GULAG por Danzig Baldaev
Texto traduzido e enviado pelo leitor Jest:
"Estas representações horríveis de vida
no sistema penal soviético são uma mistura perturbadora de facto e de
alegoria, escreve Roland Elliott Brown.
Nascido em 1925 em Ulan-Ude, o buriata
Danzig Baldaev era filho de um etnógrafo que foi preso nas purgas
estalinistas, acusado de ser um “inimigo do povo”. Cresceu em um
orfanato para os filhos dos “membros de famílias dos traidores da
pátria” e mais tarde foi forçado, como ele descreveu, pela NKVD a
trabalhar como carcereiro na prisão Kresty em Leningrado (São
Petersburgo). Em 1988 ele publicou um álbum gráfico, classificado por
alguns como “pornografia sádica”, que dedicou à Alexander Solzhenitsyn.
Baldaev não era um pornógrafo, em
qualquer sentido convencional, mas foi, no entanto, inundado por
pornografia, pois ele foi cercado pelo sadismo pornográfico que
caracteriza – às vezes por design, por vezes, por padrão - a máquina
punitiva soviética. Um antropólogo amador sem qualquer educação formal,
Baldaev lutou para dissecar em papel o sistema que o moldou e da qual
ele foi cúmplice.
Seus desenhos e descrições abalam a
nossa imaginação: mulheres nuas e magras, tão desperdiçadas pela fome e
trabalho que os seus úteros têm prolapso, alinhadas perante o médico do
campo de concentração, debaixo de um dos ditames de Lenine: “Aquele que
não trabalha, não come”; um professor universitário sem roupa é amarrado
e sodomizado pelos seus guardas; na página mais nauseante, uma jovem
mulher que se recusou os avanços sexuais de guardas é amarrada em cima
de um formigueiro com um tubo inserido na vagina...
Os leitores podem perguntar se as
ilustrações do Baldaev são precisos documentos de atrocidades ou foram
concebidos como a propaganda anti-soviética. A resposta é: os editores
do seu livro corroboraram de um modo convincente muitas de suas
representações com os testemunhos paralelos da literatura soviética
sobre o GULAG. Embora seja necessário saber que os “inimigos do povo”
foram submetidos a formas revoltantes de tortura e humilhação, alguém
pode perguntar: os interesses da história de alguma forma foram servidos
pela imagem da mulher com as formigas na sua vagina?
No entanto (os desenhos do Baldaev) não
são a obra de uma testemunha passiva, nem são produtos da imaginação.
Eles são uma arte boa, mas carregam a mácula de sua escolha entre
autoridade e a vitimização. Seria uma ingenuidade julgá-lo estando em
posição de segurança e conforto. Baldaev ousou apenas odiar e
testemunhar os crimes do sistema, sem nunca confronta-lo. A terrível
verdade que Baldaev identificou – para muitos intermediários e serviçais
o GULAG tinha os seus prazeres desprezíveis, a verdade que não poderia
permanecer enterrada para sempre. Enquanto os seus desenhos poderiam ter
o aliviado um pouco, eles também ajudaram aos seus superiores garantir a
sua submissão.
Fonte:
http://www.guardian.co.uk/world/2010/oct/17/drawings-gulag-danzig-baldaev-review
Ver todos 43 desenhos originais do Baldaev:
http://trinixy.ru/64803-risunki-iz-gulaga-danziga-balaeva-polnaya-versiya.html "
http://darussia.blogspot.com.br/2012/07/gulag-por-danzig-baldaev.html
*
http://delinks.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário