O estudo mais clássico sobre o tema é do neurocientista americano Charles Nelson, realizado em orfanatos da Romênia, frios e paradoxalmente silenciosos. Nelson percebeu que os bebês. deitados sozinhos no berço por horas, raramente choravam e passavam a maior parte do tempo encarando um teto branco. Muitas vezes, balançavam as mãos na tentativa de estimular a si próprios. Alguns dos órfãos eram estrábicos, pois não foram estimulados a desenvolver a capacidade de seguir com os olhos nos primeiros anos de vida. Todas as crianças da instituição cumpriam a mesma rotina: acordavam às 6h30, cochilavam entre 13 e 15 horas e eram colocadas de volta na cama às 20 horas. As interações com adultos eram raras. "Fiquei de coração partido quando cheguei lá. É triste ver dezenas de crianças completamente abandonadas devido a um terrível experimento de engenharia social", disse Nelson a VEJA. Ele se refere às medidas impostas pelo ditador comunista Nicolae Ceausescu, deposto e morto em 1989. Em 1966, Ceausescu proibiu a contracepção, vetou os abortos e criou um imposto celibato — cobrado das famílias que tinham menos de três filhos. O objetivo da medida descabida era construir uma classe trabalhadora numerosa e leal. O resultado alcançado: 170000 crianças vivendo em orfanatos logo ao fim do regime. "As condições eram precárias. As crianças com problemas de desenvolvimento neurológico e doenças infecciosas ficavam em uma ala separada. e muitas vezes amarradas", diz Nelson. "Em outra, dezenas dividiam o mesmo espaço. Quase não tinham amor, carinho e atenção necessários a qualquer bebê."
Para avaliar o impacto desse tipo de cuidado no desenvolvimento infantil, o pesquisador americano acompanhou 136 crianças sem doenças, com idade entre 6 e 31 meses. Metade delas foi adotada ou voltou para a família biológica. A outra metade permaneceu no orfanato.
Existia ainda um grupo de controle composto de crianças que nunca haviam sido abandonadas. Foram estimados por meio de sensores a atividade cerebral, o desenvolvimento emocional e intelectual, a linguagem e a saúde mental. Os resultados se mostraram desoladores. Os órfãos tinham QI cerca de 30 pontos abaixo, uma média de 70 pontos ante os 100 dos que nunca tinham ido para uma instituição. Apresentavam maior incidência de doenças mentais, 56% contra 14%, respectivamente. As crianças das instituições sorriam menos e respondiam pouco à interação social. A capacidade delas de criar laços afetivos também era menor, e sua atividade cerebral tinha reduções significativas. A pesquisa de Nelson demonstrou também que as crianças retiradas dos orfanatos antes de completar 2 anos apresentaram melhores resultados do que aquelas que saíram mais tarde. "Esse estudo fornece a melhor evidência já obtida de que os primeiros anos de vida constituem um período crucial, no qual uma criança precisa receber estímulos, contato emocional e físico. Caso contrário, o desenvolvimento será bloqueado", afirma Nelson.
Embora o cérebro consiga se adaptar e mudar ao longo da vida. essa capacidade diminui gradativamente à medida que o tempo passa. O esforço fisiológico para aprender uma nova atividade é muito maior depois da segunda década de vida do que aos 10 anos e exponencialmente maior quando comparado aos três primeiros anos. Por isso, deve-se investir na construção de habilidades cognitivas, sociais e emocionais o mais cedo possível. Calcula-se que, a cada dólar investido nos primeiros anos de vida, haja uma economia de pelo menos 9 dólares com gastos em saúde mais à frente. "Como regra, qualquer situação adversa que acontece nos primeiros anos de vida é pior do que a que acontece depois", diz Nelson. Entendida a partitura da sinfonia pueril e belíssima dos primeiros anos, a ciência agora busca encontrar mecanismos psicológicos e químicos, por meio de terapias e medicamentos, para dar uma segunda chance ao cérebro dos adultos que foram bebês apresentados à vida de modo torto, sem estimulação, sem cores e sem carinho.
Reportagem completa:
http://www.abradilan.com.br/index.php?m=noticiaFE&id_noticia=561
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ISTOÉ – Você começou a estudar as crianças nos orfanatos romenos em 2000. A pesquisa continua?
Charles Nelson – Sim. Quando começamos, elas eram
bebês de seis meses a dois anos. Agora estão com cerca de 12, e estamos
terminando de processar os dados coletados mais recentemente. Esperamos
vê-las de novo quando elas começarem a completar 15 anos.
ISTOÉ – As crianças continuam nas instituições ou foram adotadas?
Nelson – O estudo abrange 136 crianças, de seis
orfanatos. Metade, ou seja, 68, foi encaminhada para famílias adotivas
temporárias. Uma pequena parte foi devolvida a suas famílias biológicas e
algumas poucas foram adotadas permanentemente. A outra metade continuou
nas instituições. Também temos um grupo que controla 72 crianças que
sempre viveram com suas famílias, para comparação.
ISTOÉ – Esse processo de institucionalização das crianças começou durante o governo comunista. Qual era o objetivo?
Nelson - Quando o líder comunista Nicolae
Ceauşescu assumiu o poder, em 1965, começou um grande experimento de
engenharia social. O governo criou uma série de políticas para aumentar a
população do país e fortalecer a nação, como tornar ilegal o aborto e
qualquer método contraceptivo e cobrar taxas de casais que tinham menos
de três filhos. Além disso, convenceu as famílias de que o Estado
poderia criar seus filhos com mais competência, e construiu instituições
para abrigar essas crianças. Os pais sentiam-se confortáveis em deixar
seus filhos nos orfanatos. As famílias tinham muitas crianças e não
conseguiam cuidar delas. Então davam para o Estado criar. O país chegou a
ter 170.000 crianças “órfãs”.
ISTOÉ – E depois do fim do regime comunista, em 1989, esses orfanatos continuaram existindo?
Nelson – Sim. Em parte porque a cultura se
manteve, os pais sentiam-se confortáveis em mandar seus filhos para as
instituições. Isso começou a mudar em 2002, quando apresentamos os
primeiros resultados do nosso estudo. As famílias começaram a se sentir
envergonhadas quando mostramos que as crianças que colocamos em lares
adotivos temporários estavam se desenvolvendo muito melhor. Isso, e mais
a pressão da União Europeia, levou ao fechamento de várias
instituições, ao aumento da quantidade de lares adotivos e a medidas
para desencorajar as famílias a abandonarem suas crianças.
ISTOÉ – Você
já declarou que a experiência de conhecer esses orfanatos foi horrível,
porque viu muitas crianças com problemas de desenvolvimento, nanismo,
estrabismo, e até amarradas a camas. O que te impressionou mais?
Nelson – Não sei nem por onde começar. Quando você
vê crianças com distúrbios neurológicos, epilepsia, ou outros problemas
cerebrais, é de partir o coração. Mas essas doenças acontecem por
acidente, infelizmente. Erros durante ou depois da concepção acontecem. O
que é desolador, no caso dessas instituições, é que esses problemas
foram provocados nessas crianças. Eram bebês normais, que foram
abandonados por suas famílias e criados por pessoas que não as queriam.
Não foi um acidente da natureza, foi uma tragédia infligida a eles. Foi
muito triste ver como elas se desenvolveram mal, ver crianças com QI
muito baixo, muito pequenas, que não conseguem conviver bem com outras
pessoas e que não têm ninguém que as ame. E também foi triste ver
crianças com deficiências físicas severas que não recebiam nenhum tipo
de tratamento, que eram praticamente abandonadas para morrer. As coisas
melhoraram desde então, mas ainda não estão muito boas.
ISTOÉ – Esses problemas de crescimento foram causados por má nutrição ou foi por outros fatores?
Nelson – Não foram por causa de desnutrição.
Acreditamos que foi por algo que chamamos de “nanismo psicossocial”. Em
condições de negligência severa, o cérebro para de produzir o hormônio
do crescimento. Crianças nessa situação perdem cerca de um mês de
desenvolvimento para cada um ou dois meses de negligência. Em minha
primeira visita, vi um bebê que parecia recém-nascido, mas depois me
disseram que ele já tinha um ano de idade. Crianças que hoje têm 12 anos
têm a altura de uma de seis ou sete. Elas também têm atrasos no
desenvolvimento da linguagem, QI muito baixo; cérebros atrofiados e
problemas psiquiátricos graves, como ansiedade e transtorno de déficit
de atenção. E muitas são o que chamamos de “indiscriminadamente
amigáveis”. Podem se sentar no colo de um estranho e até ir embora com
ele. Isso acontece porque elas nunca desenvolveram uma relação com
ninguém que se importava com elas, é um mecanismo de compensação, uma
maneira de conseguirem atenção, porque nunca ninguém prestou atenção
nelas.
ISTOÉ – E as famílias não sabiam como seus filhos estavam sendo tratados?
Nelson – Não. No regime comunista, o que contava
era o coletivo, não o individual. Quando começamos nossa pesquisa, muita
gente dizia que estávamos perdendo nosso tempo, porque as pessoas
confiavam que o governo cuidava melhor das crianças do que elas.
Geralmente os bebês abandonados vinham de famílias muito pobres, eram
filhos de mães solteiras ou tinham nascido com problemas de saúde.
Muitas pessoas no país dizem que nem sabiam da existência desses
orfanatos, porque o governo controlava a mídia.
ISTOÉ – Mas os pais nunca visitavam as crianças? Não percebiam que elas não eram bem tratadas?
Nelson – Alguns visitavam. E achamos que era até
pior, pois a criança passava a saber que tinha uma família que não a
queria. Nós questionamos pais e mães, e eles disseram acreditar que os
filhos não estavam se desenvolvendo bem porque eram deficientes. Esse
era o argumento usado pelas instituições. Essas pessoas acreditavam que
não faria diferença se colocássemos as crianças em lares adotivos. Mas,
quando fizemos isso, elas melhoraram. Então a população começou a
repensar o sistema.
ISTOÉ – E as crianças que foram para os lares adotivos estão em melhores condições?
Nelson – Enquanto grupo sim, mas as que estão em
melhores condições são as que foram encaminhadas antes dos dois anos de
idade. Esse é um período sensível. Certas experiências precisam ocorrer
em um determinado período de vida para que o desenvolvimento proceda
normalmente. Em nosso estudo, descobrimos que, se as crianças são
colocadas nos lares adotivos antes dos dois anos, em média, elas
conseguem desenvolver o QI, a linguagem e laços de afeto. Para as mais
velhas, não houve melhoria, elas estão semelhantes às que ficaram nas
instituição.
ISTOÉ – E por que esse período dos dois anos é tão crítico?
Nelson – Uma das regras que regem o cérebro é que
ele depende de experiências para se desenvolver. O cérebro espera essas
vivências para completar seu progresso. Se há uma lacuna nessas
experiências, esse avanço sai dos trilhos. Nos primeiros anos de vida há
um rápido desenvolvimento cerebral. Não que não haja uma evolução
depois disso, mas, se pararmos para analisar, muitas de nossas
habilidades básicas como andar, falar e pensar são criadas na primeira
infância. Desde 2003, tornou-se proibido internar crianças abaixo de
dois anos nas instituições na Romênia, a não ser que elas sejam
deficientes.
ISTOÉ – E quanto ao problema de estrabismo que vocês observaram nas crianças. Qual a causa dele?
Nelson – Não chegamos a estudar esse fenômeno
formalmente. O que observamos é que cerca de 10% das crianças nas
instituições eram vesgas. Por exemplo, se segurarmos um dedo em frente
ao nosso rosto e o movermos, os olhos vão acompanhar. Essa habilidade é
criada com a prática. Nas primeiras semanas de vida, os bebês treinam o
olhar observando o rosto da mãe ou objetos da casa. Nos orfanatos, as
crianças ficavam deitadas em seus berços, olhando para o teto branco.
Não havia informação para elas praticarem esses movimentos dos olhos.
Como resultado, os músculos se enfraquecem. Se a criança passar de dois
ou três anos, fica muito difícil reverter essa condição. Lamento não ter
pesquisado melhor esse problema, mas em um estudo como esse é preciso
definir um foco e algumas coisas acabam sendo deixadas de lado.
ISTOÉ – O senhor disse que os orfanatos romenos melhoraram desde que o estudo começou. Que mudanças foram colocadas em prática?
Nelson – O governo começou a criar formatos
diferentes, como os “lares grupais”. Em vez de montar instituições com
centenas de crianças, eles colocam cinco ou seis delas em “apartamentos
sociais”, com alguns cuidadores. Provavelmente elas estão em melhores
condições do que nos orfanatos, mas não tão bem quanto as que foram para
os lares adotivos. Mas ninguém estudou esse sistema para comprovar que é
melhor. E os cuidadores não investem tanto esforço, eles agem como
babás, não como pais. E outro problema é que os pais dos lares adotivos
não estão sendo treinados pelo governo para realizar atividades de
desenvolvimento com as crianças.
ISTOÉ – E as crianças mais velhas, continuam sendo mandadas para orfanatos?
Nelson – O que aconteceu foi o seguinte, quando o
governo proibiu a internação de crianças abaixo de dois anos, começou
também a fechar instituições e investir mais em lares adotivos. Mas, de
alguns anos para cá, com a recessão econômica, o governo diminuiu esse
investimento e voltou a colocar as crianças nos orfanatos. Não sabemos
dizer por que muitos pais continuam a abandonar seus filhos. Há famílias
pobres no mundo todo que não entregam suas crianças para adoção.
Soubemos que, até quatro ou cinco anos atrás, a taxa de abandono
infantil era igual à de 20 anos atrás. Agora parece que a situação está
melhorando, já que o governo começou a promover políticas de incentivo
para que os pais mantenham os filhos.
ISTOÉ – Vocês chegaram a repetir esse estudo em instituições de outros países?
Nelson – Ainda não, mas temos um projeto no Chile.
E, como vou para o Brasil no mês que vem para realizar outro trabalho, o
Centro para Estudos sobre a América Latina de Harvard está tentando
levantar informações sobre o número de crianças institucionalizadas no
país. Podemos considerar uma pesquisa no futuro. Sei que o Brasil têm
muitas crianças vivendo na pobreza e morando na rua, mas não sei como é a
questão do abandono infantil. No Chile há uma lei horrível que
determina que crianças abandonadas podem ser colocadas em lares
temporários, mas a família que as acolhe não pode adotá-las
permanentemente, então elas pulam de uma casa para a outra.
Charles Nelson"As crianças não tinham quem as amasse"
http://www.istoe.com.br/assuntos/entrevista/detalhe/315997_AS+CRIANCAS+NAO+TINHAM+QUEM+AS+AMASSE+
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Do ponto de vista do desenvolvimento global da criança, percebe-se que as relações afetivas entre mãe e bebê ganharam destaque e existem vários autores que se dedicaram ao estudo da relação mãe-bebê. As primeiras pesquisas que visavam compreender de forma mais profunda o binômio mãe-filho tiveram origem após o término da Segunda Guerra Mundial. Nesse momento, as crianças órfãs, ou as abandonadas pelas mães, foram usadas como objeto de estudo. Na época, verificou-se que a ausência materna provocava distúrbios em diversas áreas da vida da criança. Trabalhando em um orfanato perto dos Estados Unidos, Spitz (1958) observou que os bebês que eram alimentados e vestidos, mas quase não recebiam afeto, nem eram segurados no colo ou embalados, apresentavam uma síndrome que ele denominou de hospitalismo. Eles apresentavam dificuldades no seu desenvolvimento físico, tinham o rosto vazio de expressão, tinham insônia, faltava-lhes apetite, não ganhavam peso e, aos poucos, iam perdendo interesse por se relacionar, o que na maioria das vezes os levava ao óbito.
Assim se afirmou que a ausência das relações objetais, causada pela carência afetiva, detém o desenvolvimento em todos os setores da personalidade. Quando existe carência das relações objetais fica impossível a descarga de impulsos agressivos naturais, então o bebê volta a agressão para si mesmo, se negando a assimilar a comida, se tornando vítima da insônia. Mais tarde, estas crianças atacam a si próprios, dando cabeçadas contra a parede, arrancando tufos de cabelo, etc. Spitz descreveu o resultado da ausência dos pais e do afeto como fator determinante no desenvolvimento com prognóstico reservado.
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O "HOSPITALISMO" DE RENÉ SPITZ
https://sites.google.com/site/lacospsychelogos/vvv/psicopatologia/a-psicpatologia-e-os-autores---pagina-principal/rene-spitz---hospitalismo
EXPERIMENTO PITESTI
https://conspiratio3.blogspot.com/2020/02/experimento-de-pitesti.html
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