Seguidores

sábado, 27 de outubro de 2018

FIM DA APURAÇÃO SECRETA E FISCALIZAÇÃO DA CONTAGEM DOS VOTOS : Conquista de Jair Bolsonaro 27/10/2018

Fim da Apuração Secreta & Fiscalização Da Contagem Dos Votos: Conquista de Jair Bolsonaro 27/10/2018

por paulo eneas

A coligação de Jair Bolsonaro entrou com pedido no TSE exigindo que apuração dos votos, realizada numa sala-cofre do tribunal, seja acompanhada e fiscalizada por representantes das duas candidaturas que disputam o segundo turno das eleições. O pedido foi feito na sexta-feira usando como argumento central a ilegalidade de um processo de apuração secreta.

A legislação eleitoral regula em detalhes o processo eleitoral, mas não diz em lugar algum que a apuração dos votos será secreta, pois tal determinação seria claramente inconstitucional. A apuração secreta sem fiscalização por parte dos candidatos e eleitores não possui amparo legal algum, como apontamos no artigo  Apuração Secreta É Inaceitável: Devemos Exigir Escrutínio Público Dos Votos publicado em 15/10 e que pode ser visto neste link .

A presidente do TSE, Ministra Rosa Weber, atendeu o pedido de Jair Bolsonaro e autorizou que a apuração desse domingo seja acompanhada e fiscalizada por representantes de ambos os candidatos. A presidente da corte convidou também representantes de outros partidos a acompanhar a apuração, embora não tenha deixado claro se esse convite estende-se à fiscalização efetiva da totalização nacional na sala-cofre do tribunal.

O fim da apuração secreta é a mais importante demanda que deveria ter sido abraçada pela sociedade civil para estas eleições. Independentemente do sistema de votação, eletrônica ou por cédula, é na transparência ou não da apuração dos votos que reside a confiabilidade, ou falta dela, de um processo eleitoral que se pretende democrático.

A decisão de hoje do TSE minimiza em parte o problema da confiabilidade do sistema eleitoral, mas não o resolve integralmente uma vez que a auditabilidade dos votos continua impraticável por conta da ausência do mecanismo de impressão. Por conta disso, uma das agendas nacionais mais importantes a partir do ano que vem será a reformulação de nosso sistema eleitoral.

O sistema eleitoral brasileiro precisa ser reformulado com a adotação de um sistema de votação plenamente auditável, e com a separação das funções de organização e julgamento do pleito, funções hoje indevidamente concentradas na justiça eleitoral, que justamente por isso deverá também ser reformulada nas suas prerrogativas e atribuições. #CriticaNacional #TrueNews #RealNews


https://criticanacional.com.br/2018/10/27/fim-da-apuracao-secreta-fiscalizacao-da-contagem-dos-votos-conquista-de-jair-bolsonaro/

ABSURDO! A Rosa Weber "permitiu"? Queria ver se ela não permitisse. APURAÇÃO SECRETA É ILEGAL E ILÓGICA. Essas apurações deveriam ser feitas num palco, televisionadas e gravadas por todos os lados. Por que mudaram isso? 






SEJA UM FISCAL DO JAIR
https://fiscaisdojair.com.br/


ELEIÇÃO SECRETA
.


.


*
 PORTAL “TRANSPARÊNCIA ELEITORAL”, O MAIS COMPLETO CENTRO DE INFORMAÇÕES E HISTÓRIA DO PROCESSO ELEITORAL BRASILEIRO FOI RETIRADO DO AR POR ORDEM JUDICIAL, ACUSADO DE PRODUZIR “FAKENEWS” http://convergencias.org.br/crime-portal-transparencia-eleitoral-e-vitima-de-censura/

DILMA ELECTION IN 2014 - Only 23 people witnessed the presidential election
https://conspiratio3.blogspot.com/2018/02/dilma-election-in-2014-only-23-people.html

"Sim, houve fraude no primeiro turno, porque matematicamente seria impossível termos o resultado de 46%, uma vez que no primeiro boletim do TSE nós tínhamos 60% das urnas apuradas no Nordeste, 10% no Sudeste e o Jair já tinha 49% dos votos. Sendo que quando o Sudeste apurou os 100%, com uma vitória acachapante, e o Nordeste também chegou aos 100%, o Jair desceu ... não faz sentido nenhum isso." 
Carla Zambelli  
https://youtu.be/siDPgrxdctk

Nenhum comentário:

Postar um comentário