Seguidores

quinta-feira, 30 de abril de 2020

PROMETAM SER - OLAVO DE CARVALHO

    
Olavo de Carvalho
8 h
Taiguara Fernandes de Sousa:
As três lições mais importantes que eu aprendi com o Professor Olavo de Carvalho, aniversariante de hoje (gloriosos 73 anos!), foram as seguintes:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
1) PROMETAM SER: não adianta fingir algo e não ser, mas também não adianta ser um zé-mané -- é preciso PROMETER SER mais do que você é hoje, mais do que essa loucura tenebrosa que tira a alegria de tantos. Promessa é garantia de realidade futura, da qual você já é proprietário hoje -- você precisa ser proprietário do seu amanhã, do seu ser-sempre-mais-verdadeiro, num heroísmo diário para vencer a tentação das imitações baratas e da falta de personalidade -- enfim, sendo a pessoa que Deus realmente criou, à imagem e à semelhança Dele.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
2) NÃO EXISTE FORÇA MAIOR QUE A DA PERSONALIDADE: quando você promete ser, você JÁ É MAIOR -- aquela mediocridade que o mundo impõe como um dever, essa coisa de que todos devemos ser uns bobinhos idiotas e controlados, isso já ficou para trás. Mas, lembre: a promessa é diária. Deus não pede menos de você. Isso acaba se tornando a força que move a personalidade e que faz de você alguém disposto ao heroísmo da Verdade -- os obstáculos da confusão reinante já não são mais um limite.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
3) O AMOR À VERDADE É A CHAVE DE TUDO: não adianta resistir -- iniciado o caminho para ser ALGUÉM num mundo que tenta obrigar ao "nada", o amor incondicional à Verdade será o único pilar do edifício inteiro. Aquele que promete ser ama AQUILO QUE É, a verdade das coisas como elas são -- não mente para si, não cria pretextos, não mente para Deus para se safar. E Deus, sendo a Verdade, o Verbo Divino que se fez carne, liberta e salva aquele que busca a identificação integral com Ele. Essa se torna, então, a linha fundamental do desenho inteiro, a espinha dorsal da vida do homem libertado -- a liberdade na Verdade de um homem PLENO (que, por isso mesmo, pode refletir sobre sua própria morte e lembrar, sem medo, que é pó -- mas o pó é ALGO, de que Deus pode fazer TUDO).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
É claro que eu aprendi muito mais com ele; mas, se eu não tivesse recebido essas três lições, não teria aprendido mais nada.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Felicidades, Professor Olavo! Que Nosso Senhor te ilumine cada dia mais!
https://www.instagram.com/p/B_lb1LPJhJw/?igshid=8yj05q86632a



Olavo de Carvalho Um redator da Fôia jamais poderá compreender que a coisa mais importante da vida é a nossa identidade diante de Deus.

O Cristianismo não é uma doutrina. A palavra de Deus não é algo que alguém pensou, ela é a realidade em si mesma. Os dez mandamentos não são uma série de deveres, mas de realidades. Quando Deus diz "Amar a Deus sobre todas as coisas", Ele não está dizendo que você deve amar a Deus sobre todas as coisas, Ele está falando que você AMA DEUS SOBRE TODAS AS COISAS, porque se você não ama Deus, você não ama mais nada.O amor a Deus determina todos os outros amores que você tem e é ele que infunde realidade ao seu amor. É difícil entender isto? Portanto isto não é propriamente um mandamento, Ele quer dizer como as coisas são, não como elas devem fazer.
https://youtu.be/S7U9-78a6sw?t=785

"Nossos momentos são vividos em sucessão, fugindo irreparavelmente. Não obstante, sabemos que o fogo-fátuo que brilhou um instante na superfície das aparências, desaparecendo em seguida, nunca mais será revogado, nunca mais poderá tornar-se “um nada”. O acontecido não desacontece: passado e esquecido, o que uma vez ingressou no real está inscrito para sempre no registro do ser. Cada momento é, nesse sentido, eterno. Se não tivéssemos uma clara antevisão disso, não haveria consciência de tempo histórico. Se não soubéssemos que para além do horizonte que lembramos há milhões de coisas a ser lembradas, tão reais quanto as que lembramos, não haveria memória humana. Muito menos haveria o sistema dos tempos verbais que, em todas as línguas, organizam as vivências de tempos diversos, passados e futuros, reais e possíveis, em torno de um “não-tempo” que é o presente eterno.
Não possuímos a eternidade no nosso ser temporal, mas não poderíamos sequer apreender a temporalidade se nada possuíssemos da eternidade intelectivamente. É uma posse precária, imperfeita. Mas, sem ela, não saberíamos nem mesmo da nossa própria imperfeição e precariedade. Não podemos nem alcançar a eternidade nem pular fora dela. Por isso, dizia Platão, vivemos num território intermediário, num entremundo."
https://olavodecarvalho.org/a-proibicao-da-realidade/

Nenhum comentário:

Postar um comentário