Seguidores

sábado, 9 de fevereiro de 2019

LIVRO: "DO COMUNISMO" , Vladimir Tismăneanu


Sinopse "Do Comunismo"

"Aos poucos, cheguei a entender que, para citar a fórmula memorável do poeta polonês Aleksander Wat, o comunismo era o inimigo do homem interior. Era de fato uma organização do ressentimento social, uma institucionalização do ódio, da inveja e do rancor histórico. Ulteriormente, defini esta ideologia - porque, antes de encarnar-se como regime político concreto, o comunismo foi e permanece uma doutrina apocalíptico-revolucionária - como axiofóbica (hostil aos valores) e mnemofóbica (visando à ocultação, e mesmo à obliteração, ao aniquilamento da memória)".

"Este livro nasceu como esforço de oferecer um tratamento igualmente teorético e histórico-memoralístico da experiência comunista. Embora eu tenha escrito numerosos volumes acerca de ideologias e revoluções, este é o primeiro que reúne juntamente textos destinados à iluminação do destino do comunismo como mito político, como religião secular, como fantasma oracular com ambições de explicar a totalidade do mundo e o mistério da vida.

Não é um 'tratado acerca do comunismo', mas um convite a pensarem juntos, o autor e o leitor, no destino das idéias radicais, que Raymond Aron chamou o ópio dos intelectuais'".

https://livraria.seminariodefilosofia.org/promosmf/40oumaissmf/do-comunismo

*

"A conclusão mais importante que se deve tirar das comparações da dinâmica do terror nos dois casos é que ambos os regimes (leninismo radical ou stalinismo ou nazismo) foram genocidas. Norman Naimark descreve excelentemente esta realidade: "As duas grandes tiranias do século XX simplesmente têm muito em comum para se afastarem desde o início as tentativas de classificá-las e ordená-las na história dos sistemas políticos e do genocídio". Certamente são importantes as distinções analíticas entre elas, mas seu desprezo comum pelo estado de direito burguês, direitos humanos e a universalidade da humanidade, a despeito das distinções de raça e classe falazes, está, em minha opinião, para além de qualquer dúvida. Qualquer estudante da "era dos extremos" teria reconhecido que o leninismo continha todos os ingredientes políticos e ideológicos da ordem totalitária (o monopólio do poder pelo partido. a uniformidade e arregimentação ideológica, a censura, a demonização do "inimigo do povo", uma mentalidade de fortaleza sitiada, o terror da polícia secreta, os campos de concentração, e, não menos importante, a obsessão em modelar o "Homem Novo" )

"O fascismo (e sua versão radical, o nazismo) eram categoricamente anti-comunistas. Nos anos de 1930. o stalinismo fez do anti-fascismo um pilar de sua propaganda, seduzindo intelectuais e galvanizando movimentos de resistência em todo mundo. Na verdade, na ausência da retórica anti-fascista, é difícil imaginar o stalinismo tornando-se um imã tão extraordinário para indivíduos, quanto mais, inteligentes e razoáveis. Essas pessoas estavam convencidas de que, ao apoiar os Frontes Populares, especialmente durante a Guerra Civil Espanhola, estavam se opondo à barbárie nazista. A máquina de propaganda da Internacional Comunista defendia os direitos humanos contra as atrocidades abomináveis perpetradas pelos nazistas, ocultando o fato de, até 1939, a maior parte dos crimes na Europa terem sido cometidos por stalinistas na URSS." 


(Vladimir Tismaneanu, O Diabo na História) 

*

Parace óbvio, mas a ficha não cai para os brasileiros: o comunismo é um câncer em metástase que, se não é combatido, espalha-se para o mundo todo. Esta é sua natureza, sua intenção e sua atividade incessante DESDE SEMPRE. O livro de Skousen, O COMUNISTA EXPOSTO, lançado em 1958, tem vários episódios desta expansão comunista (China, Coréia, Cuba, etc.) com o mesmo modus operandi de: traidores, ignorância, mentiras, golpes baixos numa guerra assimétrica em que moralidade, tratados e leis servem apenas para amarrar um lado. 
É um erro respeitar o comunismo, um sistema de dominação que não respeita nada, diz W. Cleon Skousen em "O Comunista Exposto":

"Fomos induzidos a aceitar a idéia de que o comunismo é uma expressão legítima de ação política. A verdade é que o comunismo é uma quadrilha criminosa. É um erro tratar o comunismo como partido político. Grupos políticos resolvem seus problemas entrando em negociações, participando de conferências e trabalhando suas diferenças com compromissos de boa-fé que todos os partidos devem cumprir. Isso nunca funcionou com os comunistas, pois eles usam de engano, desprezo pelas leis, violação de tratados, intimidação, subversão e insurreição aberta como ferramentas básicas de conquista. É isso o que torna o comunismo uma conspiração criminosa.
Quando percebemos que o comunismo é uma operação criminosa, muitos novos caminhos de ação se abrem diante de nós. Por exemplo, um problema criminal não é tratado por negociação e compromisso, mas seguindo quatro etapas:
1. Imobilize o criminoso.

2. Torne-o inofensivo.
3. Ganhe sua confiança.
4. Reabilite-o.
Skousen, O COMUNISTA EXPOSTO

EM INGLÊS:
This question grows out of another illusion which the Communists created in our minds. They induced us to accept the idea that Communism is a legitimate expression of political action. The truth is that Communism is a criminal conspiracy. It is a mistaketo treat it as a political party.
Political groups solve their problems by entering into negotiations, attending conferences, and working out their differences with bona fide compromises which all parties are expected to perform. This has never worked with the Communists because they use deceit, disregard of laws, violation of treaties, intimidation, subversion and open insurrection as basic tools of conquest. This makes it a criminal conspiracy.
Once we realize that Communism is a   criminal operation,  many new avenues of action open before us. For example, a criminal problem is not handled by negotiation and  compromise, but by following four steps:
1. Immobilize the criminal.
2. Render him harmless.
3. Gain his confidence.
4. Rehabilitate him.

W. Cleon Skousen, The Naked Communist (1958)
http://yiriyahbenchanan.org/wp-content/uploads/2016/07/TheNakedCommunist_byWCleonSkousen.pdf

*

O Processo de Kravchenko - O Comunismo no Banco dos Réus

Paris, 1949. Victor Kravchenko, um dos mais importantes dissidentes soviéticos, enfrenta os intelectuais comunistas franceses no que foi considerado "o julgamento do século". Vítima de uma campanha de difamação promovida pelos comunistas entrincheirados no jornal Les Lettres Françaises, Kravchenko foi à França provar as denúncias que fez no seu livro, o bestseller "Eu Escolhi a Liberdade".

O processo ultrapassou o campo da mera difamação para colocar o regime comunista no banco dos réus. Com audiências lotadas e grande cobertura da imprensa mundial, as testemunhas de Kravchenko falaram pela primeira vez sobre a fome na Ucrânia, sobre os expurgos políticos e, 15 anos antes de Soljenítsin, sobre o inferno dos gulag, os campos de concentração soviéticos. O caso acabou se tornando o preâmbulo do movimento anti-totalitário dos anos 70.

O processo se deu em meio a violentos debates e emocionantes depoimentos de vítimas do regime stalinista, narrados, neste livro, pela jovem escritora Nina Berberova a um jornal francês editado por emigrantes russos.
https://livraria.seminariodefilosofia.org/promosmf/40oumaissmf/o-processo-de-kravchenko

*
A Ordem Natural
Um grande Pensador e um grande Mestre, Carlos Sacheri intuiu as profundas subjacências no pensamento e no coração do homem atual. Subjacências carregadas de erros e negadoras não somente da ordem sobrenatural, como também da ordem natural.
O pensamento moderno se ocupa do homem. Mas sua concepção de homem é falsa. O homem é mitificado, aparentemente convertido no fim e no centro da História, depois manipulado como coisa.
Sacheri percebeu que o muro se estava fendendo rapidamente com a recusa da ordem sobrenatural e da ordem natural. Viu o problema da ordem natural subvertida e animada por uma técnica espantosa. E lançou-se em cheio, não a lamentar, mas a restaurar a ordem natural. Aqui está a razão do seu sangue mártir.
https://edicoescristorei.com.br/livros/a-ordem-natural/

*

O exorcista na Casa do Sol: relatos do último pupilo de Hilda Hilst 
https://www.amazon.com.br/Exorcista-Relatos-%C3%9Altimo-Pupilo-Hilda/dp/8503013517/

Yuri Vieira HILDA E OLAVO
Por que você acha que a crítica da Folha de S. Paulo, sem encontrar defeitos relevantes no meu livro, teve de arrancar alguns inexistentes da cartola para detoná-lo? Ora, além de, nele, eu ter esclarecido que Hilda Hilst não era esquerdista e muito menos feminista, ainda tive o 'descaramento' de defender Olavo de Carvalho da página 149 à página 157, uma defesa não muito aprofundada, confesso, mas feita de coração. E a fiz porque, entre 1999 e 2000, costumava imprimir artigos do Olavo para que Hilda os lesse, o que escandalizou seus amigos esquerdistas, que então tentaram queimar meu filme diante dela. Claro, agora um amigo veio me dizer no WhatsApp que andaram publicando no FB que eu não disse uma palavra sequer em defesa do Olavo, como se já não o defendesse e o divulgasse desde que o conheci. Disseram, segundo esse amigo, que não publiquei artigo em jornal algum, como se algum jornal estivesse interessado nos meus textos. (Só fui colunista do Caderno Pop do jornal O Popular em 2003.) Enfim, num país onde quase ninguém lê livros -- aliás, creio que fui o único a defender O Exorcista na Casa do Sol frente aos ataques da imprensa -- é claro que uma apologia a Hilda e Olavo, num livro da renomada José Olympio Editora, não é senão gritar para as paredes.
https://www.facebook.com/yurivs/posts/10156579659583800



"Aqui chegamos à raiz do problema: ninguém jamais deve fazer acordos com funcionários de regimes totalitários, gângsteres ou criminosos, pois pessoas dessa estirpe não representam um Estado legítimo. Tornar-se parceiro dessa gente só faz você um cúmplice no encobrimento do crime, o que compromete sua integridade e pode acarretar sua destruição espiritual, no pior sentido possível. No entanto, os líderes dos atuais governos legítimos parecem estar sempre dispostos a fazer "parcerias" com criminosos totalitários. Ao mesmo tempo, aqueles que já tiveram sua reputação comprometida por causa de suas relações com líderes comunistas ou pós-comunistas se veem obrigados a atacar os homens que estão numa posição moral superior, isto é, aqueles que dizem a verdade a respeito do totalitarismo."   (Jeffrey Nyquist - "O Tolo e seu Inimigo")
 

*
O comunismo não é contra o liberal-conservadorismo: é contra a humanidade. Não é preciso ser liberal nem conservador para compreendê-lo como a monstruosidade que ele é.
https://medium.com/olavo-de-carvalho/o-essencial-e-quebrar-o-esquema-de-poder-98763fd0a63a


*
“Inspirada na Arte da Guerra de Sun-Tzu, a Guerra Assimétrica consiste em dar tacitamente a um dos lados beligerantes o direito absoluto de usar de todos os meios de ação, por mais vis e criminosos, explorando ao mesmo tempo como ardil estratégico os compromissos morais e legais que amarram as mãos do adversário”
(“Diferenças gritantes”, Olavo de Carvalho, O Globo, 15 de maio de 2004)
https://olavodecarvalhofb.wordpress.com/2016/02/17/guerra-assimetrica/
"guerra assimétrica é um expediente largamente utilizado por forças revolucionárias que remonta a Sun Tzu na obra A Arte da Guerra, tendo seu significado sido habilmente deturpado para a pueril afirmação de tratar simplesmente sobre confronto do mais fraco contra o mais forte. O princípio desta guerra, a sua finalidade mesma, é, na verdade, fazer com que um dos lados, o revolucionário, sempre tenha pleno direito e até dever de usar contra o inimigo qualquer meio por mais imoral, torpe e indigno que seja, enquanto o outro fica atrelado a uma série de deveres morais e éticos que acabam por fazê-lo sucumbir.
"Guerra Assimétrica: consiste em dar tacitamente a um dos lados beligerantes o direito absoluto de usar de todos os meios de ação, por mais vis e criminosos, explorando ao mesmo tempo como ardil estratégico os compromissos morais e legais que amarram as mãos do adversário". (Diferenças gritantes, Olavo de Carvalho, O Globo, 15 de maio de 2004).."
http://www.midiasemmascara.org/artigos/movimento-revolucionario/13497-a-policia-e-a-guerra-assimetrica.html


*

"A DESCRISTIANIZAÇÃO DO OCIDENTE E SEUS EFEITOS - O Retorno à Lógica Sacrificial Pagã e a Cultura da Morte"

*
TROTSKY - A ESQUERDA SEM ESCRÚPULOS - REINALDO AZEVEDO  
https://youtu.be/1L4ZpEz45kA

*
ÉTICA PETISTA - "XINGUE-OS DO QUE VOCÊ É, ACUSE-OS DO QUE VOCÊ FAZ." OLAVO DE CARVALHO
https://youtu.be/BkDFEsahGUo

*
DESMASCARAR É A ÚNICA FORMA DE DEBATER COM COMUNISTAS

“Você não pode derrotar o revolucionário mediante simples “argumentos”. A eles é preciso acrescentar o desmascaramento psicológico integral de uma tática que não visa a vencer debates, mas a usar como um instrumento de poder até mesmo a própria inferioridade de argumentos. Em cada situação de debate é preciso transcender a esfera do confronto lógico e pôr à mostra o esquema de ação em que o revolucionário insere a troca de argumentos e qual o proveito psicológico e político que pretende tirar dela para muito além do seu resultado aparente. Mas isso quer dizer que o único debate eficiente com esquerdistas é aquele que não consente em ficar preso nas regras formais num confronto de argumentos, mas se aprofunda num desmascaramento psicológico completo e impiedoso. Provar que um esquerdista está errado não significa nada. Você tem é de mostrar como ele é mau, perverso, falso, deliberado e maquiavélico por trás de suas aparências de debatedor sincero, polido e civilizado. Faça isso e você fará essa gente chorar de desespero, porque no fundo ela se conhece e sabe que não presta. Não lhe dê o consolo de uma camuflagem civilizada tecida com a pele do adversário ingênuo”
Como debater com esquerdistas
http://wpress.olavodecarvalho.org/como-debater-com-esquerdistas/



"Quando percebemos que o comunismo é uma operação criminosa, muitos novos caminhos de ação se abrem diante de nós. Por exemplo, um problema criminal não é tratado por negociação e compromisso, mas seguindo quatro etapas: 1. Imobilize o criminoso. 2. Torne-o inofensivo. 3. Ganhe sua confiança. 4. Reabilite-o."
Skousen, O COMUNISTA EXPOSTO

Comunismo é um mal e não vai evoluir para algo melhor, mais humano, mais razoável porque contém dentro de si o mecanismo repressivo para impedir sua própria correção. Ele tende a se perpetuar como também a se expandir, a menos que uma força externa o impeça.



Nenhum comentário:

Postar um comentário