Seguidores

quinta-feira, 30 de setembro de 2021

ALEXANDRE COSTA - Estão de olho na sua comida

.

*

TEORIA DO TOTALITARIANISMO DE ARENDT 

A agressividade do totalitarismo não nasce da ânsia de poder, e se busca febrilmente se expandir, não o faz por expansão nem por lucro, mas apenas por razões ideológicas: para tornar o mundo consistente, para provar que seu respectivo super-sentido estava certo". Nesta fase de seu pensamento sobre o assunto, ela afirma que o terror totalitário consiste principalmente no uso sistemático da violência do Estado para justificar as ficções logicamente consistentes, mas totalmente irreais, nas quais o movimento se baseia, (sua posterior emenda desta posição será assumida na próxima parte deste ensaio.) Isso não quer dizer, entretanto, que ela compartilha da visão daqueles que vêem o sofrimento insuperável infligido por regimes totalitários (ou pelo menos comunistas) como o efeito inevitável de uma campanha louca para alcançar alguma utopia irrealizável. Para as "ficções" em questão nesta fase da teoria de Arendt não são utopias futuras, mas conspirações presentes. (Ela não tem paciência para a visão de que o terror de Stalin foi apenas o equivocado significa para algum objetivo coletivista racional, honroso ou não.) 

Pelo menos enquanto ainda estiver consolidando seu poder, o movimento totalitário precisa tanto de inimigos quanto de adeptos para manter sua razão de ser. De acordo com Arendt, a principal razão pela qual um movimento totalitário não pode descansar com a mera tomada e exercício do poder do Estado - à maneira de uma ditadura convencional - é que a própria falta de oposição estranhamente constitui um embaraço para sua paranóia conspiratória e, portanto, também para suas próprias pretensões conspiratórias. Ela argumenta que é precisamente para prevenir aquele estranho embaraço que o governante totalitário instiga, e que sua polícia secreta realiza, suas perseguições sem sentido. “Em termos práticos”, observa ela, “o governante totalitário procede como um homem que insulta persistentemente outro homem até que todos saibam que este é seu inimigo, para que ele possa, com alguma plausibilidade, matá-lo em legítima defesa”. Na versão da teoria de Arendt apresentada na primeira edição do livro, é essa necessidade de sustentar a plausibilidade das ficções centrais do movimento que determina a lógica funcional do totalitarismo.

Quando o regime não tem mais inimigos reais ou suspeitos para expor, a principal atividade da polícia secreta é descobrir novos "inimigos em potencial" a serem punidos com base na dedução "lógica" do líder dos crimes que eles pode ter cometido - ou ainda poderia cometer. “"O pressuposto central do Totalitarismo de que tudo é possível leva assim, através da eliminação consistente de todas as restrições factuais, à conseqüência absurda e terrível de que todo crime que os governantes podem conceber devem ser punidos, quer tenham sido cometidos ou não”. No "estágio final e totalmente totalitário" do movimento no poder - o que ela chama de "dominação total" - o regime não precisa mais se definir em oposição a uma conspiração, mas pode, em vez disso, assumir o papel de mestre da conspiração reinante, e lançar um ataque frontal ao único obstáculo remanescente à consistência infalível de seu mundo ficcional - a capacidade de liberdade humana em si. Nesta última fase, mesmo a pretensão de "o crime logicamente possível" pode ser abandonada, e "as vítimas [são] escolhidas completamente ao acaso, e sem serem acusadas, declaradas impróprias para viver" - de modo a fazer quaisquer ações ou opiniões de seus próprios são totalmente irrelevantes para seu destino.

https://philpapers.org/archive/TSATTP.pdf
A discussão mais extensa de Arendt sobre essa condição de "dominação total" na primeira edição do livro ocorre em seu famoso relato dos campos de concentração. Lá ela faz a afirmação contundente de que os campos de concentração são a "instituição central do poder totalitário e da máquina de organização". Com isso, ela não quer dizer simplesmente que os campos são "centrais" em algum sentido emblemático, como a parte mais horrível de um regime horrível. Ela também não quer dizer simplesmente que os campos de concentração são instrumentos indispensáveis ​​para os enormes crimes de tal regime - mas ela enfatiza o modo como os campos servem como "buracos do esquecimento" nos quais as vítimas são feitas desaparecer sem deixar vestígios, apagando sua própria existência. Em vez disso, o que torna os campos de concentração literalmente a "instituição central" do poder totalitário e da organização é que eles servem como "campo de treinamento" para os quadros de elite da polícia secreta
, e como "laboratórios" nos quais eles realizam "experimentos" em dominação total - aperfeiçoando dispositivos de desumanização para uso eventual na população externa. Ela argumenta que o objetivo mais profundo desses "experimentos" - que roubam de suas vítimas primeiro seu status jurídico, depois seu arbítrio moral e, finalmente, sua identidade individual como tal - é precisamente tornar o sujeito humano incapaz de espontaneidade, totalmente manipulável, "feixe de reações" totalmente condicionado; um estado totalitário plenamente realizado teria como objetivo impor este mesmo regime de desumanização não apenas nos campos, mas em todo o seu domínio. Pois o modelo de 'cidadão' do estado totalitário ", ela argumenta, nada mais é do que" o cão de Pavlov, o espécime humano reduzido às reações mais elementares, o feixe de reações que sempre pode ser liquidado e substituído por outros feixes de reações que comportam exatamente da mesma maneira ".

https://philpapers.org/archive/TSATTP.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário