Seguidores

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

CHINA TEM 2 MILHÕES DE CENSORES DA INTERNET



A China tem 2 milhões de pessoas vigiando a internet, contingente maior que o das Forças Armadas do país.

O número, divulgado pelo jornal estatal "Beijing News", oferece uma rara pista para dimensionar o exército secreto usado pelo governo para controlar e censurar a rede.

Descritos pelo jornal como "analistas de opinião", os vigilantes da rede são empregados pelo Estado e por empresas comerciais para filtrar o que é publicado em sites, blogs e microblogs, como o popular Sina Weibo, a versão chinesa do Twitter, com milhões de assinantes.

Com a imprensa sob controle total do Estado, a internet transformou-se num dos raros canais para os chineses criticarem o governo.

Além disso, blogs têm sido usados com frequência para revelar ações impróprias ou ilegais de autoridades.

A reportagem do "Beijing News" também dá uma ideia de como trabalham os "analistas de opinião". Sem especificar onde ele atua, o jornal cita o caso de Tang Xiaotao, contratado há menos de seis meses.

"Ele passa o dia na frente do computador e, por meio de um aplicativo, vigia as palavras escolhidas pelos clientes", diz o relato. "Em seguida, monitora opiniões negativas relativas aos clientes e faz relatórios".

BATALHÃO

O batalhão de censores está prestes a aumentar, afirma o jornal. O governo organizará na próxima semana um treinamento para monitores em oito módulos, que ensinará a "analisar, julgar mensagens on-line e lidar com situações de crise".

Caso seja verdadeiro, o número de vigilantes citado pelo "Beijing News" supera em muito o contingente militar da China, que totaliza 1,48 milhão de soldados.

No jargão dos internautas, os monitores são chamados de "wu mao" (5 centavos, em mandarim), pela quantia que receberiam do governo toda vez que apagam um comentário negativo ou publicam algum positivo.

O governo chinês raramente dá detalhes de seu amplo e sofisticado sistema de monitoramento da internet.

Mas a rapidez com que mensagens são apagadas já fazia supor que há um exército de censores em ação. Segundo números oficiais, a China tem 564 milhões de usuários de internet.


Ng Han Guan/Associated Press
Usuários em cibercafé em Pequim; na tela, advertência sobre o uso inapropriado da rede
Usuários em cibercafé em Pequim; na tela, advertência sobre o uso inapropriado da rede

CINCO MINUTOS

Em um estudo feito no início do ano, dois cientistas da computação norte-americanos, Jed Crandall e Dan Wallach, concluíram que uma mensagem indesejada publicada na internet chinesa pode levar apenas cinco minutos para ser deletada --e no máximo, 24 horas.

O governo chinês apertou o cerco à liberdade na internet recentemente, com a aprovação de uma lei contra rumores na rede. Caso uma mensagem considerada ofensiva seja vista por 5.000 pessoas, o autor pode ser punido com prisão.

Um levantamento divulgado há poucos dias pela ONG norte-americana Freedom House posiciona a China entre os países com menor liberdade na internet, entre 60 analisados. O país só ficou à frente de Cuba e Irã.

Qual o maior serviço secreto do mundo?
http://youtu.be/Bf5NUOKr0Uo     

Cláudio Cajado (DEM) quer calar a internet
http://youtu.be/fk-bqNBMprA

Cidinha Campos (PDT) quer prender blogueiro (CENSURADO)
http://youtu.be/w0IMextDWCc

MINISTÉRIO PÚBLICO PEDE A PRISÃO DO BLOGUEIRO RICARDO GAMA
http://ricardo-gama.blogspot.com.br/2013/07/ninisterio-publico-pediu-hoje-prisao-do.html

*
 A INTERNET VAI BEM, MAS É A PEDRA NO SAPATO DOS TOTALITÁRIOS. DEMOCRACIA PRECISA DE TRANSPARENCIA E DITADURA PRECISA DE OPACIDADE - MARCO CIVIL NA INTERNET
*
 RELATÓRIOS DO GOOGLE SOBRE PEDIDOS DE CENSURA
*
STOP TPP! Parceria Trans-Pacífico
*
 EDWARD SNOWDEN E A ESPIONAGEM DOS EUA COMO PRETEXTO PARA CONTROLAR A INTERNET - PRS
 *
 CENSURA NA INTERNET 
*
GOVERNO TEM PRESSA PARA CONTROLAR A INTERNET - DE NOVO! - MARCO CIVIL NÃO! http://marcocivilnao.com/
*
CONTROLE E MAIS CONTROLE - CUIDADO! - CENSURA DA INTERNET E ANIMAIS CHIPADOS OBRIGATORIAMENTE
*
 JUSTIÇA PROIBE OFENSAS A DEPUTADOS NA INTERNET
*
 GOOGLE SABE O QUE VOCÊ ESTEVE PENSANDO - ELE CONHECE VOCÊ MELHOR QUE VOCÊ MESMO
*
PT SONHA COM CONTROLE DA MÍDIA
*
O QUE É MAV - MILITÃNCIA EM AMBIENTES VIRTUAIS ?
http://conspiratio3.blogspot.com.br/2013/11/o-que-e-mav-militancia-em-ambientes.html
http://gracanopaisdasmaravilhas.blogspot.com.br/2013/12/nucleos-de-militancia-em-ambientes.html

RECEBIDO POR EMAIL:
De: contato@brasilpelavida.org
Enviada: Domingo, 17 de Novembro de 2013
Assunto: Reaja Contra o Marco Civil Regulatório na Internet
lgbrasilpelavida_400

Nesta semana nosso boletim traz muitas novidades e exigirá a participação de todos.
1.  Estamos lançando uma campanha de envio de mensagens aos deputados federais pedindo-lhes que não aprovem o Marco Civil regulatório da Internet. É um projeto de lei que visa a limitar sua liberdade de se expressar e de reagir contra os erros e males do mundo de hoje, como os desatinos do governo em suas leis e propostas absurdas. Isso não podemos tolerar. Clique aqui para ver que passo o Brasil está prestes a tomar. Será a implantação de uma ditadura no "território" virtual?

2. O Cel Paes de Lira gravou o programa A Voz do Brasil pela Vida desta semana e comenta sobretudo o atentado sacrílego contra a Catedral de Mar del Plata, na Argentina, na sequência de atos de cristianofobia. Clique aqui e assista. 
3. O IPCO - Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, e outras Associações convidaram, a vir ao Brasil, o Prof. Roberto de Mattei, autor do livro "O Concílio Vaticano II - Uma história jameis escrita", no qual descreve a participação intensa nos bastidores do Concílio, de brasileiros conservadores e brasileiros de esquerda. V. precisa conhecer o que ele tem a dizer sobre os 50 anos depois do concílio. Clique aqui, escolha sua cidade e faça sua inscrição. As vagas são limitadas.

Atenciosamente
Diogo Waki
Coordenador Nacional de O Brasil pela Vida

 NOTA: Você está recebendo esta mensagem pois seu e-mail está cadastrado para receber Informativos da Campanha Brasil pela Vida ( www.brasilpelavida.org ).

 

  “O Google sabe o que você estava pensando”, diz Assange

Nenhum comentário:

Postar um comentário