quinta-feira, 19 de março de 2020
PRÓPOLIS - Conheça o melhor remédio natural que existe!
Não param de sair estudos apontando a eficácia do própolis contra vírus, bactérias e fungos. Uma das novas pesquisas que confirmam esse papel foi realizada pelo farmacêutico Pedro Luiz Rosalen, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), juntamente com estudiosos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo, em Piracicaba, no interior paulista. O time de cientistas avaliou as capacidades antimicrobiana e antioxidante de amostras do própolis orgânico brasileiro. As análises em laboratório revelaram que, além de combater o excedente de radicais livres, já associado ao envelhecimento precoce e a danos celulares, o própolis se mostrou bastante eficaz frente aos micróbios. “Seus compostos interferem na membrana celular das bactérias”, exemplifica o engenheiro agrônomo Severino Matias de Alencar, professor da Esalq. Tal efeito desestabiliza esses seres microscópicos de tal maneira que eles acabam mais facilmente exterminados do pedaço. Os efeitos do própolis no corpo
1. Combate amidalites Infecções nas vias aéreas superiores, caso da amidalite, costumam ser provocadas por bactérias chamadas gram-positivas. “E experimentos demonstram que o própolis tem uma atividade antibacteriana mais pronunciada em micro-organismos desse tipo”, conta a médica Norma Leite, da Associação Brasileira de Nutrologia. “Ela inclusive amplificaria a resposta dos antibióticos”, acrescenta.
2. Protege os dentes Até as bactérias da boca saem perdendo com o produto das abelhas. Os responsáveis são os chamados compostos fenólicos, substâncias que, no corpo, estão por trás dos benefícios do própolis. “Eles contribuem para a integridade do esmalte dentário e ajudam a prevenir cáries e a doença periodontal“, afirma Rosalen, que se dedica a pesquisas nessa área. Não à toa, já existem empresas incluindo o ingrediente na receita de seus cremes dentais.
3. Fortalece a imunidade Em seus estudos, o imunologista José Maurício Sforcin, professor da Universidade Estadual Paulista, em Botucatu, no interior de São Paulo, tem observado a participação do própolis em prol do sistema imunológico. “Suas substâncias promovem maior ativação das células de defesa, favorecendo o reconhecimento e a destruição dos micróbios”, explica.
4. Acaba com a acne Além do aroma agradável, o própolis pode liberar na pele substâncias de ação antibacteriana. Daí por que especialistas chegam a recomendar seu sabonete a pessoas que sofrem com a acne. veja mais em: https://saude.abril.com.br/alimentaca...
*
Própolis e geoprópolis
Uma herança das abelhas
José Maurício Sforcin
http://editoraunesp.com.br/catalogo/9788595461819,propolis-e-geopropolis
Própolis e imunidade
Comprovações científicas
José Maurício Sforcin
http://editoraunesp.com.br/catalogo/9788571399259,propolis-e-imunidade
Potencial da própolis
Para o desenvolvimento de novas drogas
Bruno Conti , José Maurício Sforcin , Karina Santiago , Maria José Araújo , Michelle Búfalo
http://editoraunesp.com.br/catalogo/9788568334232,potencial-da-propolis
Baccharis dracunculifolia
Uma das principais fontes vegetais da própolis brasileira
José Maurício Sforcin
Download Pdf
http://editoraunesp.com.br/catalogo/9788539303762,baccharis-dracunculifolia
É pena que o governo estadual de SP, de Serra para cá, esteja combatendo o comércio de fitoterápicos. Por que será? Minha mãe tomou pfaffia paniculata durante anos, e durante anos quase não teve nada, até que o produtor parou de lhe fornecer o remédio por MEDO da perseguição governamental. A pfaffia paniculata, se tiver uma procedência confiável, fortalece o sistema imunológico.
*
Uma sugestão para evitar gripes:
SORO FISIOLÓGICO - Pingar, 3 vezes por dia, o nariz com Rinosoro, soro fisiológico ou mesmo água para lavar os vírus que vêm com o ar. Eles demoram umas horas para entrar na corrente sanguínea.
EXTRATO DE PRÓPOLIS MARROM - Solução em alcool de Própolis, tomado logo nos primeiros sintomas. Pouco menos que uma gota por quilo de peso, dissolvido em um pouquinho de leite, ou mel, ou suco, a cada 3 horas. Acaba com a gripe no primeiro dia, provavelmente já na segunda dose. Mas mesmo assim é recomendável tomar até a terceira, pelo menos.
Para mim, infelizmente, o efeito não é o mesmo se a gripe estiver mais avançada.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário