Seguidores

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

PAULA MARISA - BARRACO na esquerda e revelação BOMBÁSTICA de Bob Jeff

.

*

Virtuosismo moral: Grandstanding - Brandon Warmke, Justin Tosi - Insultos em conversas on-line. Difamação e uso de rótulos quando se discorda das opiniões e afirmações graves que não podem ser provadas... Hoje, muitos buscam apresentar a imagem de uma posição moral elevada não apenas para defender um ponto, ou levar um debate adiante, mas para olhar os outros com superioridade. Indignados, compassivos ou comprometidos com uma causa, exageramos. Em nenhum lugar isso é mais evidente do que nas redes sociais. Os filósofos Justin Tosi e Brandon Warmke, que estudaram extensivamente sobre a arrogância moral ― comportamento que tantas pessoas insistem em exibir ―, alertam: ela não é apenas irritante, mas perigosa. À medida que a política fica mais polarizada e que pessoas de ambos os lados se distanciam, os autores demonstram como o ruído das nossas conversas prejudicam as causas que tanto tentamos defender. Cruzando recentes estudos de psicologia, economia e ciência política, eles explicam o que leva a nos comportarmos dessa maneira e o que pode acontecer caso essa guerra virtual se agrave. Mais importante: os autores mostram como podemos reconstruir o espaço para um debate público do qual valha a pena participar.

https://livraria.paulamarisa.com.br/virtuosismo-moral--grandstanding  

*

Não li o livro e não sei se eles chegam a desmascarar os criadores de mordaças e ameaças à opinião contrária. Espero apenas que eles não reforcem a guerra assimétrica que está regendo tudo isso. 

Será que não está claro? Um lado quer o debate porque SABE e tem os fatos a seu favor, e o outro quer proibí-lo em nome da paz e das "melhores intenções" que os fatos desmentem.

*

O PODER ACIMA DA VERDADE: ELES NÃO RESPONDEM ARGUMENTOS, ATACAM O ADVERSÁRIO

Lenin não fazia nenhuma tentativa de persuadir seus oponentes durante uma disputa. Ele não se comunicava diretamente com eles, preferia fazê-lo com aqueles que assistiam ao conflito, de forma a comprometer e ridicularizar seus adversários. (Vassily Grossman - citado em Ponerologia: Psicopatas no Poder)

Olavo de Carvalho Lênin ensinava seus discípulos a não discutir com o adversário para refutar-lhe as idéias, mas para destruí-lo social e economicamente, ou mesmo fisicamente.


VERDADE SUBSTITUÍDA POR PODER

"A cultura do cancelamento mostrou sua cara feia novamente, e desta vez de uma forma nova e sem precedentes.  A palestra de um físico foi cancelada em uma das principais instituições científicas dos EUA, o MIT, por motivos que nada têm a ver com o tema e o conteúdo científico da palestra, mas por causa das visões politicamente incorretas sobre “diversidade” do cientista agendado para palestrar."

"Abbot e Marinovic, no artigo,  defenderam a idéia de que o regime politicamente correto que hoje controla as universidades americanas, identificado por eles como “DEI” – diversidade, equidade e inclusão – está minando a missão e propósito original das universidades. Essa missão é, segundo Abbot e Marinovic, “a produção e disseminação de conhecimento”." 

"Quando as universidades não procuram mais as “mentes mais talentosas e mais bem treinadas” na contratação, e os critérios políticos dirigem as práticas de contratação, o “negócio principal” da universidade – a “busca pela verdade” – é prejudicado."   https://midiasemmascara.net/ciencia-cultcancel/

*

A VERDADE RELATIVA ABRE ESPAÇO PARA O ABSOLUTISMO

"Se você quer entender o que é a Ciência ou os alicerces do método científico, comece por esta lição básica: a verdade não é relativa. Mas sua descoberta envolve uma infinidade de teorias e opiniões, muitas vezes conflitantes e excludentes. O processo em direção ao conhecimento é longo, árduo e exige, acima de tudo, liberdade para que diferentes pontos de vista, ideias, teorias e hipóteses compitam entre si. A pior coisa que pode acontecer ao processo de descoberta da verdade é a ascensão do obscurantismo, com suas "verdades oficiais" ou "verdades por consenso", que sempre desaguam em censura, caça às bruxas e outras arbitrariedades, das quais a história da humanidade está cheia."

 João Luiz Mauad - https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=1207330276453457&id=100015294876788

*

VERDADE SUBSTITUÍDA POR CONSENSO
"No lugar da objetividade, temos apenas "inter-subjetividade "- em outras palavras, consenso. Verdades, significados, fatos e valores são agora considerados negociáveis. O curioso, entretanto, é que este subjetivismo de mente louca anda de mãos dadas com uma vigorosa censura. Aqueles que colocam o consenso no lugar da verdade encontram-se distinguindo o verdadeiro do falso consenso. Assim, o consenso que Rorty assume exclui rigorosamente todos os conservadores, tradicionalistas e reacionários ". ROGER SCRUTON 

*

OLAVO DE CARVALHO - Eric Voegelin ensina que, nas civilizações antigas, como Egito e Mesopotâmia, a idéia da "verdade" era idêntica à da ordem social vigente. A noção de uma verdade divina superior à sociedade e acessível à consciência individual mesmo CONTRA a ordem social só aparece na Grécia -- primeiro no teatro, depois na vida de Sócrates -- e se consolida no cristianismo.
Aqueles que hoje em dia se erguem contra qualquer idéia que vá contra o "establishment" pertencem ainda a uma fase civilizacional já superada há muitos milênios. - https://www.facebook.com/olavo.decarvalho/posts/10157353685507192

Nenhum comentário:

Postar um comentário