Seguidores

domingo, 13 de outubro de 2019

DIVAS DA OPRESSÃO - MILITÂNCIA DE CRACHÁ E CPAC - FELIPE MOURA BRASIL DERRAPA NA MAIONESE

.


*
Revista Crusoé: O Jornalismo Investigativo Reduzido À Fofoca de Grupos de WhatsApp
(...)
A revista publicou hoje (11/10) em tom de alarde uma extensa matéria pretensamente “investigativa” informando de uma reunião de lideranças de grupos de direita e apoiadores do Presidente Bolsonaro, ocorrida em abril desse ano em São Paulo (SP). O jornalista que assina a matéria, Felipe Moura Brasil, não se preocupou em ouvir as pessoas por ele mencionadas na reportagem, como manda a boa prática jornalística.

Dentre os participantes da reunião, que foi um encontro privado em um fim de semana, estavam youtubers como Paula Marisa, dirigentes de movimentos conservadores e de direita como Edson Salomão, Pietro Dicenzo, Tatiana Sca, Camila Abdo, Ted Martins, Alex Melo, Carla do Vale, líderes de grupos de outros estados, além do editor do Crítica Nacional, Paulo Eneas, e o empresário e ativista e também colaborador e membro do conselho editorial deste jornal, Otávio Fakhoury.

O conteúdo da reportagem, assinada por Felipe Moura Brasil, beira ao patético devido às ilações apresentadas, evidenciando que Felipe Moura Brasil não aprendeu o be-a-bá das práticas elementares de jornalismos investigativo, pois:

a) Sugere que a reunião tenha sido secreta, o que obviamente é uma sandice, uma vez que o próprio Crítica Nacional publicou matéria no dia 09/04 intitulada Movimentos de Direita de Todo o País Articulam Apoio à Agenda Conservadora de Jair Bolsonaro, relatando a reunião e as discussões que foram travadas. Houvesse o diretor de jornalismo da Jovem Pan feito um trabalho correto de investigação jornalística, não rotularia o encontro como sendo secreto.

b) A matéria da Crusoé/Amiga/Contigo também publicou alguns áudios em que um dos organizadores tratam da organização do encontro. Em dos áudios, o caráter informal e não sigiloso do encontro ficou evidenciado pelo afirmação irônica feita por Otávio Fakhoury a respeito de uma “central de conspiração”.

c) Não estivesse Felipe Moura Brasil sofrendo de surtos episódicos de analfabetismo funcional, tamanho seu esforço de combater a direita raiz que historicamente apoiou e apoia o projeto político representado pelo Presidente Bolsonaro, ele teria tido discernimento para perceber o tom sarcástico e irônico da menção à “central de conspiração”, uma vez que ninguém anuncia a natureza de sua atividade conspiratória.

d) A menção leviana e mentirosa feita por Felipe Moura Brasil quanto ao uso de recursos públicos no evento receberá de nós o tratamento em separado pelas vias apropriadas. Por ora, fica aqui o desafio ao diretor de jornalismo da Jovem Pan para mostrar evidências do emprego de um único centavo sequer de recursos públicos na organização e realização do evento. A não ser que o jornalista seja desonesto o bastante com seu público para considerar uso de dinheiro público a participação, em um evento privado de fim de semana, de convidados que exercem cargos públicos.

A reportagem “investigativa” da Crusoé é o retrato mais acabado de um pseudo-jornalismo investigativo que, sem um objeto de investigação definido e pautado unicamente pela intenção de promover guerra política, reduziu-se a um clipping de mensagens vazadas de aplicativos de conversas privadas, o que coloca a revista no mesmo patamar ético do The Intercept.

E o fato de o jornalista Carlos Andreazza, um analista político que detém o recorde e a façanha de nunca ter acertado nenhuma de suas análises, ter rotulado a matéria da Crusoé de reportagem do ano, constitui-se no que pode ser chamado de um abraço de afogados. Pois nada como um “selo Andreazza” de qualidade para mostrar que o jornalismo investigativo de uma publicação está no mesmo nível das fofocas de uma Revista Amiga ou Contigo.

Artigo completo:
https://criticanacional.com.br/2019/10/11/revista-crusoe-o-jornalismo-investigativo-reduzido-a-fofoca-de-grupos-de-whatsapp

*
LEANDRO RUSCHEL - O @BlogDoPim fez longa matéria, se utilizando de supostas conversas privadas, para atacar quem ele chama de "milicianos bolsonaristas", com o claro objetivo de colocar tais pessoas na mesma condição de MAV's, numa espécie de vingança pessoal por ter sido criticado pela turma. 
 https://threadreaderapp.com/thread/1182697405612998656.html


*
Brasil & OCDE: A Mentira da Grande Imprensa Contundentemente Desmascarada 
https://criticanacional.com.br/2019/10/10/brasil-ocde-a-mentira-da-grande-imprensa-contundentemente-desmascarada/

Olavo de Carvalho A mentira grossa de que o presidente americano Donald Trump havia desistido de apoiar o ingresso do Brasil na OCDE foi muito mais do que banal "fake news". Foi uma tentativa deliberada, criminosa e macabra de criar uma crise diplomática giganteesca, trazendo para o Brasil um dano imensurável.. Foi uma tentativa de GOLPE DE ESTADO. Será que o governo e as Forças Armadas vão continuar fingindo não perceber a imensidão dos crimes que a mídia corrupta e comunista comete contra o país?

*
Bispo petista acusa fiéis em Aparecida
https://youtu.be/cWSiX4VnNRE
*

Nivaldo Cordeiro Hoje, ao acaso, folheei uma apostila de História para concursos. Fiquei pasmo. Lá ensina que a luta armada começou em 68 como resposta da esquerda ao AI-5. Na verdade, ela começou em 61 e o AI-5 foi resposta dos militares ao terrorismo da esquerda. Ainda está prevalecendo a narrativa mentirosa dos comunas.

É TUDO PLANEJADO?

Nenhum comentário:

Postar um comentário