Seguidores

sexta-feira, 16 de novembro de 2018

ROGER SCRUTON, FILÓSOFO - O BELO E A CONSOLAÇÃO


ROGER SCRUTON, FILÓSOFO - O BELO E A CONSOLAÇÃO

LIVRO: BELEZA
Why Beauty Matters (Por que a beleza importa?) Roger Scruton



Lançamento do livro Coração Devotado à Morte, de Roger Scruton - 29/04/2015

*

DESEJO SEXUAL - UMA INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICA

SinopseDesejo Sexual - Uma Investigação Filosófica
Roger Scruton, filósofo britânico contemporâneo mundialmente reconhecido por suas investigações filosóficas a respeito da beleza, da arquitetura e da música, aborda agora, talvez pela primeira vez na história do Ocidente com tamanha objetividade, o fenômeno mais típico da nossa natureza: o desejo sexual.
Depois de definir o que é o desejo sexual especificamente humano, Scruton busca afirmar o que muitos sempre consideraram impossível: que há uma moralidade intrínseca ao ato sexual humano, simplesmente por ser humano, independentemente de códigos morais religiosos ou condutas sociais impostas.

"O livro sobre o desejo sexual foi, para mim, uma grande libertação. Eu encontrei um tópico que me permitiu recorrer ao meu conhecimento de arte e literatura ao desnudar a intencionalidade intersubjetiva de uma experiência que tem sido manifestamente mal entendida. Eu encontrei a distinção entre entendimento intencional e científico em sua forma mais vívida, e vi que a invasão impetuosa do Lebenswelt (mundo vivido) pela ciência que pretende explicá-lo não apenas deturpou os fenômenos mas, em grande medida, os tornou imperceptíveis - imperceptíveis , isto é, como fenômenos . Era um livro herético, na medida em que defendia (de uma maneira um pouco oblíqua) o casamento monogâmico, e argumentava que a homossexualidade, embora não uma perversão, é significativamente diferente da heterossexualidade, de uma maneira que explica, mesmo que não justifique, a desaprovação tradicional. Eu baseei isso em um relato detalhado da alteridade do outro sexo como exibido na intencionalidade da excitação. Eu tinha certeza de que feministas moderadas (aquelas inspiradas na teoria kantiana da pessoa) endossariam meu argumento, assim como homossexuais filosoficamente preocupados. Infelizmente, no entanto, eu encontrei um reino de censura radical, e o livro foi efetivamente colocado no Index. Em Desejo Sexual argumentei que “não há necessidade de olhar abaixo da superfície da consciência humana para entender a vergonha sexual, a modéstia sexual, a obscenidade e o ciúme, ou entender como o desejo sexual pode resultar em projetos tão peculiares como o de Don Juanísmo. , Tristanismo e sadomasoquismo. Tudo isso pode ser facilmente explicado, em termos da estrutura consciente do desejo, como uma emoção interpessoal. O livro era um relato de estados mentais interpessoais, visto do ponto de vista de sua intencionalidade. " 
https://www.roger-scruton.com/lectures-speeches/usa/439-philosophy-and-the-public-culture-a-public-lecture-at-princeton-university-april-17

***

Teologia do Corpo - O amor humano no plano divino
https://livrariadobernardo.com/teologia-do-corpo-o-amor-humano-no-plano-divino

Como Consertar um Casamento?

Nenhum comentário:

Postar um comentário