Seguidores

sábado, 17 de agosto de 2024

OLAVO DE CARVALHO - A INSEGURANÇA SE TORNOU O ESTADO NATURAL DO BRASILEIRO - Vamos resgatar o Brasil -

 

TRANSCRIÇÃO PARCIAL

13:55 Então isso quer dizer que no Brasil pelo menos há três gerações as pessoas vêm nascendo, calculando uma Geração mais ou menos em 15 anos, as pessoas vêm nascendo e sendo jogadas dentro de um Panorama onde não tem nenhum fundo histórico, elas não sabem em que capítulo da história elas estão entrando, elas não sabem qual é o enredo do qual fazem parte e ninguém (alta cultura) lhes diz isso. Isso quer dizer: não só esse processo que eu descrevi, mas muitíssimos outros aconteceram como no filme Excalibur, né, quando o mago Merlin se transforma em dragão. E ele diz: a transformação tem que se dar no escuro e no meio da névoa para que ninguém perceba o que está acontecendo. Então isso quer dizer que houve um processo desse tipo e evidentemente isso tem literalmente um efeito mágico na cabeça das pessoas. Como elas não sabem o que estava acontecendo antes, elas não têm medida do que está acontecendo agora e, portanto, elas também não sabem qual é o papel delas próprias no no conjunto. Você não sabe qual é o enredo da história. Você é como um ator que fosse jogado de repente no meio do palco, sem que as pessoas lhe informassem se ali estão representando Hamlet e ou Rigoleto ou teatro grego ou qualquer outra coisa. Ou seja, você não sabe qual é o enredo, não sabe qual é seu papel, não sabe o que você deve dizer e não entende as respostas dos outros. Um dos efeitos mais óbvios disto é a total insegurança. Quer dizer, as pessoas não sabem o que a sociedade está exigindo delas, não sabem quais são as regras de conduta que as levarão ao sucesso ou ao fracasso, não sabem se estão agradando ou desagradando, não sabem se são aceitas ou não e resultado: vivem numa permanente insegurança, mas não sabem que isto é insegurança porque nunca estiveram, nunca sentiram outra coisa. Então a insegurança se tornou uma espécie de estado natural do brasileiro e, naturalmente, a busca de alívio, a busca de proteção, a busca de alguma coisa na qual você possa se agarrar é a preocupação mais constante que a gente observa nas presentes gerações. Então de modo geral são pessoas então, sem valores claros, sem caráter, sem coragem, sem fibra e nas últimas gerações o que a gente vê é um show de covardia como eu nunca esperei ver na minha vida. Para vocês terem ideia, (...) em meados dos anos 60, na minha geração, um sujeito covarde destoava horrivelmente e não era aceito, não era bem aceito. Por exemplo, numa briga de rua, se você fosse forte ou fosse fraco, se os seus amigos se metiam numa briga de rua, você tinha que ficar lá e apanhar junto com eles. se você não conseguir bater ninguém, pelo menos apanhar honradamente. Isso era normal para aqueles que se envolveram por exemplo em militância política, como eu mesmo e como muita gente fez. Então a exigência de coragem era muito maior, muito maior. eu me lembro que quando houve o golpe de 64, existia uma entidade chamada União Paulista dos Estudantes Secundários onde eram todos comunistas, evidentemente, e aquela entidade foi cercada pela polícia. E um amigo meu, se não me engano já falecido, chamado Maracajá Branquinho foi pelo muro de trás ludibriou a polícia, saltou o muro e roubou todo o arquivo para salvar de uma ameaça de prisão ou de repressão milhares de estudantes que ele nunca tinha visto na vida dele. Ninguém mandou ele fazer isso, ele simplesmente percebeu que a coisa ia acontecer, que havia um risco e foi lá e fez a coisa certa. Então, quando as pessoas estão inseguras e com medo, a preocupação de fazer a  coisa certa nunca aparece na mente delas. A primeira preocupação é assim como que eu vou me preservar? Ora, nós sabemos que o se preservar é impossível, que a vida é constituída de riscos o tempo todo. Então, quer dizer, fazer a coisa certa é possível, preservar-se não é possível. Tá certo? Então Aqueles que resolvem arriscar e fazer a coisa certa bom acabam fazendo alguma coisa 19:17 e adquirem ao longo da vida ao longo das 19:20 da sucessão dos seus atos Uma História e 19:24 um senso de identidade Hum então quando 19:27 pergunta Fulano quem é você eu sou o 19:29 cara que fez isto mais isto mais isto 19:31 mais isto mais isto mais isto mais isto 19:33 a resposta é contar uma história e essa 19:36 história é constituída dos seus feitos e 19:39 os feitos são aquelas coisas que você 19:42 fez em resposta à pergunta qual é a 19:45 coisa certa a fazer claro que dentro de 19:47 uma escala 19:50 eh que onde há muitas diferenças e 19:53 podendo ser até que a coisa certa não 19:56 fosse objetivamente aquela que você fez 19:58 mas foi aqu lhe Pareceu ser sinceramente 20:01 ser a coisa certa não é isto 20:10 eh então passados passado Quase meio 20:13 século 20:16 e nós observamos assim reações de 20:19 covardia como sendo quase obrigatórias 20:21 no Brasil de hoje eu digo bom alguma 20:23 coisa 20:24 aconteceu o que aconteceu 20:27 aconteceram inumeráveis processos 20:30 históricos sociais que não foram sequer 20:32 descritos não foram 20:34 conscientizados de modo que as novas 20:36 gerações entram no Panorama da 20:39 existência sem nenhum script Tá certo ou 20:44 seja você pode até rejeitar o script Mas 20:47 você tem que saber qual é o script que 20:48 você tá rejeitando se não existe 20:51 absolutamente nada bom então você pode 20:53 copiar modelos 20:55 fortuitos que você viu na televisão 20:57 naquela semana 21:01 e naquele momento aquilo vai lhe parecer 21:04 um papel que corresponde à 21:07 sua pessoa tá certo é a sua vida e que 21:10 faz um um um 21:14 sentido eu uma vez Conheci um rapaz em 21:16 São Paulo que fazia dois meses que ele 21:19 havia descoberto um negócio chamado Surf 21:21 E ele disse assim o surf é minha vida 21:24 ele disse que bom uma vida de dois meses 21:27 né né como é que você sabe né vamos ver 21:32 se passar 10 anos você vai dizer aquilo 21:34 foi a minha vida talve já ten largado 21:37 arrumou o emprego Largou o surf né Então 21:41 quer dizer você pode se apegar vamos 21:43 dizer a esses modelos de curta duração 21:46 hum modelos 21:48 passageiros Mas isso não vai aplacar o 21:51 seu temor não vai aplacar a sua 21:53 insegurança Tá certo 21:56 e não vai lhe dar nem nenhuma sensação 21:59 de ser 22:00 alguém 22:02 Hum quando você sente que você não é 22:05 ninguém então o desejo de ser alguém se 22:07 torna uma coisa 22:09 e dramática e 22:12 urgente mas você não sabe quem você quer 22:16 ser você não tem os modelos você não tem 22:18 os scripts você não tem um repertório de 22:21 escolhas Tá certo você só tem vamos 22:23 dizer uma coleção de pessoas que estão 22:25 tão incertas quanto você tá certo mas 22:28 que pelo número delas você imagina que 22:30 elas são mais fortes do que você você 22:32 tem uma coletividade Tá certo então o 22:36 desejo de ser aprovado por essa 22:38 coletividade o desejo de parecer 22:41 normal se torna uma verdadeira obsessão 22:44 neurótica e esta obsessão neurótica é 22:48 dizer o objetivo de vida de quase todos 22:50 os brasileiros da presente 22:52 geração Mas acontece o seguinte aquelas 22:54 pessoas perante as quais você está 22:56 tentando parecer que é algo uma coisa 22:59 primeiro lugar não estão interessado em 23:01 você de maneira alguma não é isto Então 23:04 você entra naquela dialética do tímido o 23:07 tímido entra numa festa e ele age como 23:11 se todo mundo estivesse prestando 23:12 atenção nele quando na verdade ninguém 23:14 está e este é precisamente o problema 23:17 Hum 23:19 então se estivessem prestando atenção em 23:22 você porque você alguma importância tem 23:24 para eles não para você 23:27 mesmo n É ISO mas como ninguém está 23:29 prestando atenção você sente um vazio em 23:32 torno Hum E neste vazio a necessidade de 23:37 ser aprovado pelos outros se torna ainda 23:39 mais intensa para você ter alguma 23:40 referência e saber o que fazer Então 23:43 isto aqui é um círculo vicioso que é 23:46 como né você amarrar a salsicha no rabo 23:49 do cachorro e ele vai ficar correndo 23:50 atrás da salsicha o resto da vida e não 23:52 vai 23:55 alcançar então eis por que o Brasil é 24:00 hoje o recordista mundial de casos de 24:04 depressão 24:06 hum se você falasse isso 30 anos atrás 24:09 seria impossível em épocas em que as 24:12 pessoas eram muito mais pobres em épocas 24:16 até em que havia menos liberdade 24:19 e havia menos oportunidades de emprego 24:22 etc as pessoas não eram tão 24:25 infelizes ao contrário 24:29 né turistas Viajantes né que vinham da 24:32 Europa dos Estados 24:35 Unidos sempre notavam que o brasileiro 24:37 em média era um povo muito feliz aliás 24:40 falei falei em surf eu conheci um 24:42 americano que era campeão mundial de 24:44 surf e que ele para escapar do serviço 24:47 militar ele saiu correndo dos Estados 24:49 Unidos e foi parar numa praia no Brasil 24:52 S tinha Gente Pobre nos 24:54 Caiçaras E ele disse eu nunca vi pessoal 24:57 tão alegre quanto aqueles 25:00 Hum você não pode mais dizer isso do 25:02 Brasil de 25:03 hoje se tornou real o país que era 25:05 alegre se tornou um campeão mundial de 25:10 depressão se você procurar algum estudo 25:13 sério de Por que isto aconteceu você só 25:16 vai encontrar respostas 25:18 estereotipadas por quê Porque essas 25:20 respostas são buscadas por estudiosos 25:24 que se atém aos métodos e conceitos da 25:27 sua ciência em particular 25:29 quando para você entender uma coisa 25:31 dessa você precisa uma amplitude de 25:33 informação que vai assim desde das 25:36 estatísticas até a compreensão as 25:38 mudanças de linguagem os estilos de 25:42 vestir etc etc ou seja você PR é um 25:44 verdadeiro Historiador para contar uma 25:45 coisa dessa e não um sociólogo formado 25:48 na PUC n ou um economista da fundação J 25:52 Vargas então quando aparece alguém 25:54 tentando diagnosticar qualquer coisa que 25:57 esteja acontecendo no no Brasil o 25:59 diagnóstico surpreende pela sua pobreza 26:02 pela sua estreiteza mental e pela sua 26:04 absoluta incapacidade de explicar o que 26:06 quer que 26:09 seja às vezes esta incapacidade é ainda 26:15 duplicada pela intervenção de 26:17 preconceitos ideológicos que já 26:19 determinam de antemão o tipo de causa 26:22 que o sujeito deve 26:24 encontrar n É ISO então 26:29 aí vamos dizer as distorções e as 26:31 fantasias não TM mais 26:33 limite Então quer dizer você tem por um 26:36 lado pessoas bem intencionadas mas sem o 26:39 aparelhamento intelectual necessário 26:41 para estudar aquilo que estão estudando 26:43 para investigar aqueles fenômenos que 26:45 estão estudando e por outro lado pessoas 26:47 que não querem investigar nada que 26:49 querem apenas produzir mais vamos dizer 26:53 um um reforço de imagem do seu partido 26:56 da sua facção né do seu o grupo de 26:59 referência então isso quer dizer que há 27:02 duas ou três gerações o Brasil tá 27:05 vivendo no escuro as pessoas não sabem o 27:07 que está acontecendo e não 27:09 entendem por 27:11 exemplo se você acompanhar o que 27:13 aconteceu na literatura 27:15 brasileira O Brasil é um país ficou 30 27:18 anos sem literatura superior isto nunca 27:22 aconteceu em nenhum país do 27:24 ocidente por mais pobre que 27:27 fosse Hum você vê que países que estão 27:30 vivendo na miséria atormentados por 27:33 guerras por epidemias etc etc justamente 27:37 aí a criação literária é uma reação do 27:40 espírito né onde você vê que alguns 27:44 indivíduos não se deixam submergir na 27:48 miséria geral e tentam reagir dentro da 27:51 da vamos dizer daquela pequena escala 27:53 onde elas têm algum poder falei Qual é o 27:55 meu poder bom meu poder é só o de 27:57 entender o que o que tá acontecendo e 27:59 eventualmente 28:01 representá-lo se você observar a riqueza 28:04 da literatura Soviética durante o século 28:06 X Tá certo ou a riqueza da literatura 28:09 que vem de tantos países da África e 28:12 você compara o que aconteceu no Brasil é 28:14 uma coisa de deixar você profundamente 28:18 envergonhado ou seja não aconteceram 28:20 coisas tão ruins no Brasil muita coisa 28:23 no Brasil melhorou https://youtu.be/LCac4YJokv4?t=835

Nenhum comentário:

Postar um comentário