prevenção é a melhor forma de evitar cair nesse tipo de golpe. Por isso, algumas dicas importantes para se proteger são:
Desconfie de ligações ou mensagens de pessoas que se identificam como policiais federais e exigem dinheiro ou informações pessoais. A polícia federal não entra em contato com cidadãos por telefone ou aplicativos de mensagem para solicitar dados bancários ou pagamentos;
Nunca forneça seus dados pessoais, como CPF, RG, endereço, número de conta bancária ou senha para desconhecidos – seja por telefone, e-mail ou aplicativos de mensagem;
Não clique em links suspeitos ou abra arquivos anexados em mensagens de remetentes desconhecidos. Esses links podem conter vírus ou programas maliciosos que roubam seus dados;
Verifique a veracidade das informações recebidas. Se você receber uma ligação ou mensagem de alguém que se identifica como policial federal, desligue o telefone e entre em contato com a polícia federal por meio dos canais oficiais (site, telefone ou delegacia);
Não se deixe intimidar pela pressão dos golpistas. Mantenha a calma e procure ajuda de familiares, amigos ou de um advogado de confiança antes de tomar qualquer decisão;
Alerte seus familiares e amigos sobre o golpe da falsa polícia federal. Compartilhe informações sobre como o golpe funciona e como se proteger para evitar que outras pessoas sejam vítimas.
https://www.bv.com.br/bv-inspira/orientacao-financeira/golpe-falsa-policia-federal
☠
Nenhum comentário:
Postar um comentário